Informação e Comunicação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Física |
OFICIAL |
Telecomunicações |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
É objectivo que os estudantes adquiram conhecimentos técnicos sobre sistemas de comunicação usados na transmissão de informação, compreendendo as complexidades dos precessos subjacentes, os quais colocam grandes desafios tecnológicos e operacionais.
Competências não-técnicas: trabalho em grupo; comunicação.
Resultados da aprendizagem (não-técnicos): os estudantes deverão ser capazes de colaborar e planear trabalho em grupo, para permitir a obtenção dos dados necessários à produção dos relatórios sucintos referentes a cada experiência laboratorial.
Competências técnicas: adquirir formação básica no domínio da transmissão de informação em sistemas de comunicação, permitindo-lhes analisar as tecnologias utilizadas e as limitações que impõem na informação a transmitir.
Resultados da aprendizagem: Os estudantes deverão ser capazes de estudar e compreender sistemas de comunicação de informação, nomeadamente, serem capazes de analisar e avaliar soluções tecnológicas, arquitectónicas e serviços a suportar, dotando-os assim dos conhecimentos técnicos básicos para lidarem com redes de comunicação na sua futura vida profissional e abrindo caminho para perceberem conceitos avançados neste domínio, conceitos esses a serem leccionados, aprofundando-os, em unidades curriculares de anos posteriores relacionadas com Telecomunicações.
A resolução de problemas nas aulas teóricas e a experimentação laboratorial nas aulas práticas contribuem necessariamente para o “raciocínio em engenharia e resolução de problemas” e “experimentação e descoberta do conhecimento”, aptidões prescritas para esta unidade curricular.
Programa
Breve panorama do sector das Telecomunicações.
Sinal. Representação fasorial. Conceito de onda.
Linhas de transmissão. Parâmetros característicos. Equação de onda. Impedância, reflexão e adaptação. Transitórios em linhas.
Representação de sinais no domínio dos tempos e das frequências. Concretização de conceitos adquiridos em Teoria do Sinal.
Filtragem de sinais. Filtros passivos, activos e digitais.
Comunicações analógicas. Sinais e sistemas. Modulações AM e FM.
Comunicações digitais. Conversão analógico-digital. Comunicação de sinais em banda base e em banda de canal. Introdução às modulações digitais.
Perturbações introduzidas por um canal de transmissão ou por um sistema de armazenamento. Distorção e ruído. Recepção óptima.
Compressão sem perdas. Códigos de Huffman e LZ.
Codificação de áudio, voz, imagens e vídeo. Códigos correctores de erros.
Sistemas de comunicação ponto-a-ponto e multi-ponto. Exemplo de uma ligação usando a interface RS232C via fibra óptica.
Protocolos de comunicação em rede.
Bibliografia Obrigatória
Conjunto de apontamentos disponibilizados pelos docentes da unidade curricular
Guiões dos trabalhos laboratoriais
Fawwaz T. Ulaby ; trad. José Lucimar do Nascimento;
Eletromagnetismo para engenheiros. ISBN: 978-85-600-3119-1
Simon Haykin;
Communication systems. ISBN: 0-471-17869-1
Jeff Hecht; Understanding Fiber Optics (5th Edition), Prentice Hall, 2005. ISBN: 0131174290
William Stallings;
Data and Computer Communications. ISBN: 0-13-243310-9
Bibliografia Complementar
Apontamentos de Teoria do Sinal
Paul Horowitz, Winfield Hill;
The art of electronics. ISBN: 0-521-37095-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas expositivas com introdução às matérias teóricas necessárias para uma compreensão adequada das experiências laboratoriais. Resolução de problemas ilustrativos. Apresentação e discussão dos trabalhos laboratoriais.
Aulas de laboratório: trabalhos baseados em guiões, incluindo simulação em ambiente MatLab/Simulink e montagens práticas. Os trabalhos propostos são necessariamente diversificados para abordar diferentes aspectos do programa desta unidade
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
Preparação para aulas de laboratório |
Trabalho escrito |
20,00 |
|
|
Testes |
Exame |
2,00 |
|
2010-12-16 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Acompanhamento das aulas (estudo individual) |
Estudo autónomo |
56 |
|
Preparação para Testes |
Estudo autónomo |
32 |
|
|
Total: |
88,00 |
|
Obtenção de frequência
1- Frequentar um mínimo de aulas laboratoriais estabelecido no regulamento geral de avaliação.
2- Classificação miníma:
a. Componente laboratorial: 10 valores (em 20 valores).
b. Componente mini-testes: 5 valores em cada um deles, e 8 valores de média nos dois testes (em 20 valores).
3- Os alunos que tenham obtido frequência à parte laboratorial a “Telecomunicações”, no ano lectivo anterior, podem, caso optem por tal, manter essa nota de laboratório.
Fórmula de cálculo da classificação final
Apenas os 8 melhores trabalhos de entre os 10 que serão avaliados contam para a média da nota de laboratório.. A nota de cada trabalho é composta pela classificação das folhas de resposta (70%) e pela avaliação do desempenho de cada grupo e individual (30%). A ausência na aula prática em que tem lugar a avaliação de um dos trabalhos implica a perda total da cotação que lhe está associada, seja qual for a justificação para a falta.
Pesos dos componentes de avaliação (em 20 valores):
1- Nota de laboratório: 60% (12 valores).
2- Notas dos mini-testes: 40% (8 valores)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Alunos impedidos de frequentar as aulas de laboratório deverão realizar uma prova laboratorial individual (um trabalho escolhido por sorteio de entre os realizados).
Alunos impedidos de realizar algum dos testes (justificadamente) deverão realizar o mesmo exame preparado para os alunos que pretendem melhorar a classificação.
Melhoria de classificação
Exame final para subida de classificação dos testes, com manutenção da nota dos trabalhos de laboratório anteriormente obtida.
Observações
Haverá 2 mini-testes, que decorrerão durante a aula teórica.
Mini-teste 1: 4 de Novembro
Mini-teste 2: 16 de Dezembro