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Sistemas Gráficos e Animação 3D

Código: MM0051     Sigla: SGA3D

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Tecnologia de Comunicação

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://paginas.fe.up.pt/~aas/pub/Aulas/SGA3D/
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Multimédia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MM 16 Plano de estudos 1 - 7,5 67 202,5
Plano de estudos oficial 1 - 7,5 67 202,5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Transmitir o conhecimento de conceitos, técnicas, algoritmos e tecnologias de Computação Gráfica. Um estudo aprofundado é efectuado no domínio da computação gráfica 3D. Temas importantes são a modelação 3D e a Síntese de Imagens. O conteúdo práctico da disciplina é complementado com uma visão de uma aplicação de modelação, síntese de imagem e animação 3D. 

Resultados de aprendizagem e competências

No final da unidade curricular, o estudante deve ser capaz de: - compreender um sistema gráfico no seu todo - modelar geometricamente um conjunto de objectos tridimensionais - controlar a iluminação e o aspecto visual dos objectos - definir e elaborar animações com objectos tridimensionais.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- Panorâmica sobre a computação gráfica com predominância para os 3D. - Síntese de Imagens e Modelos de Iluminação (incluindo alguns tópicos sobre síntese de imagem com elevado nível de realismo), - Côr. - Modelação de curvas, superfícies e sólidos. - Transformações geométricas 3D. - Animação.

Bibliografia Obrigatória

Foley, James D. 070; Introduction to computer graphics. ISBN: 0-201-60921-5

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição dos temas programáticos baseada em acetatos. Apresentação e discussão de exemplos, nomeada mas não exclusivamente em síntese de imagens 3D, usando software de modelação, síntese de imagem e animação 3D. Execução de trabalhos de modelação e animação com o mesmo software.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Sistema de computadores > Interacção pessoa-computador
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de interface > Realidade virtual
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas > Computação gráfica
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Modelação em 3 dimensões

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 42,00 0,00
Trabalho prático Trabalho laboratorial 70,00 40,00
Exame Final Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 2,50 60,00
Total: - 100,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Teórico Estudo autónomo 40
Consulta de Manuais Estudo autónomo 20
Estudo para avaliações Estudo autónomo 30
Total: 90,00

Obtenção de frequência

Frequência das aulas

Fórmula de cálculo da classificação final

Alunos com trabalho prático: Cl.Final=40%*Cl.Trabalho + 60%*Cl.Exame Alunos sem trabalho prático: Cl.Final=Cl.Exame

Provas e trabalhos especiais

Trabalho Prático: Modelação e animação de uma cena 3D proposta pelo estudante e a combinar com o docente. NOTA: o trabalho prático é opcional.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os casos especiais só são dispensados de frequência das aulas, mas são sujeitos às regras de avaliação dos alunos normais.

Melhoria de classificação

Não existe melhoria do trabalho prático. O Exame segue as regras normais de melhoria em vigor na FEUP.

Observações

N.A.

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