Modelação em Engenharia Biomédica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Engenharia Biomédica |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A área de modelação e simulação tem ganho terreno rapidamente como uma alternativa às metodologias mais comuns na investigação médica, nomeadamente, nos estudos clínicos e na experimentação animal. De forma semelhante, a simulação como uma modalidade de treino médico está a tornar-se suficientemente realista para representar uma alternativa ao treino em pacientes reais e animais. A modelação 3D é também uma ferramenta fundamental para o fabrico de próteses e implantes personalizados, recorrendo às tecnologias de prototipagem rápida. O objectivo global da disciplina é o de introduzir os conceitos fundamentais de simulação e modelação 3D, em duas áreas especificas da Bioengenharia, conforme se apresenta na Parte I e II do programa abaixo indicado.
Programa
Parte I: Modelação e simulação da fisiologia humana
1. Requisitos do modelo e do interface
2. Modelos conceptuais
3. Modelos matemáticos
4. Discretização e implementação de software
5. Interpretação de resultados de simulação
6. Aplicação: O sistema cardiovascular
7. Aplicação: Respiração
Parte II - Biomodelação 3D e prototipagem rápida
1. Modelos médicos 3D & Protótipos
2. Tecnologia de Prototipagem rápida
3. Fabrico de Biomateriais personalizados
4. Applicações clínicas
4.1. Cirurgia maxillofacial
4.2. Cirurgia ortopédica
4.3. Neurocirurgia
Bibliografia Obrigatória
Fernando Jorge Alves et al; “Protoclick- Prototopiagem Rápida”, 2001
Kai, Chua Chee;
Rapid prototyping. ISBN: 981-238-117-1
Principles of Materials Science and Engeneering
Willem van Meurs; Modeling and Simulation in Biomedical Engineering: Applications in Cardiorespiratory Physiology, McGraw-Hill Professional; 1 edition , 2011. ISBN: 10: 0071714456 e 13: 978-0071714457
Willem Van Meurs; Modeling and Simulation in Biomedical Engineering: Applications in Cardiorespiratory Physiology, McGraw-Hill Professional; 1 edition, 2011. ISBN: 10:0071714456/13: 978-0071714457
Bibliografia Complementar
Insight Media; Medical Applications of Rapid Prototyping, Insight Media, 2009 (Trata-se de um DVD.)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Para estimular a participação activa na sala de aula, é solicitado aos alunos que leiam um capítulo seleccionado antes de uma aula teórico-prática. Durante a aula, o docente clarifica o conteúdo do capítulo seleccionado e aborda os seus aspectos mais importantes. Exemplos adicionais serão trabalhados pelos alunos e discutidos colectivamente. É, por isso, prática comum os alunos serem questionados no decurso da exposição, colocarem dúvidas que entretanto vão surgindo, ou mesmo emitirem opinião sobre os temas. Os primeiros minutos de cada aula são dedicados a relembrar conhecimentos entretanto apreendidos, permitindo que a matéria a leccionar possa ser mais facilmente enquadrada e integrada. A projecção de transparências e slides têm sido os meios de apoio utilizados nas aulas. Sempre que possível, reflectem exemplos práticos de aplicação dos conceitos teóricos.
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
É obrigatória a aprovação no Exame teórico da disciplina, ie obtenção de um mínimo de 10 (dez) valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação obtida no exame teórico.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com os normativos da FEUP.
Melhoria de classificação
Será realizado um exame de melhoria de classificação, de acordo com os normativos estabelecidos pelos orgãos próprios da FEUP.