Código: | EC0055 | Sigla: | PONT |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Estruturas |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Secção de Estruturas |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Civil |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIEC | 64 | Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 | 5 | - | 5 | 60 | 133 |
A disciplina de Pontes é uma disciplina com uma estruturação preferencial de Projeto tendo como linhas fundamentais de formação a análise estrutural e o dimensionamento, compreendendo as especificidades deste tipo de estruturas, nomeadamente a natureza das ações, os sistemas estruturais e a relevância do processo construtivo.
Agregam-se a estas diretrizes algumas componentes de formação histórica, de formação sócio ambiental e de formação de gestão, compreendendo as fases de projeto, construção e exploração das obras.
Com a frequência da Disciplina de Pontes um aluno deve:
- Estar familiarizado com a terminologia técnica da Engenharia de Pontes;
- Ter noções razoáveis da História da Engenharia de Pontes, relacionando a evolução cronológica de uso de materiais e sistemas construtivos com a evolução da tecnologia e do conhecimento;
- Dominar o significado das diversas ações atuantes nas Pontes, conhecendo contextos normativos, em particular do Eurocódigo, e tendo noções gerais de outras fontes normativas;
- Dominar perfeitamente técnicas de cálculo e análise estrutural para estruturas simples;
- Ter conhecimentos básicos da análise avançada de estruturas e ter referências claras sobre aspetos mais avançados que não domina;
- Compreender a relevância dos métodos construtivos, na análise, cálculo e dimensionamento de pontes, ficando com referências sobre a importância deste aspeto para a conceção de pontes;
- Dominar as tipologias mais comuns de sistemas estruturais e de secções transversais de pontes;
- Dominar técnicas de pré-dimensionamento e dimensionamento de todos os componentes de Pontes com estruturas simples,
- Ter noções elementares de dimensionamento de componentes de Pontes com estruturas especiais, em particular, ter referências claras de assuntos que não domina;
- Ter noções de conceção de pontes e iniciar o desenvolvimento de aptidões para a observação de pontes;
- Ter noções gerais sobre ensaios de receção correntemente realizados em pontes, ferramentas de monitorização e inspeção e técnicas de reparação e reforço.
Domínio dos conteúdos lecionados nas unidades curriculares:
Resistência dos Materiais 1 e 2;
Teoria das Estruturas 1 e 2;
Estruturas de Betão 1 e 2;
Estruturas Pré-Esforçadas (co-requisitos).
• História das Pontes
• Terminologia Técnica da Engenharia de Pontes
• Sistemas Estruturais e Secções Transversais
• Modelação de estruturas correntes e de estruturas especiais
• Noções Gerais de Ações em Pontes
• Tabuleiros , Pré-Esforço
• Pilares, Fundações e Encontros
• Juntas e Aparelhos de Apoio
• Processos Construtivos de Pontes
• Fatores Fundamentais de Decisão
• Pontes de Grande Vão – Arco, Tirantes, Suspensas.
• Observação de Pontes
• Ensaio, inspeção e Monitorização de Pontes
• Reabilitação e reforço
• Conceção de Pontes
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR: A unidade curricular tem por objetivo a aplicação de conhecimentos anteriormente adquiridos e de regulamentos existentes ao dimensionamento de pontes. Esta unidade curricular procura fazer a transição entre a aprendizagem teórica e a atividade profissional no âmbito do projeto das estruturas referidas.
Estão previstas aulas teóricas e aulas teórico-práticas. Nas aulas teóricas são apresentados e discutidos os tópicos que constituem o programa da unidade curricular Nas aulas teórico-práticas serão discutidos problemas concretos e realizados exemplos de aplicação.
DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR: As metodologias de ensino usadas permitem a abordagem dos temas essenciais associados ao projeto de pontes, a análise, discussão e interpretação crítica das soluções, evidenciando-se as capacidades de formulação de problemas, aplicação de conhecimentos e verificação regulamentar.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 75,00 |
Teste | 25,00 |
Total: | 100,00 |
A obtenção de classificação final exige o cumprimento de assiduidade à unidade curricular, conforme estabelecido nas regras de avaliação do MIEC. Considera‐se que um estudante cumpre a assiduidade a uma unidade curricular se, tendo estado regularmente inscrito, não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% de cada um dos tipos de aulas previstos.
A classificação final é definida com base numa avaliação distribuída e num exame final.
A avaliação distribuída é baseada dois questionários a realizar nas aulas teórico-práticas, na avaliação de um problema e no relatório do trabalho experimental.
Todas as componentes de avaliação são expressas na escala de 0 a 20 valores.
A classificação final, CF, resulta da seguinte fórmula de cálculo:
CF = max {CT ; EF} Onde, CT = PA / 2 x (Q1 + Q2) + PF x EF
Q1 – classificação do questionário 1 a realizar numa aula teórica-prática;
Q2 – classificação do questionário 2 a realizar numa aula teórica-prática;
EF – classificação do exame final a realizar nas Épocas Normal e/ou de Recurso.
Os pesos associados às classificações indicadas são os seguintes: PA = 25% PF = 75%
NOTA 1: As provas de avaliação associadas à componente de avaliação distribuída são opcionais. Caso o estudante não realize alguma dessas provas, os respetivos pesos serão adicionados a PF.
NOTA 2: Todos os estudantes inscritos na unidade curricular são classificados de acordo com este método.
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 3 horas