Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EIG0026

Investigação Operacional II

Código: EIG0026     Sigla: IO II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Métodos Quantitativos

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEIG 87 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 3 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

No âmbito desta Unidade Curricular pretende-se que os alunos adquiram competências sobre diversas técnicas de Investigaçao Operacional (IO), tendo em vista a resolução de problemas reais nas organizaçoes. Nesta Unidade Curricular prossegue-se o estudo de técnicas da IO iniciado na disciplina de Investigação Operacional I.

Resultados de aprendizagem e competências

Espera-se que os alunos, no final do período lectivo: (i) Dominem as diferentes técnicas de Investigação Operacional apresentadas; (ii) Sejam capazes de formular diferentes problemas reais; (iii) Saibam selecionar e aplicar as técnicas de Investigação Operacional para a resolução desses problemas; (iv) Dominem os aspectos algorítmicos e computacionais associados às técnicas estudadas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

EIG0022 - Investigação Operacional I

Programa

1. CADEIAS DE MARKOV: Matriz e diagrama de transição. Análise de cadeias de Markov regulares e de cadeias de Markov absorventes. Generalizações.

2. SISTEMAS DE ESPERA: caracterização de sistemas de espera. Sistema M/M/1. Outros sistemas Markovianos com mais de um posto de atendimento. Sistemas Markovianos com capacidade limitada e sistemas fechados. Sistemas com clientes com prioridades distintas.

3. SIMULAÇÃO: Objetivos e limitações. O método dos acontecimentos e método do processo. Manipulação da informação. Introdução ao software Arena e aplicação a casos de estudo.

4. PROGRAMAÇÃO INTEIRA (PI): Formulação de problemas. Resolução de problemas: Método de 'branch-and-bound' e método de enumeração implícita. Resolução de problemas no computador.

5. PROGRAMAÇÃO NÃO-LINEAR: Métodos analíticos de otimização: Método dos Multiplicadores de Lagrange e Teorema de Kuhn-Tucker. Introdução aos métodos numéricos de otimização: método do gradiente. Resolução de problemas no computador.

6. PROGRAMAÇÃO MULTIOBJETIVO

Bibliografia Obrigatória

Ana Camanho; Problemas propostos da Unidade Curricular Investigação Operacional II (Disponíveis nos Conteúdos do SIFEUP)
Ana Camanho; Apontamentos da unidade curricular Investigação Operacional II (Disponíveis nos Conteúdos do SIFEUP)
Ana Camanho; Resolução dos problemas propostos da unidade curricular Investigação Operacional II (Disponíveis nos Conteúdos do SIFEUP)

Bibliografia Complementar

Winston, Wayne L.; Operations research. ISBN: 0-534-20971-8
Hillier, Frederick S.; Introduction to management science. ISBN: 0-07-119554-8
Hillier, Frederick S.; Introduction to operations research. ISBN: 007-123828-X
Kelton, W. David; Simulation with Arena. ISBN: 0-07-121934-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

No âmbito desta disciplina combinam-se aulas de exposição de métodos e técnicas de Investigação Operacinal, aulas de resolução de problemas (algumas das quais com o apoio de computadores), e aulas de apresentação e discussão de casos pelos alunos.

Software

Arena

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada > Investigação operacional

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
0,00
Exame 80,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 28,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 5,00
Estudo autónomo 73,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Presença nas aulas, de acordo com as "Normas Gerais de Avaliação" do Conselho Pedagógico da FEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será calculada com base nas classificações obtidas no exame final (com peso total de 80%) e no trabalho de grupo sobre Simulação (com peso de 20%). Na época de recurso os pesos do exame e do trabalho de grupo usados no cálculo da classificação final são idênticos aos da época normal.

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Trabalho de estágio/projeto

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com estatuto especial (dirigentes associativos ou atletas de alta competição) podem optar pela forma e regras de avaliação dos restantes alunos anteriormente descrita. Em alternativa, podem fazer o exame final na época especial destinada a estudantes com estatutos especiais, mantendo-se o peso do exame igual a 80% e o peso do trabalho em grupo igual a 20%.

Melhoria de classificação

Os estudantes podem repetir o exame na época de recurso. Os estudantes que pretendam obter melhoria de classificação poderão também fazê-lo no ano letivo seguinte, repetindo apenas o exame. A nota do trabalho de grupo será considerada no caso da repetição de exame no mesmo ano letivo ou no ano letivo seguinte.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-22 às 16:40:40 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias