Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EQ0064

Física I

Código: EQ0064     Sigla: F I

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Físicas (Física)

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Física
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEQ 152 Plano de estudos oficial 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo da unidade curricular Física 1 é o de adquirir conhecimentos técnicos baseados nos princípios físicos fundamentais à análise de problemas mecânicos, usando a simplificação e a lógica e a utilização de ferramentas matemáticas adequadas (trigonometria, álgebra vectorial e cálculo diferencial e integral) como forma de enfrentar a análise de problemas do mundo real da Física e da Engenharia. Pretende-se assim que os estudantes desenvolvam aptidões pessoais e atitudes profissionais que lhes permitam abordar problemas de Mecânica Clássica, quer do ponto de vista teórico quer experimental.

Programa

1. – Apresentação e introdução à Física. Unidades e grandezas físicas
2. – Vectores
3. – Movimento rectilíneo
4. - O movimento em duas e três dimensões
5. - As leis de Newton do movimento
6. - Equilíbrio e elasticidade
7. – Aplicações das leis de Newton
8. - Trabalho e energia cinética
9. - Energia potencial e conservação da energia
10. - Quantidade de movimento, impulso e colisões
11. - Rotação de corpos rígidos
12. - Dinâmica do movimento de rotação

Bibliografia Obrigatória

H. D. Young, R. A. Freedman; Física I, Pearson
Young, Hugh D.; University Physics. ISBN: 0-201-84769-8

Bibliografia Complementar

R. A. Serway, J. W. Jewett, Jr.; Princípios de Física - volume 1, Thomson, 2004. ISBN: 8522103828
P. A. Tipler, G. Mosca; Física para Cientistas e Engenheiros - Volume 1: Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica, LTC, 2009. ISBN: 9788521617105

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teórico-práticas (tipo TP): aulas expositivas onde se introduzem os conceitos e os modelos físicos necessários à compreensão da mecânica clássica.
- Aulas práticas (tipo P): 1ª parte da aula : exposição e discussão da resolução de problemas ilustrativos da matéria leccionada nas aulas teórico-práticas ; 2ª parte da aula : resolução pelos estudantes de problemas . Em 3 das aulas práticas do semestre, os estudantes irão ao laboratório de Física realizar, em grupos, trabalhos práticos. Na 2ª parte de duas das aulas práticas, os estudantes resolverão, individualmente, para avaliação : i) um problema anteriormente resolvido numa aula de tipo P (cerca de 20 minutos) e ii) um questionário de escolha múltipla (cerca de 40 minutos),

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Exame final Exame 2,50 2010-07-30
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo para além das aulas Estudo autónomo 74 2010-07-30
Total: 74,00

Obtenção de frequência

► Não tem frequência à disciplina o estudante que obtenha na avaliação distribuída uma classificação inferior a : 3,0 valores.

► Independentemente da classificação obtida na componente distribuída, não será admitido a exame final da disciplina qualquer estudante que :
- não esteja dispensado de frequência à disciplina;
- tenha excedido o número limite de faltas às aulas de tipo P (25 % do número de aulas previstas).
NOTA : Por uma questão de normalização, considera-se como catorze (14) o número de aulas de tipo P, o que faz com que o número máximo de faltas permitidas a este tipo de aulas seja de quatro (4).

► Estão dispensados da frequência das aulas de tipo P os estudantes que no ano lectivo anterior de 2008/2009 obtiveram frequência à disciplina. Contudo, poderão optar por frequentar a disciplina e submeter-se à componente distribuída de avaliação em 2009/2010. Esta opção, que é vivamente recomendada, é irreversível.

► Os estudantes que durante o ano lectivo de 2009/2010 têm estatuto de trabalhador estudante, trabalhador independente ou militar estão dispensados de frequência e obrigatoriedade da componente distribuída da avaliação. A avaliação desta disciplina para esses estudantes será feita apenas por exame final escrito. A classificação obtida neste exame será a atribuída ao estudante. Contudo, estes estudantes poderão optar por frequentar a disciplina e submeter-se à componente distribuída de avaliação em 2009/2010. Esta opção é irreversível.

NOTA IMPORTANTE:
É dada dispensa da componente experimental (TPL) a dois tipos de estudantes que se encontram a frequentar a unidade curricular:

a) os estudantes que não obtiveram frequência a Física 1 em 2008/2009 mas que obtiveram uma classificação superior ou igual a 1,5 valores na componente laboratorial (TPL);

b) os estudantes que tendo obtido frequência à unidade curricular em 2008/2009 se encontram inscritos nas turmas de tipo P em 2009/2010 para melhorarem a classificação da avaliação distribuída obtida em 2008/2009 mas que pretendem não repetir a componente laboratorial, TPL, (mantendo, portanto, a classificação que obtiveram nesta componente TPL em 2008/2009).

Mantêm, assim, os alunos nestas duas situações - a) e b) - a classificação obtida na componente TPL em 2008/2009.

Fórmula de cálculo da classificação final

1 - NOVOS ESTUDANTES :

CF = EF + AD

CF (0 - 20 valores) – Classificação Final
EF (0 - 13 valores) – Exame Final
AD (0 – 7 valores) – Avaliação Distribuída

sendo

AD = TPL + Q + P

TPL (0 – 4,5 valores) – Trabalhos Práticos de Laboratório
Q (0 - 1,5 valores) – Questionário de escolha múltipla
P (0 - 1,0 valores) - problema já anteriormente sugerido numa aula TP


2 – ESTUDANTES QUE OPTEM PELA SUA CLASSIFICAÇÃO DE FREQUÊNCIA DE 2008/2009 :


CF = EF + AD09

CF – Classificação Final (0-20 valores)
EF – Exame Final (0-13 valores)
AD09 - Avaliação Distribuída obtida no ano lectivo de 2008/2009 (0-7 valores):
AD09 = TPL09+Q09+P09

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para os estudantes TE/TI/DA/Militares que utilizem a época especial de exames, o exame consiste : i) na realização de uma prova escrita , valendo 15 valores, e ii) na realização de um trabalho prático de laboratório, sorteado entre os quatro possíveis realizados nas aulas de laboratório, valendo 5 valores

Melhoria de classificação

Através de Exame Final da Época de Recurso. A classificação final será calculada do seguinte modo:

CF = MAX (CFN, Rad, R)

onde CFN é a classificação final na época normal, Rad a classificação final da época de recurso, incluindo a AD, e R a classificação no exame final da época de recurso (de 0 a 20 valores, sem incluir a AD).

Observações

- Para além dos tempos lectivos, estima-se que os estudantes dediquem ao estudo da disciplina de Física 1 um período de tempo que se deve situar entre 4 a 6 horas semanais.

- O atendimento aos alunos é realizado mediante combinação directa entre os estudantes interessados e os docentes.

- Os estudantes que tenham falta justificada na Secretaria do DEQ aquando de uma componente da avaliação distribuída poderão realizar uma prova extra (na semana de preparação para exame).

- Qualquer tentativa de FRAUDE durante o processo de avaliação distribuída leva à perda de frequência e não admissão a exame.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-22 às 14:25:41 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias