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Modelação em Engenharia Biomédica

Código: EBE0148     Sigla: MEBI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Biomédica

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Electrónica e Sistemas Digitais
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIB 9 Plano de estudos oficial 4 - 5 60 135
PRODEB 0 Plano de estudos oficial 1 - 5 60 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A área de modelação e simulação tem ganho terreno rapidamente como uma alternativa às metodologias mais comuns na investigação médica, nomeadamente, nos estudos clínicos e na experimentação animal. De forma semelhante, a simulação como uma modalidade de treino médico está a tornar-se suficientemente realista para representar uma alternativa ao treino em pacientes reais e animais. A modelação 3D é também uma ferramenta fundamental para o fabrico de próteses e implantes personalizados, recorrendo às tecnologias de prototipagem rápida. O objectivo global da disciplina é o de introduzir os conceitos fundamentais de simulação e modelação 3D, em duas áreas especificas da Bioengenharia, conforme se apresenta na Parte I e II do programa abaixo indicado.

Programa

Parte I: Modelação e simulação da fisiologia humana
1. Requisitos do modelo e do interface
2. Modelos conceptuais
3. Modelos matemáticos
4. Discretização e implementação de software
5. Interpretação de resultados de simulação
6. Aplicação: O sistema cardiovascular
7. Aplicação: Respiração

Parte II - Biomodelação 3D e prototipagem rápida
1. Modelos médicos 3D & Protótipos
2. Tecnologia de Prototipagem rápida
3. Fabrico de Biomateriais personalizados
4. Applicações clínicas
4.1. Cirurgia maxillofacial
4.2. Cirurgia ortopédica
4.3. Neurocirurgia

Bibliografia Obrigatória

Insight Media; Medical Applications of Rapid Prototyping, Insight Media, 2009 (Trata-se de um DVD.)
Fernando Jorge Alves et al; “Protoclick- Prototopiagem Rápida”, 2001
Kai, Chua Chee; Rapid prototyping. ISBN: 981-238-117-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Para estimular a participação activa na sala de aula, é solicitado aos alunos que leiam um capítulo seleccionado antes de uma aula teórico-prática. Durante a aula, o docente clarifica o conteúdo do capítulo seleccionado e aborda os seus aspectos mais importantes. Exemplos adicionais serão trabalhados pelos alunos e discutidos colectivamente. É, por isso, prática comum os alunos serem questionados no decurso da exposição, colocarem dúvidas que entretanto vão surgindo, ou mesmo emitirem opinião sobre os temas. Os primeiros minutos de cada aula são dedicados a relembrar conhecimentos entretanto apreendidos, permitindo que a matéria a leccionar possa ser mais facilmente enquadrada e integrada. A projecção de transparências e slides têm sido os meios de apoio utilizados nas aulas. Sempre que possível, reflectem exemplos práticos de aplicação dos conceitos teóricos.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 0,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

É obrigatória a aprovação no exame teórico da disciplina, ie obtenção de um mínimo de 10 (dez) valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação obtida no exame téorico.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com os normativos da FEUP.

Melhoria de classificação

Será realizado um exame de melhoria de classificação, de acordo com os normativos estabelecidos pelos orgãos próprios da FEUP.
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