Eletrónica Aplicada
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Electrónica e Sistemas Digitais |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A Unidade Curricular de Electrónica Aplicada pretende introduzir os alunos no processamento de sinais, do mundo que nos rodeia, e que necessitam, hoje em dia, de serem tratados com sistemas de electrónica quer analógicos quer digitais.
Assim, há toda uma cadeia dedicada a processar analogicamente o sinal (adaptação de amplitude, adaptação de impedância, mudança de nível DC, filtragem, eliminação do ruído, conversão tensão/corrente e vice-versa, compressão, expansão, operações matemáticas, multiplexação, andares de saída de amplificação de potência, etc. ...) e a convertê-lo digitalmente ( ADCs, DACs, SHs, etc...).
Deste modo, a Unidade Curricular propõe uma aproximação que começa por rever a classificação dos sinais analógicos, continua com a apresentação das operações lineares e não lineares, mais comummente utilizadas, e respectiva análise e quantificação dos erros introduzidos, segue apresentando as questões relativas a andares de saída de potência e termina com o interface entre o mundo analógico e o digital introduzindo as famílias lógicas e a conversão A/D e D/A.
Competências a adquirir na Unidade Curricular :
No final da Unidade Curricular o Aluno deve ser capaz de:
1. Identificar, aplicar e projectar métodos de aquisição e processamento de sinal.
2. Analisar a influência do ruído no desempenho de um sistema de instrumentação.
3. Identificar e aplicar métodos e técnicas de amostragem nos domínios do tempo e da frequência.
4. Identificar, aplicar e projectar filtros analógicos.
5. Projectar sistemas de processamento e aquisição analógico digital para as grandezas físicas mais comuns (temperatura, luz, pressão, tensão, força, pH, som, distância, aceleração...).
6. Identificar e analisar interfaces entre as varias famílias lógicas.
7. Identificar e analisar andares amplificadores de potência.
Programa
Conteúdos Programáticos:
1. Revisões sobre transdutores e condicionamento de sinal:
1.1. Transdutores activos e passivos de grandezas mecânicas, químicas, magnéticas e eléctricas.
1.2. Princípio de funcionamento, modelo e função de transferência.
1.3. Gama de medida, sensibilidade, linearidade, fontes de erro e resposta em frequência.
2. Condicionamento e amplificação de Sinal:
2.1. Noções sobre ruído em sistemas analógicos e digitais. Blindagens.
2.2 Condicionamento analógico de sinal associado aos diversos tipos de processos de transdução.
2.2.1 Aplicações lineares e não lineares de amplificadores operacionais.
2.2.2 Amplificadores de instrumentação e de isolamento.
2.3 Andares amplificadores de potência.
2.3.1 Impedância de saída, distorção harmónica e rendimento
2.3.2 Andares em classe A, B, AB, C, G, H e D.
3. Filtros:
3.1 Especificação de filtros.
3.2. Projecto e dimensionamento de filtros analógicos.
4. Introdução à aquisição digital do sinal:
4.1. Aquisição de sinal:
4.1.1. Amostragem de sinais contínuos: Teorema da amostragem. Aliasing. Anti-aliasing.
4.1.2. Reconstrução de um sinal amostrado.
4.1.3. Conversão analógico-digital e digital-analógica.
4.1.4 Multiplexagem, S/H e conversão A/D e D/A.
4.1.5 Circuitos de interface e famílias lógicas.
Bibliografia Obrigatória
Taylor, Rosemary H.;
Data acquisition for sensor systems. ISBN: 0-412-78560-9
Pallás-Areny, Ramón;
Analog signal processing. ISBN: 0-471-12528-8
Manuel de Medeiros Silva;
Circuitos com transistores bipolares e MOS. ISBN: 972-31-0840-2
Manuel de Medeiros Silva;
Introdução aos circuitos eléctricos e electrónicos. ISBN: 972-31-0696-5
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teóricas ilustram os assuntos a tratar, utilizando uma filosofia de aprendizagem activa, com exemplos de aplicação e dimensionamento de casos de estudo típicos.
Nas aulas de prática laboratorial é efectuada a montagem, o estudo e a simulação de circuitos de aplicação, dos conceitos apresentados nas aulas teóricas, e é feita a avaliação das competências, ou de parte das competências, a adquirir na Unidade Curricular.
Software
PSIM, MATLAB, SPICE
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia electrónica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
Trabalho associado a simulações |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
2011-01-07 |
Trabalho experimental em laboratório |
Trabalho escrito |
40,00 |
|
2011-01-07 |
Testes/Exames |
Exame |
2,00 |
|
|
Apresentação dos Trabalhos |
Trabalho escrito |
6,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo Teórico |
Estudo autónomo |
20 |
|
Estudo Prático |
Estudo autónomo |
20 |
|
|
Total: |
40,00 |
|
Obtenção de frequência
Só serão admitidos a exame final (EF) os alunos que frequentarem as aulas práticas e atingirem pelo menos a classificação de OITO (8) em VINTE (20) valores na avaliação laboratorial (TP).
Fórmula de cálculo da classificação final
Componentes de Avaliação:
Trabalhos práticos (TPs)
Os TPs englobam simulação e experimentação (TP) com apresentação, relatório e poster.Os TPs são efectuados em grupo. O TP avalia a capacidade de projectar, implementar, avaliar e analisar criticamente soluções, bem como avalia a capacidade de trabalho em grupo. A apresentação oral dos TPs avalia os diferentes aspectos de comunicar em público para uma audiência específica. A componente de simulação presente nos TPs avalia a capacidade de analisar, modelizar e simular circuitos electrónicos.A classificação obtida nos TPs é individual. A classificação do TP é distribuída do modo seguinte: Trabalho Laboratorial (70%), Apresentação (5%), Relatório (20%), Poster (5%)
Exame (EF)
O exame é sem consulta, com a duração típica de 2 h. O exame avalia a capacidade de analisar o funcionamento de circuitos electrónicos de condicionamento, amplificação e aquisição de sinal,
bem como a solidez dos conhecimentos adquiridos e o rigor técnico-científico das resoluções apresentadas.
Trabalhos de casa (TPC):
Os TPC visam o incentivo ao auto estudo e o estímulo à aprendizagem. Pretendem ainda contribuir para que o Estudante se aperceba dos pontos em que é mais fraco de modo a poder efectuar uma correcção contínua dos mesmos.
Questões colocadas nas Aulas Práticas (QAP):
As QAP pretendem motivar os Estudantes para a aprendizagem dos conceitos fundamentais relacionados com a implementação laboratorial dos TPs.
A nota final da UC é calculada do modo seguinte:
0.4*EF+0.4*TP+0.1*TPC+0.1*QAP
Todas as avaliações são efectuadas numa escala de zero a vinte valores.
EF: Exame Final.
TP: Trabalho Laboratorial:
TPC: Trabalhos de casa.
QAP: Questões a responder nas APs no MOODLE.
A aprovação na disciplina está condicionada a um mínimo de 8 valores no exame final e no trabalho laboratorial.
Provas e trabalhos especiais
Não há.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os TE, M, DA que não tenham frequência das aulas práticas têm de efectuar um exame prático com carga horária equivalente à da unidade curricular.
Melhoria de classificação
De acordo com o ponto 10 das NGA.
Observações
Competências já adquiridas em outras disciplinas e que devem ser revistas:
1.As obtidas nas disciplinas de sistemas digitais, circuitos, electrónica, teoria do sinal, teoria do controlo e medição sensores e instrumentação.
Atendimento aos Alunos:
Em hora a combinar para cada grupo de alunos.