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Iniciação ao Projeto II

Código: EIG0042     Sigla: IP II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Concepção, Desenvolvimento, Implement. e Operação
OFICIAL Informática
OFICIAL Comportamento Organizacional e Recursos Humanos
OFICIAL Marketing e Estratégia
OFICIAL Métodos Quantitativos

Ocorrência: 2013/2014 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Automação, Instrumentação e Controlo
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIG 44 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 7 56 189

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Preparar os estudantes para implementarem metodologias de gestão de projetos no contexto das atividades de uma organização bem como para exercerem a função de gestor de projetos. Assim, devem ficar aptos a reconhecer a pertinência da aplicação da metodologia de gestão de projetos, a estruturar e implementar a metodologia de gestão de projetos para o desenvolvimento de atividades críticas no contexto de uma determinada organização e a exercer a atividade de gestor de projetos.

Resultados de aprendizagem e competências

No final os estudantes devem estar aptos a (i) identificar um projeto e definir o seu enquadramento na organização bem como estabelecer a sua interdependência com as outras atividades da organização, (ii) avaliar a natureza e grau de complexidade de um projeto e definir os processos de gestão a aplicar, (iii) desenhar a estrutura organizativa para o projeto, (iv) realizar um plano detalhado de gestão de um projeto, (v) iniciar a função de gestor de projeto ou de uma carteira de projetos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Desenho de estruturas organizativas.

Gestão de recursos humanos.

Gestão do tempo.

Técnicas de programação de atividades e recursos.

Comunicação.

Gestão da qualidade.

Noções de gestão estratégica.

Programa

1. VISÃO INTEGRADA DA GESTÃO DE PROJETOS: Enquadramento da gestão de projetos no contexto da organização; Conceito geral da gestão de projetos; Papel do gestor de projetos; Ciclo de vida de um projeto; Análise de exemplos (casos de estudo).

2. ESTRUTURAS ORGANIZATIVAS: Estruturas organizativas para a implementação da gestão de projetos; Análise de exemplos (casos de estudo).

3. METODOLOGIAS DE GESTÃO DE PROJETOS: Metodologia de referência; Dimensões críticas da gestão de projetos; Grandes grupos de processos de gestão necessários à gestão de projetos.

4. ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA A GESTÃO DE PROJETOS: Gestão integrada do projeto; Gestão do âmbito; Gestão do Custo; Gestão da Qualidade; Gestão de recursos humanos; Gestão da Comunicação; Gestão do risco; Gestão das parcerias e das aquisições.

5. REALIZAÇÃO DE UM PLANO DE GESTÃO DE UM PROJETO.

6. SIMULAÇÃO DA GESTÃO DE UM PROJETO.

7. TRABALHO INDIVIDUAL DE ANÁLISE CRÍTICA DE UM CASO DE ESTUDO.

Bibliografia Obrigatória

Project Management Institute; A Guide to the Project Management Body of Knowledge, Project Management Institute, 2004. ISBN: 13: 978-1-930699-45-8

Bibliografia Complementar

Microsoft; Microsoft Office Project 2007, Microsoft Press, 2007. ISBN: 13: 978-0-7356-2305-7
Harold Kerzner; Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Controlling, WILEY, 2001. ISBN: 0-471-39342-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A lecionação baseia-se nas seguintes atividades complementares de ensino e de aprendizagem e correspondente avaliação:

A1. NOÇÕES TEÓRICAS: A exposição de noções de natureza teórica feita nas aulas deverá ser apreendida pelos estudantes através de estudo e conceptualização.

A2. CASOS TEÓRICO-PRÁTICOS: A exposição de casos e estudo como objeto de análise, discussão e exploração de soluções por parte dos estudantes permitirá exercitar a aplicação dos conceitos teóricos apreendidos.

A3. REALIZAÇÃO DE TRABALHOS DE GRUPO: A realização de dois trabalhos de grupo sobre a aplicação das metodologias de gestão de projetos deverá permitir aos estudantes praticar a conceção de metodologias de gestão de projetos.

A4. REALIZAÇÃO DE UM PLANO DE GESTÃO DE UM PROJETO: A realização de um plano de gestão de um projeto permitirá aos estudantes exercitar a aplicação dos conhecimentos na definição de plano concreto para a gestão de um projeto.

A5. SIMULAÇÃO DA GESTÃO DE UM PROJETO: A realização de uma simulação de um momento de monitorização e controlo de execução de um projeto permitirá aos estudantes treinar o exercício da função de gestor de projetos.

Software

Microsoft Project 2000

Palavras Chave

Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão industrial
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia industrial

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 133,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 189,00

Obtenção de frequência

Uma vez que a avaliação é uma avaliação distribuída sem exame final, não é possível obter frequência na Unidade Curricular.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será calculada com base nas classificações obtidas nos trabalhos de grupo e no trabalho individual.

P0 – Trabalho de grupo #1: 15%

P1 – Trabalho de grupo #1: 15%

P2 – Trabalho de grupo #3: 40%

P3 – Trabalho Individual: 30%

 

É obrigatório participar em todos os trabalhos para obtenção de aprovação final na Unidade Curricular.

Provas e trabalhos especiais

NÃO APLICÁVEL

Trabalho de estágio/projeto

NÃO APLICÁVEL

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com estatuto especial (trabalhador-estudante, militar ou atleta de alta competição) podem optar pela forma e regras de avaliação indicadas anteriormente.

Em alternativa:

Poderão realizar individualmente os quatro trabalhos que compõem a avaliação nos termos do processo de avaliação regular.

Melhoria de classificação

Os estudantes que pretendam obter melhoria da classificação poderão fazê-lo no ano letivo seguinte repetindo todas as componentes de avaliação.

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