Código: | EC0067 | Sigla: | QCON |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Construções |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Construções Civis |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEC | 47 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 5 | - | 5 | 60 | 133 |
JUSTIFICAÇÃO:
Os conceitos de Gestão da Qualidade, inicialmente desenvolvidos em ambiente industriais clássicos de produção em série, expandiram-se para o domínio da indústria da construção. No entanto, o contexto produtivo e operacional em que devem ser entendidos e aplicados é completamente diverso, pelo que faz sentido abordar as diversas técnicas e estratégias que podem conduzir a sistemas produtivos igualmente com elevado nível de controlo de qualidade mas direcionados para a produtos de características não repetitivas e para os quais contribui uma fileira de profissionais e componentes em número muito elevado e perfis muito distintos.
OBJETIVOS:
- Transmitir um conhecimento abrangente do universo produtivo da construção civil;
- Testar conhecimentos adquiridos, em enquadramentos diversos dos habituais;
- Demonstrar a importância de fatores não exclusivamente tecnológicos para o trabalho do Engenheiro Civil;
- Enquadrar as aplicações das referências relativas a Modelos de Garantia e Gestão da Qualidade no universo da construção civil;
- Definir critérios de apreciação da qualidade conforme a posição do interveniente;
- Ser crítico em relação ao seu trabalho;
- Analisar e explorar metodologias de eficiência de trabalho individual e coletivo;
- Desenvolver noções de bom senso.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
Conhecimento: Descrever os principais conceitos dos sistemas e normas de gestão da qualidade e identificar os domínios em que podem ser aplicadas nas áreas específicas de projeto, fiscalização e produção de obras de construção. Listar os parâmetros definidores das diversas vertentes de atividade empresarial.
Compreensão: Interpretar e manipular os elementos escritos e desenhados que fazem parte de projetos de construção. Identificar as características de elementos de construção e associá-las a parâmetros indicadores do seu desempenho em termos de eficiência funcional e económica. Selecionar informação operacional e corporativa passível de utilização como indicadores de nível de eficiência
Aplicação: Estabelecer processos de mapeamento de diversas soluções conceptuais e construtivas de modo a identificar as mais eficientes segundo os pontos de vista pretendidos. Calcular e organizar informação estatística orientada para a identificação de boas práticas.
Análise: Hierarquizar os resultados da aplicação de metodologias de avaliação de modo a possibilitar a escolha das melhores relações custo/eficiência. Relacionar os resultados de vários indicadores de modo a identificar tendências e influências mútuas.
Síntese: Propor novas soluções para incremento da qualidade construtiva e sustentabilidade a curto e longo prazo. Formular propostas de alteração de procedimentos ou estratégias empresariais.
Avaliação: Criticar as metodologias e conceitos utilizados e antever as linhas de evolução que os mesmos poderão seguir.
Projeto em Engenharia: lidar com elementos reais de projeto e procurar desenvolver soluções mais eficientes na relação função/custo/benefício.
Investigação em Engenharia: identificar as várias fontes de referências técnicas e científicas acessíveis via Web (nomeadamente através do portal da Biblioteca da FEUP) e sua aplicabilidade no contexto nacional.
Prática em Engenharia: conhecer e contactar com informação disponibilizada por empresas reais e refletir sobre o seu significado na perspetiva da sustentabilidade futura do negócio da construção, tanto em termos nacionais como internacionais.
1. INTRODUÇÃO - Apresentação da disciplina e do seu modo de funcionamento. Motivação dos estudantes para assumirem a postura de pré-profissionais e não apenas de estudantes ainda em formação. Sensibilização para a discussão aberta que se pretende estabelecer nas aulas.
2. DEFINIÇÃO DE QUALIDADE - Apresentação do léxico da Qualidade e explicação do âmbito das suas diversas vertentes. As Normas da série ISO 9000:2000 e ISO 9001:2008. Explicação, em terminologia corrente e com exemplos acessíveis, dos processos de garantia de qualidade. Esclarecimento de dúvidas e noções erróneas existentes na opinião pública corrente.
3. A INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL - Descrição detalhada da sequência de atividades necessárias para obter um edifício e as funções assumidas por cada um dos intervenientes. Destaque especial para as interdependências entre as diversas atividades.
4. O DESEMPENHO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO EM PORTUGAL - Processos de análise de produtividade e desempenho. Os KPI britânicos. A informação global e por projeto. O Benchmarking e as ideias que o modo de operação de outras indústrias podem trazer. Indicadores de desempenho aplicáveis em Portugal. A plataforma icBench.
5. MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE PROJETOS TÉCNICOS - Demonstração das vantagens de uma análise lógica da sequência de atividades e opções de projeto. Compreensão da existência de uma vasta base de dados de sucessos e insucessos e como a utilizar para a melhoria do produto final. Utilização do Método FEUP para o estabelecimento de uma consciência sobre a influência diversa dos fatores em jogo no desenvolvimento de um projeto de especialidade. Modo de avaliação das expectativas dos intervenientes.
6. LEAN CONSTRUCTION - A filosofia da Lean Production e a sua transposição para a indústria da construção. Noção de desperdício na produção. Técnicas da Lean Construction e áreas de aplicação na IC. O Lean Design e a Value Engineering.
7. ANÁLISE DE RISCO NA CONSTRUÇÃO - Riscos no desenvolvimento de qualquer actividade de construção. O processo FMEA – Failure Modes and Effects Analysis aplicado à construção. Equacionamento de níveis de risco e desenvolvimento de planos de contingência. Adaptação das soluções de Projeto aos níveis de risco existentes. Avaliação do nível de Severidade em função das características mensuráveis de uma obra.
8. A PROBLEMÁTICA DAS RELAÇÕES HUMANAS NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL - Consciência da enorme diversidade de perfis técnicos e culturais que gravitam no meio da construção civil. Importância das relações hierárquicas e detalhes a ter em atenção no relacionamento com os diversos níveis de competência e ação.
9. A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFISSIONAL DE CONSTRUÇÃO CIVIL - Orientar os estudantes na definição dos seus primeiros investimentos profissionais. Como manter uma atividade bem organizada. Como elaborar documentação ajustada à sua finalidade técnica e ao destinatário.
10. AS PERSPETIVAS PROFISSIONAIS DO FUTURO ENGENHEIRO - Descrever aos estudantes as diversas áreas profissionais e os contornos de cada uma - técnicos e económicos - em especial no que respeita a recém-licenciados. A procura do desenvolvimento de um trabalho com qualidade e os constrangimentos sofridos nesse esforço.
Conteúdo Científico – 40%
Conteúdo Tecnológico – 60%
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:
Os conceitos de Gestão da Qualidade, inicialmente desenvolvidos em ambiente industriais clássicos de produção em série, expandiram-se para o domínio da indústria da construção. No entanto, o contexto produtivo e operacional em que devem ser entendidos e aplicados é completamente diverso, pelo que faz sentido abordar as diversas técnicas e estratégias que podem conduzir a sistemas produtivos igualmente com elevado nível de controlo de qualidade mas direcionados para a produtos de características não repetitivas e para os quais contribui uma fileira de profissionais e componentes em número muito elevado e perfis muito distintos.
Bibliografia fornecida aos estudantes em suporte digital, colocada na opção "Conteúdos" da página Sigarra da UC.
- Aulas teóricas e teórico-práticas leccionadas em continuidade, com uma carga horária total de 4 horas semanais por turma.
- Introdução das temáticas de forma faseada, com proposta de trabalhos a desenvolver e apresentar durante as aulas e entre elas, com dimensão limitada e relacionada com a temática em estudo.
- Trabalho Individual de tema a apresentar durante a primeira semana de Novembro.2013. Entrega até 20.Dezembro.2013.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR: Estabelecer processos de mapeamento de diversas soluções conceptuais e construtivas de modo a identificar as mais eficientes segundo os pontos de vista pretendidos. Calcular e organizar informação estatística orientada para a identificação de boas práticas. Hierarquizar os resultados da aplicação de metodologias de avaliação de modo a possibilitar a escolha das melhores relações custo/eficiência. Relacionar os resultados de vários indicadores de modo a identificar tendências e influências mútuas. Propor novas soluções para incremento da qualidade construtiva e sustentabilidade a curto e longo prazo. Formular propostas de alteração de procedimentos ou estratégias empresariais.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 25,00 |
Trabalho escrito | 75,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 24,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Trabalho de campo | 48,00 |
Trabalho de investigação | 24,00 |
Total: | 152,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos. No caso desta UC, em que as aulas são lecionadas em bloco para cada turma, estando previstas 14 aulas, o limite de faltas será 3.
A. Avaliação distribuída
1.Trabalhos a desenvolver e apresentar nas aulas = Grupos de 2 estudantes. 25%
2. 6 Trabalhos de aplicação = Trabalhos individuais a entregar via e-mail. 25%
3. Trabalho individual = Entrega prevista até 20.Dez.2013. 25%
B. Exame Final
4. Exame escrito = Duração de 1h00, sem consulta. 8 questões de escolha múltipla e uma de desenvolvimento. 25%
C. Classificação Final (1.)*25%+(2.)*25%+(3.)*25%+(4.)*25%
Não aplicável
Trabalhadores estudantes que não possam acompanhar as aulas regularmente e submeter os trabalhos referidos em 1 e 2 poderão ser avaliados (caso o pretendam e o comuniquem até 30.Setembro.2013) através do trabalho individual e de um exame com + 6 questões de EM e 2 de desenvolvimento suplementares com um peso de 75%, com uma duração de 2h00.
Items (1.) e (2.) - sem possibilidade de melhoria, uma vez que se trata de trabalho desenvolvido durante as aulas. Item (3.) - possibilidade de reformular o trabalho, a ser entregue até à data do Exame de Recurso. Item (4.) - melhoria no Exame de Recurso
Conhecimentos Prévios: idealmente todas as UCs do ramo de Construções do curso. A não frequência e/ou aprovação nas UCs de Gestão de Projectos e Gestão de Obras e Segurança poderão levantar dificuldades acrescidas.
Conhecimento de Excel, ou outras aplicações de folha de cálculo, recomendada.
Utilização de classificações do ano anterior:
Estudantes com frequência no ano anterior poderão solicitar que sejam consideradas as classificações que tenham obtido nos items (2.) e (3.) - se os submeteram na globalidade - com o peso correspondente ao processo de classificação do corrente ano. Este pedido deverá ser enviado via e-mail, dirigido ao responsável pela UC, até ao dia 30.Setembro.2013.