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Dissertação

Código: EIC0041     Sigla: DISS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Temas Multidisciplinares

Ocorrência: 2013/2014 - 2S (de 10-02-2014 a 06-06-2014)

Ativa? Sim
Página Web: http://web.fe.up.pt/~mieic/dissert/ano1314/sem2/
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 95 Plano de estudos a partir de 2009/10 5 - 30 28 810

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1- ENQUADRAMENTO Nos termos do estipulado em normas específicas da FEUP, a caracterização de Dissertação é a seguinte: • Trabalho individual de investigação e desenvolvimento, conducente à elaboração de uma dissertação de natureza científica sobre um tema da área de conhecimento do curso, ou visando a integração e aplicação à resolução de problemas complexos de engenharia de conhecimentos, competências e atitudes adquiridos ao longo do curso. • Pode ser um trabalho de investigação ou de desenvolvimento tecnológico e aplicação, envolvendo meios experimentais e/ou de simulação, que promova o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico, num contexto de trabalho individual ou em grupo. • Deve envolver a análise de situações novas, a recolha de informação pertinente, o desenvolvimento e seleção ou conceção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema proposto, a sua resolução, o exercício de síntese e elaboração de conclusões, e a preparação de uma dissertação pertinente sujeita a apresentação pública e discussão dos resultados. • Pode ser realizado em ambiente académico ou académico e empresarial. Neste caso os objetivos, natureza e forma de acompanhamento do trabalho devem ser objeto de acordo prévio entre o estudante e os orientadores por parte da Faculdade e da empresa, validado pelo Diretor do Curso, que garanta a satisfação dos objetivos de natureza científica e pedagógica da unidade curricular, e proteja eventuais questões de confidencialidade por parte da empresa/instituição de acolhimento. 2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Promover o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de pensamento criativo e crítico, num contexto de trabalho individual. • Desenvolver um trabalho individual de investigação e desenvolvimento; • Elaborar uma dissertação de natureza científica. 3- CONHECIMENTO PRÉVIO • Área de conhecimento tecnológico do curso, • Conhecimentos, competências e atitudes adquiridos ao longo do curso. 4- DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL • Componente Científica: 40% a 60% • Componente Tecnológica 40 a 60% 5- RESULTADOS DA APRENDIZAGEM No final da unidade curricular, os estudantes deverão demonstrar capacidade de: • Análise de situações novas com recolha de informação pertinente; • Desenvolvimento e seleção ou conceção das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema proposto; • Resolução de problemas, com o consequente o exercício de síntese e elaboração de conclusões; • Preparação de uma dissertação pertinente, a ser sujeita a apresentação pública e discussão dos resultados.

Resultados de aprendizagem e competências

Trabalho individual de investigação e desenvolvimento, conducente à
elaboração de uma dissertação de natureza científica sobre um tema da
área de conhecimento do curso, ou visando a integração e aplicação à
resolução de problemas complexos de engenharia de conhecimentos,
competências e atitudes adquiridos ao longo do curso.
O trabalho pode ser de investigação ou de desenvolvimento tecnológico e
aplicação, envolvendo meios experimentais e/ou de simulação, que promova
o desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão, de inovação, de
pensamento criativo e crítico, num contexto de trabalho individual ou em
grupo.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

• Identificação de um problema a resolver • Pesquisa do estado-da-arte respetivo • Análise de potenciais soluções • Desenvolvimento de uma solução • Avaliação da solução desenvolvida • Escrita do relatório de dissertação

Bibliografia Obrigatória

Martha Davis; Scientific Papers and Presentations. ISBN: 0-12-206370-8
Committee on Science, Engineering, and Public Policy; On Being a Scientist: Responsible Conduct in Research file, National Academies Press, 2009. ISBN: 0-309-11971-5
R. S. WAZLAWICK; Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação, Elsevier, 2009. ISBN: 978-85-352-3522

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Trabalho individual de investigação e desenvolvimento, podendo ser realizado em ambiente académico ou académico/empresarial. Neste caso os objetivos, natureza e forma de acompanhamento do trabalho devem ser objeto de acordo prévio e de permanente monitorização através de reuniões entre o estudante, o orientador por parte da FEUP e o responsável pelo acompanhamento dos trabalhos na empresa.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 100,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Classificação igual ou superior a 10 em 20.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação a efectuar pelo júri, realiza-se sobre as componentes Trabalho Desenvolvido, Relatório e Apresentação Pública de acordo com: CL = 50%.TD + 30%.R + 20%.AP Tópicos a considerar na avaliação de cada uma das componentes: TD – AVALIAÇÃO DO TRABALHO DESENVOLVIDO: • Autonomia do estudante • Dificuldade do trabalho proposto • Profundidade do trabalho realizado • Relevância/impacto, na instituição, dos resultados obtidos • Método de trabalho • Volume e qualidade de trabalho produzido • Integração do estudante em grupos de trabalho R – AVALIAÇÃO DO RELATÓRIO DE DISSERTAÇÃO: • Análise crítica do estado da arte e do trabalho desenvolvido • Estrutura e desenvolvimento lógico • Utilização adequada de figuras, algoritmos e outras ilustrações • Resumo, introdução e conclusão • Apresentação global do documento • Citações e referências • Ortografia e outros aspectos gramaticais AP – AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO PÚBLICA: • Apresentação do trabalho e resultados • Organização e conteúdos da apresentação • Profissionalismo e postura • Discussão • Grau de segurança e confiança nas respostas dadas • Nível de conhecimentos demonstrado

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Idêntica à dos restantes estudantes.

Melhoria de classificação

Não há lugar a melhoria de classificação (Regulamento geral para avaliação dos discentes de primeiros ciclos, de ciclos de estudos integrados de mestrado e de segundos ciclos da U.Porto).

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