Física II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Físicas (Física) |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIEQ |
82 |
Plano de estudos oficial |
2 |
- |
6 |
49 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
São objectivos da unidade curricular que os estudantes adquiram conhecimentos fundamentais de Electromagnetismo e de Óptica Geométrica e que estes desenvolvam as suas competências e atitudes pessoais e profissionais.
No final desta unidade curricular o aluno deve ter adquirido as competências a seguir descritas.
1. Aquisição de conhecimentos técnicos (CDIO 1.1,1.2).
1.1 Conhecimentos de ciências fundamentais
1.2 Conhecimentos básicos de Engenharia
- Apresentar o Electromagnetismo como uma teoria unificadora dos vários fenómenos electromagnéticos e ópticos observados na Natureza e utilizados nas tecnologias.
- Usar correctamente as leis que regem os fenómenos electromagnéticos e da óptica geométrica.
- Descrever e explicar conceitos essenciais sobre electromagnetismo: campo eléctrico, corrente eléctrica, circuitos eléctricos de corrente contínua, campo magnético, indução electromagnética, circuitos eléctricos de corrente alternada, ondas electromagnéticas.
- Descrever e explicar propriedades essenciais da luz: propagação, reflexão, refracção.
- Descrever e explicar os conceitos básicos de óptica geométrica: traçado de raios, formação de imagens.
- Descrever e explicar o funcionamento de aplicações práticas de electromagnetismo: condensadores, resistências eléctricas, bobines, motores eléctricos, geradores eléctricos e transformadores eléctricos, bem como de dispositivos básicos de óptica geométrica: espelhos, lentes e microscópios.
- Identificar e distinguir os fenómenos estáticos e os fenómenos dependentes do tempo.
- Explicar a um nível elementar os mecanismos microscópicos responsáveis pelos diferentes fenómenos macroscópicos observados: estrutura atómica da matéria, materiais polares e apolares, modelo de Drude para o transporte da corrente eléctrica, correntes microscópicas como origem do magnetismo e interacção da radiação com a matéria (absorção e emissão).
2. Desenvolvimento de competências e atitudes pessoais e profissionais (CDIO 2.1, 2.2, 2.3, 2.4)
2.1 Raciocínio e resolução de problemas
2.2 Experimentação e descoberta do conhecimento
2.3 Desenvolver pensamento sistémico
2.4 Capacidades e atitudes pessoais
- Ter adquirido competências em resolver crítica e autonomamente exercícios sobre a matéria.
- Enumerar os quatro passos de Pólya e aplicá-los na resolução de exercícios.
- Ter uma atitude critica perante os resultados finais obtidos, recorrendo à análise dimensional, a estimativas das ordem de grandeza esperadas, ao estudo da interdependência entre as grandezas envolvidas e ao estudo do comportamento da solução em casos-limite.
- Adquirir uma disciplina de trabalho continuado ao longo do semestre.
- Desenvolver competências na comunicação escrita.
- Usar vocabulário técnico apropriado para explicar os diferentes conceitos e fenómenos abordados.
- Desenvolver uma atitude respeitadora de valores éticos, tais como, o respeito mútuo e a honestidade.
Programa
INTRODUÇÃO: Coordenadas. Vectores. Revisões de Mecânica e Campo Gravítico.
ELECTROSTÁTICA: Estrutura atómica da matéria. Isoladores e condutores. Electrização por fricção, indução e condução. Carga eléctrica. Força eléctrica de Coulomb. Campo eléctrico. Linhas de campo. Lei de Gauss. Potencial eléctrico. Energia electrostática. Capacidade eléctrica. Condensadores no vazio. Campo eléctrico na matéria: materiais dieléctricos (o dipólo eléctrico, momento dipolar e polarização, susceptibilidade dieléctrica, constante dieléctrica e ruptura dieléctrica). Permitividade eléctrica relativa. Condensadores com dieléctricos.
CORRENTE ELÉCTRICA: Condutores. Corrente eléctrica. Densidade de corrente eléctrica. Modelo de Drude: electrões de condução, interacção electrão-rede, velocidade de condução, tempo de colisão, condutividade e resistividade eléctricas. Resistência eléctrica. Lei de Ohm. Dependência da resistividade eléctrica com a temperatura. Efeito de Joule.
CIRCUITOS DE CORRENTE CONTÍNUA: Fontes electromotrizes ideais e reais. Leis de Kirchhoff. Associações de resistências e condensadores. Divisores de carga, corrente e tensão usando resistências e condensadores. Circuitos RC. Métodos de resolução de circuitos com fontes, resistências e condensadores.
CAMPO MAGNÉTICO: Correntes eléctricas estacionárias como fontes do campo magnetostático. Campo magnetostático. Linhas de campo. Lei de Biot-Savart. Lei de Ampère. Energia magnestostática. Bobines. Coeficiente de auto-indução. Força magnética sobre uma carga eléctrica. Espectrómetro de massa. Força magnética sobre um fio percorrido por uma corrente. Princípio de funcionamento de um motor eléctrico. Campo magnético na matéria: materiais diamagnéticos, paramagnéticos e ferromagnéticos. Permeabilidade magnética relativa. Bobines com núcleo ferromagnético.
CAMPO ELECTROMAGNÉTICO: Indução Electromagnética: Leis de Lenz e de Faraday. Princípio de funcionamento de um gerador eléctrico e de um transformador eléctrico. Corrente de deslocamento de Maxwell. Lei de Ampère-Maxwel. Campo electromagnético. Equações de Maxwell no espaço livre. Ondas electromagnéticas. Antenas emissoras e receptoras de ondas de rádio.
CIRCUITOS DE CORRENTE ALTERNADA: Geradores de corrente alternada. Resistências, bobines e condensadores em corrente alternada. Impedância eléctrica. Estudo dos circuitos RC, RL, LC e RLC. Ressonância. Filtros.
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PROPRIEDADES DA LUZ: Átomos, electrões e fotões. Relação de de Broglie. Sistemas quânticos simples: poço de potencial infinito e átomo de Hidrogénio. Espectros de riscas. Interação radiação-matéria: absorção, emissão espontânea, emissão estimulada, espalhamento, efeitos fotoeléctrico e de Compton. Princípio de funcionamento de um laser. Propagação da luz. Reflexão. Refracção. Fibras Ópticas. Princípio de Huyghens. Princípio de Fermat. Dispersão. O arco-íris. Polarização (por absorção e reflexão).
ÓPTICA GEOMÉTRICA: Espelhos esféricos e planos. Superfícies refractoras esféricas. Lentes finas esféricas. Instrumentos ópticos: olho humano, microscópio, telescópio.
INTERFERÊNCIA E DIFRACÇÃO. Figuras de interferência e de difracção produzidas por duas fendas. Difracção por uma fenda (de Fraunhofer e de Fresnel). Redes de difracção. Espectroscópios. Hologramas.
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Bibliografia Obrigatória
Paul A. Tipler;
Física para cientistas e engenheiros. ISBN: 85-216-1215-X (vol.2) (Existem vários exemplares na biblioteca da FEUP.)
Richard Fitzpatrick; Electromagnetism and Optics, University of Texas at Austin, 1999 (Está disponível na página web/moodle da unidade curricular uma cópia pdf.)
Paul A. De Young; "Unit O - Geometrical Optics", 2001 (Disponível em http://www.physics.pomona.edu/sixideas/sioptc.html)
L M Martelo; Apontamentos da disciplina. (Disponíveis em pdf na página web/moodle da unidade curricular.)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas teorico-práticas (gerais) de exposição dos vários conceitos, exemplos ilustrativos e resolução de exercícios.
- Aulas práticas (turmas) de resolução de exercícios supervisionados pelo docente.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Física > Electromagnetismo
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Avaliação Distribuída |
Exame |
2,00 |
|
|
Exame Final |
Exame |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo ao longo do semestre |
Estudo autónomo |
72 |
|
Estudo para a Avaliação Distribuída |
Estudo autónomo |
14 |
|
Estudo para o Exame Final |
Estudo autónomo |
16 |
|
|
Total: |
102,00 |
|
Obtenção de frequência
- Obtém frequência, i.e., admissão a exame final, todo o aluno regularmente inscrito que:
1. Não ultrapasse o máximo permitido de 9 (nove) faltas às aulas teórico-práticas e práticas.
2. Obtenha a classificação mínima de 10 (dez) valores na componente da avaliação distribuída.
- A avaliação distribuída consistirá em 2 mini-testes em datas pré-definidas. Os minitestes possuem uma duração máxima de 1 hora e serão efectuadas na aula prática.
- Datas dos minitestes (CALENDÁRIO PROVISÓRIO):
MT1 - 12-15 Abril (8ª semana efectiva de aulas)
MT2 - 17-20 Maio (12ª semana efectiva de aulas)
- Os alunos que obtiveram frequência no ano de 2008/2009 estão dispensados da frequência das aulas, cuja nota se mantém. Contudo, estes alunos poderão optar por se inscreverem a uma turma prática e submeter-se à componente distribuída de avaliação, sendo anulada a classificação anterior. Esta opção é irreversível.
- Consultar o Artigo 4º das Normais Gerais de Avaliação da FEUP.
Fórmula de cálculo da classificação final
AD - Avaliação Distribuida (0-20 valores)
EF - Exame Final (0-20 valores)
CF - Classificação Final (0-20 valores)
Se AD >= 10 então o aluno tem admissão ao exame final.
Para se obter aprovação à disciplina, i.e., uma classificação final CF >= 10 (dez) valores, é necessário obter o mínimo de 8 (oito) valores no exame final. A AD tem um peso de 30% para a CF e o EF tem um peso de 70% para a CF.
Se EF >= 8 então CF = 0.3 * AD + 0.7 * EF
senão CF= EF
Provas e trabalhos especiais
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
- Os alunos que possuem estatuto de trabalhador estudante ou militar estão dispensados da frequência e obrigatoriedade da componente distribuída da avaliação, sendo a sua classificação final a classificação obtida no exame final. Contudo, estes alunos podem optar por se submeter à avaliação distribuída, passando a estar sujeitos às regras gerais da disciplina. Esta opção é irreversível.
- Os alunos com estatuto de dirigente associativo não estão dispensados da avaliação distribuída.
- Consultar os Artigos 4º e 6º das Normais Gerais de Avaliação da FEUP.
Melhoria de classificação
Através do exame final da época de recurso.
A classificação final será calculada do seguinte modo:
CF = max (0.3* AD + 0.7 * EFN, 0.3 * AD + 0.7 * EFR, EFR)
onde
CF é a classificação final (de 0 a 20 valores),
AD a classificação de avaliação distribuída (de 0 a 20 valores),
EFN a classificação no exame final da época normal (de 0 a 20 valores) e
EFR a classificação no exame final da época de recurso (de 0 a 20 valores).
Observações
Os alunos devem dedicar ao estudo da disciplina cerca de 6 horas semanais, além da frequência habitual às aulas.
- Informações (minitestes,etc.) e material de estudo (apontamentos, transparências usadas nas aulas, etc.) podem ser obtidas na página web moodle da disciplina: http://moodle.fe.up.pt/0910/course/view.php?id=906
- Alunos que tenham falta justificada na secretaria do DEQ a quando de uma componente da avaliação distribuída poderão realizar um mini-teste extra, em data a ser definida.
- Qualquer tentativa de FRAUDE durante o processo de avaliação distribuída leva à perca de frequência e não admissão a exame.