Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > PDMD004

Teoria da Comunicação

Código: PDMD004     Sigla: TC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Media Digitais

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PDMD 12 Plano de estudos oficial a partir de 2009/2010 1 - 7,5 42 202,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Criar espaços de análise e reflexão sobre os modos como as diferentes epistemologias constroem visões diferenciadas sobre a Comunicação. 

- Analisar teorias da comunicação, numa perspectiva diacrónica e interdisciplinar. 

- Desenvolver um raciocínio compreensivo que permita uma aplicação das teorias e conceitos substantivos a hipotéticas situações de terreno.

- Situar os novos media no quadro das teorias da comunicação. 

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que no final da Unidade Curricular, os estudantes sejam capazes de:

- Reconhecer a relevância da teoria da comunicação nas pesquisas em Media Digitais.

- Desenvolver novas abordagens das teorias da comunicação, em ambientes comunicacionais emergentes.

- Mobilizar os conhecimentos e competências adquiridos na conceção e desenvolvimento dos projetos de investigação doutoral.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Unidade I. INTRODUÇÃO

- Da dificuldade de definição do campo da Comunicação aos pressupostos subjacentes às Teorias da Comunicação.

Unidade II. COMPREENDER O “DIÁLOGO”

1. A Mensagem e o Self

- Da teoria do interaccionismo simbólico à teoria da dissonância cognitiva 

2. Grupos e Organizações

- Do pensamento grupal à teoria da informação organizacional

3. O Público

- Da retórica aos estudos culturais

4. Os Media

- Da análise dos meios de comunicação aos seus efeitos

Unidade III. DAS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO AOS NOVOS MEDIA 

1- Genealogia dos Novos Media

2- A Comunicação em Rede

3- Teoria da produção de conteúdos em Media Participativos.

Unidade IV. TRABALHO FINAL

Desenho e ontrução de um MOOC.

Bibliografia Obrigatória

Baldwin, John R., Perry, Stephen D., Moffitt, Mary Anne; Communication Theories for Everyday Life, Allyn & Bacon, 2003
Benkler, Y.; The Wealth of Networks- How Social Production Transforms markets and Freedom, New Haven; Yale University Press., 2006
Griffin, E; A first look at communication theory (4th ed.)., New York: McGraw-Hill, 2000
Infante, D. A., Rancer, A. S., & Womack, D. ; Building communication theory (3rd ed.), Prospect Heights, IL Waveland Press., 1997
Machuco, A.; A comunicação e o fim das instituições: Das origens da imprensa aos Novos media, Lisboa: Edições Universitárias Lusófona, 2008
Mitchell, D., Crowley, D. (eds.); Communication Theory Today, Standford University Press., 1994

Bibliografia Complementar

Huberman, B. et al; Feedback Loops of Attention in Peer Production. Proceedings of SocialCom 09: The 2009 International Conference on Social Computing., 2009
Shoamei, Yu et al.; Who says What to Whom on Twitter. Proceedings of the 20th International Conference on the World Wide Web., 2011

Observações Bibliográficas

 

 

    • Ao longo do semestre, serão propostas outras fontes resultantes de pesquisas efetuadas também pelos estudantes.

 

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia de aprendizagem será dominantemente autónoma e, pontualmente, em grupo. No início do Seminário, os doutorandos desenharão e iniciarão a construção de um MOOC que será desenvolvido ao longo do semestre com os trabalhos individuais e em grupo, em suportes scrito e video.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

MODALIDADES DE AVALIAÇÃO 

Serão adoptados dois tipos de avaliação: Avaliação Contínua (50%) e Avaliação Final (50%). 

A avaliação contínua:

1- Participação na aula, através do comentário sobre os textos recomendados (é obrigatória a leitura dos textos previamente indicados);

2- Identificação de uma teoria relevante e breve justificação da sua relevância para a investigação que pretendem desenvolver;

3- Teste com uma questão para resolução em casa e entrega no prazo de uma semana;

Avaliação Final:

A avaliação final consiste na apresentação e defesa do e-portfólio construído ao longo do semestre, no seminário de Teorias da Comunicação.

CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO 

A classificação final será expressa numa escala quantitativa de 0 a 20 valores. 

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Contínua: 50%

Avaliação Final: 50%

Provas e trabalhos especiais

Construção de portfólio ao longo do semestre.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-09 às 01:11:46 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias