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Informação e Comunicação

Código: EEC0137     Sigla: IC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Física
OFICIAL Telecomunicações

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Telecomunicações
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEEC 211 Plano de estudos de Transição a partir de 2010/11 3 - 6 63 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

É objectivo que os estudantes adquiram conhecimentos técnicos sobre sistemas de comunicação usados na transmissão de informação, compreendendo as complexidades dos precessos subjacentes, os quais colocam grandes desafios tecnológicos e operacionais.

Competências não-técnicas: trabalho em grupo; comunicação.
Resultados da aprendizagem (não-técnicos): os estudantes deverão ser capazes de colaborar e planear trabalho em grupo, para permitir a obtenção dos dados necessários à produção dos relatórios sucintos referentes a cada experiência laboratorial.

Competências técnicas: adquirir formação básica no domínio da transmissão de informação em sistemas de comunicação, permitindo-lhes analisar as tecnologias utilizadas e as limitações que impõem na informação a transmitir.
Resultados da aprendizagem: Os estudantes deverão ser capazes de estudar e compreender sistemas de comunicação de informação, nomeadamente, serem capazes de analisar e avaliar soluções tecnológicas, arquitectónicas e serviços a suportar, dotando-os assim dos conhecimentos técnicos básicos para lidarem com redes de comunicação na sua futura vida profissional e abrindo caminho para perceberem conceitos avançados neste domínio, conceitos esses a serem leccionados, aprofundando-os, em unidades curriculares de anos posteriores relacionadas com Telecomunicações.

A resolução de problemas nas aulas teóricas e a experimentação laboratorial nas aulas práticas contribuem necessariamente para o “raciocínio em engenharia e resolução de problemas” e “experimentação e descoberta do conhecimento”, aptidões prescritas para esta unidade curricular.

Programa

Breve panorama do sector das Telecomunicações.
Sinal. Representação fasorial. Conceito de onda.
Linhas de transmissão. Parâmetros característicos. Equação de onda. Impedância, reflexão e adaptação. Transitórios em linhas.
Representação de sinais no domínio dos tempos e das frequências. Concretização de conceitos adquiridos em Teoria do Sinal.
Filtragem de sinais. Filtros passivos, activos e digitais.
Comunicações analógicas. Sinais e sistemas. Modulações AM e FM.
Comunicações digitais. Conversão analógico-digital. Comunicação de sinais em banda base e em banda de canal. Introdução às modulações digitais.
Perturbações introduzidas por um canal de transmissão ou por um sistema de armazenamento. Distorção e ruído. Recepção óptima.
Compressão sem perdas. Códigos de Huffman e LZ.
Codificação de áudio, voz, imagens e vídeo. Códigos correctores de erros.
Sistemas de comunicação ponto-a-ponto e multi-ponto. Exemplo de uma ligação usando a interface RS232C via fibra óptica.
Protocolos de comunicação em rede.

Bibliografia Obrigatória

Conjunto de apontamentos disponibilizados pelos docentes da unidade curricular
Guiões dos trabalhos laboratoriais
Fawwaz T. Ulaby ; trad. José Lucimar do Nascimento; Eletromagnetismo para engenheiros. ISBN: 978-85-600-3119-1
Simon Haykin; Communication systems. ISBN: 0-471-17869-1
Jeff Hecht; Understanding Fiber Optics (5th Edition), Prentice Hall, 2005. ISBN: 0131174290
William Stallings; Data and Computer Communications. ISBN: 0-13-243310-9

Bibliografia Complementar

Apontamentos de Teoria do Sinal
Paul Horowitz, Winfield Hill; The art of electronics. ISBN: 0-521-37095-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas expositivas com introdução às matérias teóricas necessárias para uma compreensão adequada das experiências laboratoriais. Resolução de problemas ilustrativos. Apresentação e discussão dos trabalhos laboratoriais.

Aulas de laboratório: trabalhos baseados em guiões, incluindo simulação em ambiente MatLab/Simulink e montagens práticas. Os trabalhos propostos são necessariamente diversificados para abordar diferentes aspectos do programa desta unidade

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 52,00
Preparação para aulas de laboratório Trabalho escrito 20,00
Testes Exame 2,00 2010-12-16
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Acompanhamento das aulas (estudo individual) Estudo autónomo 56
Preparação para Testes Estudo autónomo 32
Total: 88,00

Obtenção de frequência

1- Frequentar um mínimo de aulas laboratoriais estabelecido no regulamento geral de avaliação.

2- Classificação miníma:
a. Componente laboratorial: 10 valores (em 20 valores).
b. Componente mini-testes: 5 valores em cada um deles, e 8 valores de média nos dois testes (em 20 valores).

3- Os alunos que tenham obtido frequência à parte laboratorial a “Telecomunicações”, no ano lectivo anterior, podem, caso optem por tal, manter essa nota de laboratório.

Fórmula de cálculo da classificação final

Apenas os 8 melhores trabalhos de entre os 10 que serão avaliados contam para a média da nota de laboratório.. A nota de cada trabalho é composta pela classificação das folhas de resposta (70%) e pela avaliação do desempenho de cada grupo e individual (30%). A ausência na aula prática em que tem lugar a avaliação de um dos trabalhos implica a perda total da cotação que lhe está associada, seja qual for a justificação para a falta.

Pesos dos componentes de avaliação (em 20 valores):
1- Nota de laboratório: 60% (12 valores).
2- Notas dos mini-testes: 40% (8 valores)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Alunos impedidos de frequentar as aulas de laboratório deverão realizar uma prova laboratorial individual (um trabalho escolhido por sorteio de entre os realizados).

Alunos impedidos de realizar algum dos testes (justificadamente) deverão realizar o mesmo exame preparado para os alunos que pretendem melhorar a classificação.

Melhoria de classificação

Exame final para subida de classificação dos testes, com manutenção da nota dos trabalhos de laboratório anteriormente obtida.

Observações

Haverá 2 mini-testes, que decorrerão durante a aula teórica.

Mini-teste 1: 4 de Novembro
Mini-teste 2: 16 de Dezembro
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