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Pavimentos

Código: EC0137     Sigla: PAVI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Vias de Comunicação

Ocorrência: 2011/2012 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Vias de Comunicação e Transportes
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 23 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 5 52,5 133

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

JUSTIFICAÇÃO:
Os pavimentos rodoviários fornecem a superfície que permite a circulação de veículos com conforto, segurança e economia. O seu estudo revela-se essencial para garantir que estas características se mantenham durante o período de "vida" para que se projeta a estrada. Neste sentido são abordados nesta unidade curricular os ligantes e misturas utilizados, assim como a determinação e avaliação das solicitações e o dimensionamento destes pavimentos.

OBJETIVOS:
- Conhecimento: Conhecer os materiais utilizados no domínio rodoviário e legislação aplicável. Saber dimensionar os pavimentos rodoviários.
- Compreensão: Interpretar manipular os elementos necessários no domínio dos pavimentos rodoviário.
- Aplicação: Conceber, projetar e dimensionar pavimentos rodoviários.
- Síntese: Propor novas soluções técnicas e económicas.

COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
- Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível que permita e constitua a base de desenvolvimentos e/ou aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação;
- Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares;
- Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos;
- Ser capaz de comunicar as suas conclusões e os conhecimentos e raciocínios a eles subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
- Permitir uma aprendizagem ao longo da via de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

Programa

Betumes, betumes modificados. Emulsões betuminosas: emulsionantes (fabrico e formulação).
Misturas betuminosas: Tipos, aplicações práticas e ensaios.
Propriedades mecânicas das misturas betuminosas.
Dimensionamento de pavimentos flexíveis e rígidos.

Conteúdo Científico - 50%
Conteúdo Tecnológico - 50%

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS COM OS OBJETIVOS DA UNIDADE CURRICULAR:

Os pavimentos rodoviários fornecem a superfície que permite a circulação de veículos com conforto, segurança e economia. O seu estudo revela-se essencial para garantir que estas características se mantenham durante o período de "vida" para que se projeta a estrada. Neste sentido são abordados nesta unidade curricular os ligantes e misturas utilizados, assim como a determinação e avaliação das solicitações e o dimensionamento destes pavimentos.

Bibliografia Obrigatória

Shell Bitumen; The Shell bitumen handbook. ISBN: 0-9516625-0-3
Georges Jeuffroy; Conception et construction des chaussées
E. J. Yoder; Principles of pavement design
Canadian Portland Cement Association; Thickness design for concrete highway and street pavements

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A explanação dos vários assuntos é acompanhada sempre por casos práticos e resolução de problemas.

DEMONSTRAÇÃO DA COERÊNCIA DAS METODOLOGIAS DE ENSINO COM OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA UNIDADE CURRICULAR:

Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos. Ser capaz de comunicar as suas conclusões e os conhecimentos e raciocínios a eles subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades. Permitir uma aprendizagem ao longo da via de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Conforme as normas gerais de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será obtida de acordo com a expressão:
CF = 0,5x CT + 0,4x CP + 0,1x CTP
CF = classificação final
CT = classificação da parte teórica do exame
CP = classificação da parte prática do exame
CTP = classificação do trabalho prático

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme as normas gerais de avaliação.

REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE:
Domínio da Língua Portuguesa e/ou Inglesa;
Frequência de unidades curriculares de graduação introdutórias à temática científica versada na presente unidade curricular;
Avaliação através de exame e/ou trabalho(s) especialmente definidos em face do perfil do estudante.

Melhoria de classificação

Conforme as normas gerais de avaliação.

Observações

Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas


Conhecimentos Prévios:
Preferencialmente as UCs do ramo de Vias de Comunicação.
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