Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EIG0028

Gestão da Qualidade Total

Código: EIG0028     Sigla: GQT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão de Operações
OFICIAL Métodos Quantitativos

Ocorrência: 2013/2014 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página e-learning: https://moodle.fe.up.pt/
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIG 68 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

•    Objetivo 1: compreender os princípios fundamentais de controlo de qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade;

•    Objetivo 2: ser capaz de identificar, modelar e analisar processos de negócio;

•    Objetivo 3: ser capaz de desenvolver sistemas de gestão da qualidade segundo a norma ISO9001;

•    Objetivo 4: conhecer as ferramentas fundamentais de qualidade e compreender a metodologia de resolução de problemas;

•    Objetivo 5: utilizar a metodologia estruturada de resolução de problemas e os métodos  estatísticos de controlo de qualidade com recurso a programas de software específicos;

•    Objetivo 6: utilizar ferramentas de controlo estatístico do processo para reduzir a variabilidade dos processos e melhorar a sua capacidade.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular o aluno deve:
• compreender os princípios fundamentais de controle de qualidade, garantia da qualidade e gestão da qualidade;
• ser capaz de identificar, modelar e analisar processos de negócio;
• ser capaz de desenvolver sistemas de gestão da qualidade segundo a norma ISO9001;
• conhecer as ferramentas fundamentais de qualidade e compreender a metodologia de resolução de problemas;
• utilizar a metodologia estruturada de resolução de problemas e os métodos estatísticos de controlo de qualidade com recurso a programas de software específicos;
• utilizar ferramentas de controle estatístico do processo para reduzir a variabilidade dos processos e melhorar a sua capacidade.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Frequência de uma unidade curricular de Estatística:
• Estatística descritiva e teoria elementar de probabilidade;
• Variáveis aleatórias e distribuições de probabilidade;
• Amostragem aleatória e distribuições amostrais;
• Inferência estatística: intervalos de confiança e teste de hipóteses;
 Análise de variância: modelo com um fator com efeitos fixos.

Programa

PRIMEIRA PARTE – CONCEITOS E FUNDAMENTOS DE GESTÃO DA QUALIDADE 
Definições de qualidade de produtos, processos, serviços e organizações; custos de qualidade; controlo e garantia da qualidade; qualidade total. Referência ao modelo de excelência da European Foundation for Quality Management.
 

SEGUNDA PARTE - ANÁLISE E MODELAÇÃO DE PROCESSOS
 
Identificação, análise e representação de processos de negócio; principais ferramentas e técnicas; exemplos práticos.
 

TERCEIRA PARTE - REFERENCIAIS PARA A GESTÃO DA QUALIDADE
 
Apresentação e análise das normas ISO9000. Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ). Exemplos de SGQ. Processos de auditoria e de certificação da qualidade.
 

QUARTA PARTE - MÉTODOS E FERRAMENTAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE
 
Técnicas de Gestão da Qualidade: métodos e técnicas de controlo estatístico de processos - Recolha e análise de dados, folhas de registo, análise de Pareto, diagramas de causa-efeito, histogramas de frequência, correlação e análise de regressão, inferência estatística, cartas de controle Shewart. O conceito e a análise da capacidade de um processo.
 
Qualidade no projeto: Análise Modal de Falhas e Efeitos (AMFE).
 

Bibliografia Obrigatória

Américo Azevedo - José Faria; Material de Apoio à Disciplina
José António Cabral - Henriqueta Nóvoa; Slides de Apoio à Disciplina

Bibliografia Complementar

Montgomery, Douglas C.; Introduction to statistical quality control. ISBN: 0-471-30353-4 (Montgomery, Douglas C. ; 3ª ed. 1997; John Wiley & Sons, Inc. )
Juran, Joseph M.; Quality planning and analysis. ISBN: 0-07-033183-9 (Juran, J e F. Gryna ; 3ª ed. 1993 ; Mc-Graw-Hill Book Company )
Feigenbaum, Armand Vallin; Total quality control (Feigenbaum, A. ; 3ª ed. 1991; Mc-Graw-Hill International Editions )

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teóricas: exposição dos conceitos relativos aos capítulos do programa. 
- Aulas práticas: resolução de problemas e casos, análise de textos incluídos em manuais ou artigos científicos.
 
- Seminários com palestrantes convidados.
 
- Realização de trabalhos práticos individuais e em grupo (reduzida dimensão e complexidade) de apoio às aulas teóricas.
 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Participação presencial 20,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 76,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

É necessário obter a classificação mínima indicada para ter frequência na disciplina (cf. definição de frequência, “Normas Gerais de Avaliação”, Conselho Pedagógico da FEUP). 

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada das seguintes componentes: 
- avaliação contínua (presença e participação nas aulas teóricas e práticas): 10% 
- prova escrita: 50% 
- trabalhos práticos (individuais e grupo): 40% 

A aprovação na disciplina também pressupõe a obtenção das seguintes classificações mínimas: 
- avaliação contínua (presença e participação nas aulas teóricas e práticas): mínimo de 50% 
- prova escrita: mínimo de 40% 
- trabalhos práticos (individuais e grupo): mínimo de 40% 

No caso de haver uma diferença superior a 4 valores (numa escala 0 a 20) nas classificações obtidas nos trabalhos práticos e na prova escrita, então, a classificação superior será diminuída até que a diferença seja de 4 valores. 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

No caso dos Estudantes que usufruam de um estatuto especial que os dispense da presença nas aulas, a componente de avaliação "participação em aula", será substituída por uma prova oral. 
Essa prova será realizada durante o mês de janeiro e terá o mesmo peso (10%) e estará sujeita à mesma nota mínima (50%). 

Os Estudantes nestas condições, podem também optar pelo regime de avaliação dos Estudantes ordinários. Nesse caso, devem comunicar a sua opção aos Docentes, o mais tardar, até ao final da 3ª semana de aulas (dia 28 de setembro). 

Melhoria de classificação

Apenas a componente relativa ao exame escrito pode ser melhorada através de provas de melhoria.

Observações

 

Os Estudantes que se candidatem a exame de conclusão de curso não serão dispensados da realização de um conjunto de trabalhos práticos a definir, caso a caso, pelos docentes.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-22 às 16:39:30 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias