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Gestão de Empresas

Código: EIC0034     Sigla: GEMP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Métodos Quantitativos e Gestão

Ocorrência: 2013/2014 - 1S (de 09-09-2013 a 20-12-2013)

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 90 Plano de estudos a partir de 2009/10 4 - 5 56 135

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

A unidade curricular tem por objetivo desenvolver competências na área da Gestão, integrando uma sólida componente teórica, baseada na apresentação e discussão de conceitos e metodologias, com a sua aplicação a um projeto de estudo de uma empresa e à discussão de casos de estudo.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, os estudantes devem:
1. Compreender as diferentes áreas funcionais da Gestão e a forma como se interligam na estratégia global da empresa.
2. Compreender e explorar a forma como as tecnologias de informação podem ser um elemento potenciador da Gestão.
3. Ser capazes de aplicar um conjunto conceitos, métodos e ferramentas de Gestão.
4. Ser capazes de coordenar múltiplas tarefas interdisciplinares, integrando as diferentes área da Gestão, de forma a atingir os objetivos comuns.
5. Ser capazes de aplicar os métodos e ferramentas da Gestão à análise de empresas e da identificação de melhorias.
6. Ser capazes de aplicar os métodos e ferramentas de Gestão à análise e discussão de casos.
7. Ser capazes de desenvolver trabalho em equipa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.A GESTÃO E O SEU CONTEXTO
1.1.A Gestão e o papel do Gestor
1.2.A evolução da Gestão

2.GESTÃO DE ÁREAS FUNCIONAIS
2.1.Marketing
2.2.Gestão Financeira
2.3.Gestão de Operações

3.GESTÃO ESTRATÉGICA
3.1.Gestão estratégica e competitividade
3.2.Missão e objectivos
3.3.Análise do meio ambiente externo
3.4.Análise do meio ambiente interno
3.5.Desenvolvimento de estratégias de negócio
3.6.Estratégias de inovação e empreendedorismo

4.ORGANIZAÇÃO
4.1.Elementos Básicos de organização
4.2.Estruturas organizacionais

5. CONTROLO

Bibliografia Obrigatória

Luis R. Gomez-Mejia, David B. Balkin; Management. ISBN: 978-0-13-260433-8
Gerry Johnson, Richard Whittington, Kevan Scholes; Exploring strategy. ISBN: 978-0-273-73702-0

Bibliografia Complementar

Arthur A. Thompson, Jr., A. J. Strickland III, John E. Gamble; Crafting and Executing Strategy. ISBN: 978-0-07-110756-3
Michael A. Hitt, R. Duane Ireland, Robert E. Hoskisson; Strategic management. ISBN: 0-324-22713-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas teóricas serão usadas apresentação de conceitos, acompanhada da apresentação de casos e sua discussão. Nas aulas práticas serão discutidos casos. Os casos serão colocados à disposição dos alunos no final da semana anterior à das aulas correspondentes, para que os alunos os possam ler e posteriormente discutir nas aulas teórico-práticas.
Para além da discussão de casos, as aulas práticas irão ter vários momentos de discussão, relativa aos dois elementos de avaliação:
(1) análise e discussão de casos; e
(2) estudo da utilização das tecnologias de informação no desenvolvimento de competências centrais e de vantagens competitivas.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão
Ciências Sociais > Economia > Marketing

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 36,00
Frequência das aulas 56,00
Trabalho de investigação 13,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

No início do semestre, os alunos deverão organizar-se em grupos, sendo que toda a avaliação de frequência será realizada por grupo:

•10% da classificação final- Apresentação e discussão de um caso,
Cada grupo irá analisar e apresentar um caso numa das sessões, e discutir o caso apresentado pelos outros grupos na outra sessão, a realizar a meio do semestre.

•30% da classificação final- Trabalho de grupo sobre a utilização de tecnologias na estratégia de uma empresa, envolvendo a entrega de uma relatório escrito final e de uma apresentação oral a realizar nas semanas de 8 e 15 de Dezembro.

A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho poderá variar entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

nota final= 0,10*(apresentação e discussão de caso) + 0,3*(relatório e apresentação de trabalho de grupo) + 0,6*nota de exame.

A classificação individual de frequência de cada elemento do grupo de trabalho será ajustada entre -2 e +2 valores de acordo com os resultados da heteroavaliação do trabalho de grupo.

O exame é sem consulta.

Nota mínima de 37,5% em cada uma das componentes de avaliação.

Provas e trabalhos especiais

Nas épocas especiais a classificação final será obtida da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho.
3. realizar um exame.

nota final= 0,4*(relatório e apresentação oral do trabalho individual) + 0,6*nota de exame.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes em regime especial que não possam frequentar as aulas obterão a nota de frequência da seguinte forma:
1. deverão realizar um trabalho individual a ser definido pelos docentes
2. deverão sujeitar-se a um exame oral sobre o tema do trabalho.
3. Muito embora a frequência da totalidade das aulas não seja obrigatória, a presença nas aulas práticas nos dois momentos de apresentação e discussão da componente de avaliação de frequência é obrigatória, mesmo para os estudantes em regime especial.
4. Os trabalhadores estudantes deverão contactar os docentes no início das aulas para definir o plano de trabalhos.

Melhoria de classificação

A melhoria da parte do exame obedecerá ao regulamento em vigor.
A melhoria da componente de frequência será realizada no ano seguinte.

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