Código: | PDMD004 | Sigla: | TC |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências da Comunicação |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Informática |
Curso/CE Responsável: | Programa Doutoral em Media Digitais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
PDMD | 12 | Plano de estudos oficial a partir de 2009/2010 | 1 | - | 7,5 | 42 | 202,5 |
- Criar espaços de análise e reflexão sobre os modos como as diferentes epistemologias constroem visões diferenciadas sobre a Comunicação.
- Analisar teorias da comunicação, numa perspectiva diacrónica e interdisciplinar.
- Desenvolver um raciocínio compreensivo que permita uma aplicação das teorias e conceitos substantivos a hipotéticas situações de terreno.
- Situar os novos media no quadro das teorias da comunicação.
Espera-se que no final da Unidade Curricular, os estudantes sejam capazes de:
- Reconhecer a relevância da teoria da comunicação nas pesquisas em Media Digitais.
- Desenvolver novas abordagens das teorias da comunicação, em ambientes comunicacionais emergentes.
- Mobilizar os conhecimentos e competências adquiridos na conceção e desenvolvimento dos projetos de investigação doutoral.
Unidade I. INTRODUÇÃO
- Da dificuldade de definição do campo da Comunicação aos pressupostos subjacentes às Teorias da Comunicação.
Unidade II. COMPREENDER O “DIÁLOGO”
1. A Mensagem e o Self
- Da teoria do interaccionismo simbólico à teoria da dissonância cognitiva
2. Grupos e Organizações
- Do pensamento grupal à teoria da informação organizacional
3. O Público
- Da retórica aos estudos culturais
4. Os Media
- Da análise dos meios de comunicação aos seus efeitos
Unidade III. DAS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO AOS NOVOS MEDIA
1- Genealogia dos Novos Media
2- A Comunicação em Rede
3- Teoria da produção de conteúdos em Media Participativos.
Unidade IV. TRABALHO FINAL
Desenho e ontrução de um MOOC.
A metodologia de aprendizagem será dominantemente autónoma e, pontualmente, em grupo. No início do Seminário, os doutorandos desenharão e iniciarão a construção de um MOOC que será desenvolvido ao longo do semestre com os trabalhos individuais e em grupo, em suportes scrito e video.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 50,00 |
Trabalho escrito | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Frequência das aulas | 0,00 |
Total: | 0,00 |
MODALIDADES DE AVALIAÇÃO
Serão adoptados dois tipos de avaliação: Avaliação Contínua (50%) e Avaliação Final (50%).
A avaliação contínua:
1- Participação na aula, através do comentário sobre os textos recomendados (é obrigatória a leitura dos textos previamente indicados);
2- Identificação de uma teoria relevante e breve justificação da sua relevância para a investigação que pretendem desenvolver;
3- Teste com uma questão para resolução em casa e entrega no prazo de uma semana;
Avaliação Final:
A avaliação final consiste na apresentação e defesa do e-portfólio construído ao longo do semestre, no seminário de Teorias da Comunicação.
CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO
A classificação final será expressa numa escala quantitativa de 0 a 20 valores.
Avaliação Contínua: 50%
Avaliação Final: 50%
Construção de portfólio ao longo do semestre.