Engenharia de Processos II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Engenharia Biológica |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIB |
17 |
Plano de estudos oficial |
4 |
- |
6 |
56 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Explicar os conceitos fundamentais subjacentes à engenharia de bioprocessos, nomeadamente os relacionados com processos de separação.
Desenvolver a capacidade de efectuar uma análise crítica e apresentar formas de resolução de problemas de projecto e operação que ocorrem nos domínios científicos descritos no ponto anterior.
Incentivar o recurso a literatura em língua inglesa, quer de livros da especialidade quer de artigos científicos.
Promover a capacidade de trabalho em equipa.
Programa
1. Introdução: Exemplos de processos de separação em biotecnologia utilizados na indústria e em investigação. Importância dos aspectos económicos num processo industrial.
2. Separação sólido-líquido: Sedimentação; Centrifugação; Filtração. Centrífugas de filtração.
3. Outros processos membranares: Ultrafiltração; Microfiltração; Osmose inversa; Diálise. Caracterização de membranas – materiais, estrutura e porosidade.
4. Processos de separação com gradiente de campo eléctrico: Electrodiálise, electroforese e focagem isoeléctrica.
5. Métodos de ruptura celular: Físicos; Químicos; Enzimáticos; Choque Osmótico.
6. Extracção
7. Processos finais na etapa de separação: Métodos Cromatográficos (Cromatografia líquida e adsorção), Precipitação, Cristalização e Secagem
Bibliografia Obrigatória
Harrison, Roger G. 070;
Bioseparations science and engineering. ISBN: 0-19-512340-9
Dorf, Richard C.;
The engineering handbook. ISBN: 0-8493-8344-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As bases teóricas e aplicações da disciplina são leccionadas em duas aulas teórico-práticas semanais de 2h, onde serão analisados os conceitos teóricos fundamentais, desenvolvidas as equações necessárias para o cálculo dos fenómenos em estudo e exemplificada a resolução de problemas. O treino sistemático da resolução de problemas é efectuado fora das aulas pelos alunos, estando o docente disponível para o esclarecimento de dúvidas em horário a anunciar.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Frequência das aulas
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final envolve duas componentes:
1) Trabalho de grupo (peso: 25%), que consiste no estudo e apresentação de um artigo científico (máximo 3 alunos em cada grupo), sobre a matéria leccionada.
2) Exame Final (peso: 75%), que consiste numa prova sobre toda a matéria (3 h). Época normal ou de recurso.
Provas e trabalhos especiais
Ver Cálculo da Classificação Final.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
n.a.
Melhoria de classificação
Realização de Exame.
Observações
n.a.