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Laboratório de Computadores

Código: EIC0020     Sigla: LCOM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arquitectura de Computadores

Ocorrência: 2013/2014 - 1S (de 09-09-2013 a 20-12-2013) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: http://web.fe.up.pt/~pfs/aulas/lcom2013/
Página e-learning: https://moodle.fe.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIC 173 Plano de estudos a partir de 2009/10 2 - 6 70 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2013-09-09.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Pre_requisitos, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Avaliação especial, Melhoria de classificação, Obtenção de frequência, Programa, Observações, Provas e trabalhos especiais

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1- Enquadramento

 

Os dispositivos periféricos são uma parte fundamental dum computador, sem a qual a utilidade ou a facilidade de uso dos computadores seriam significativamente inferiores. A importância destes dispositivos em sistemas baseados em computadores tem crescido desde os primórdios dos computadores (cerca de 1950) e continua com a difusão cada vez maior de sistemas embebidos. Contudo, a programação dos dispositivos periféricos usando a sua interface programática, i.e. a interface de "hardware", requer conhecimentos e técnicas específicas.

 


2- Objetivos Específicos

Os objetivos da unidade curricular são dotar os estudantes com conhecimentos essenciais para serem capazes de:



    • utilizar a interface de "hardware" dos periféricos mais habituais de um PC;

 

    • desenvolver "software" de baixo nível e de "software" embebido para a plataforma PC;

 

    • usarem a linguagem de programação C de modo estruturado;

 

    • utilizarem várias ferramentas de desenvolvimento de software.



3- Distribuição Percentual

 

Científica: 10%
Tecnológica: 90%

 

Resultados de aprendizagem e competências

Todos os estudantes que terminarem a unidade curricular com sucesso deverão compreender os principais modelos de acesso a dispositivos periféricos e ser capazes de os aplicar em programas de alto nível, relativamente complexos.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Considera-se como essencial para alcançar os objetivos acima enunciados, a aprovação a unidades curriculares (UC) cujo conteúdo é o das UCs:



    • EIC0012: Programação

 

    • EIC0016: Microprocessadores e computadores pessoais



 

 

Programa

Periféricos de entrada/saída e seus modos de funcionamento. Mapeamento direto no espaço de endereçamento de memória.  Acesso a periféricos no modo "polled" e por interrupção. Interrupções nos processadores IA-32, o controlador de interrupções do PC, escrita de rotinas de interrupção em Assembly e em C. 

 

Periféricos típicos de um PC, como o teclado, o rato, a placa gráfica, o relógio de tempo real, o temporizador, o altifalante, o porto série.

Programação na linguagem C: principais diferenças em relação à linguagem C++, métodos para estruturação do código. Organização da memória em execução. Funções: mecanismo de chamada, passagem de parâmetros, armazenamento local e retorno de valores.
Programação combinada em C e "assembly" dos processadores IA-32.

 

Criação e utilização de bibliotecas. Ligação estática de código objecto.

 

Utilização de ferramentas de desenvolvimento de software: cc, make, db, ar, prof, diff, patch, SVN.

 

Bibliografia Obrigatória

Muhammad Ali Mazidi, Janice Gillispie Mazidi; The 80X86 IBM PC and compatible computers. ISBN: 0-13-121975-8

Bibliografia Complementar

Daniel W. Lewis; Fundamentals of embedded software. ISBN: 0-13-061589-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

"Aprender fazendo". Em cada uma das 7 primeiras aulas laboratoriais será elaborado um pequeno trabalho prático sobre um periférico do PC e aplicando uma técnica de programação de periféricos. Nas restantes aulas laboratoriais será realizado um projeto proposto pelos estudantes que deverá integrar a maioria dos periféricos e técnicas estudadas.

Nas aulas teóricas será efetuada a exposição dos conceitos, tendo sempre em vista a sua aplicação prática, e serão também esclarecidos os pormenores necessários à realização dos trabalhos práticos.

 

Software

Doxygen
Eclipse
Minix 3
SVN: Sistema de controlo de versões
VMware Player
GNU C compiler and binary utilities
Redmine: Aplicação Web para gestão de projetos

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Arquitectura de computadores
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Programação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 10,00
Trabalho laboratorial 90,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 22,00
Frequência das aulas 70,00
Trabalho laboratorial 70,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a elaboração e apresentação do projeto final de integração e não exceder o limite de faltas (25% das aulas previstas).

 

Fórmula de cálculo da classificação final

0,5 * Trabalhos + 0,40 * Projeto + 0,10 * <Participação nas aulas>

 

onde

 

"Trabalhos" é a média da classificação de 4 trabalhos à escolha do estudante entre os 6 avaliados. Para notas finais de 19 ou de 20 valores, um dos trabalhos é obrigatoriamente o trabalho da porta série.

Embora os trabalhos laboratoriais e o projeto sejam realizados em grupos de 2 elementos, excecionalmente de 1 ou 3, membros do mesmo grupo poderão ter classificações diferentes.

Em casos limite ou de dúvida poderá ser efectuada no fim do semestre uma prova prática individual que decidirá a classificação final.

 

Provas e trabalhos especiais

As provas de regime especial consistem num projeto semelhante ao projeto realizado durante o semestre, incluindo a realização e discussão 1) duma proposta do projeto e, 2) da especificação do projeto. Após aprovação da especificação, o estudante tem um prazo de 7 dias para desenvolver e apresentar o projeto.

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Dirigentes Associativos Idêntica à dos estudantes em regime normal. Trabalhadores Estudantes Idêntica à dos estudantes em regime normal excepto em 2 aspectos. Primeiro, TEs terão de apresentar, em hora e data a combinar com o regente da unidade curricular, os 4  trabalhos avaliados nas aulas laboratoriais. Segundo, o projeto vale 50% da nota final. A data de apresentação/discussão dos diferentes elementos de avaliação (proposta e especificação do projeto incluídos) deverá cair no período de apresentação/discussão dos mesmos elementos pelos estudantes em regime normal. Além disso, os estudantes deverão combinar com o regente a apresentação/discussão dos progressos do projeto na semana de 9 a 13 de Dezembro. Deverão ser os estudantes a solicitar a marcação de todas as datas de apresentação e acompanhamento com pelo menos 5 dias de antecedência.

Melhoria de classificação

Elaboração de um conjunto de trabalhos práticos e de um projeto na ocorrência seguinte da unidade curricular.

 

Observações

Em situações excecionais (por exemplo, alunos Erasmus inscritos na unidade curricular), as aulas poderão ser lecionadas em Inglês.

 

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