Descrição, Armazenamento e Pesquisa de Informação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Sistemas de Informação |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular "Descrição, Armazenamento e Pesquisa de Informação" tem como contexto a existência de grandes repositórios de informação de natureza muito diversa e os requisitos para a sua organização, descrição, armazenamento e pesquisa.
Objectivos
1. Sensibilizar os estudantes para os problemas do armazenamento e organização de grandes colecções de dados.
2. Familiarizar os estudantes com os conceitos principais na pesquisa de documentos textuais, e da sua aplicação em ferramentas.
3. Explorar os métodos e ferramentas para a descrição de recursos na web e para o uso da descrição em aplicações que fazem uso do significado dos dados.
Resultados de Aprendizagem e Competências
No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de:
-Identificar os usos das linguagens de anotação em documentos, em repositórios de dados e no suporte a aplicações;
-Analisar um documento XML e verificar a sua conformidade a um modelo;
-Criar modelos para documentos XML;
-Interpretar os resultados do processamento de documentos com as tecnologias baseadas em XML;
-Comparar a organização de dados em modelo de anotação e outros e explorar a migração de dados entre modelos;
-Produzir um modelo de anotação para dados para um domínio de aplicação e escolher um modo de armazenamento apropriado para os mesmos;
-Descrever os modelos usados na recuperação de informação, e em particular na recuperação na web;
-Reconhecer as diversas tarefas que são consideradas na recuperação de informação;
-Aplicar as medidas de avaliação da recuperação de informação à comparação de ferramentas de pesquisa na web;
-Relacionar os documentos na web com a meta-informação que os descreve e relaciona;
-Tratar as ontologias como fornecedoras de ferramentas de descrição;
-Explorar as aplicações que manipulam descrições de informação na web semântica e criar conjuntos de metadados para um domínio;
-Comparar serviços baseados na web semântica e outras abordagens mais simples para a descrição de recursos.
Programa
Introdução a XML e tecnologias associadas: modelos e validação de documentos; processamento com XPath e interrogação com XQuery.
Pesquisa de informação de base textual; modelos de recuperação; avaliação; recuperação de informação na web.
Descrição de informação: linguagens da Web semântica; RDF, RDF-Schema, OWL; ontologias para dados de um domínio.
Bibliografia Obrigatória
Anders Møller, Michael I. Schwartzbach; An Introduction to XML and Web Technologies, Addison Wesley Professional, 2006. ISBN: 0321269667
Christopher D. Manning, Prabhakar Raghavan, Hinrich Schütze; Introduction to Information Retrieval, Cambridge University Press, 2008. ISBN: 0521865719
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Os tempos lectivos são usadas para exposição de matéria teórica, com referência à bibliografia relevante, desenvolvimento de exemplos relacionados, discussão de leituras propostas e resolução pelos estudantes de exercícios propostos.
Software
Protegé
oXygen XML editor
XMLSpy XML editor
Apache Lucene
Palavras Chave
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
39,00 |
|
|
Entrega Trabalho 1 |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
15,00 |
|
2010-10-07 |
Entrega Trabalho 2 |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
30,00 |
|
2010-11-11 |
Entrega Trabalho 3 |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
30,00 |
|
2010-12-09 |
Mini-teste 1 |
Exame |
1,00 |
|
2010-11-18 |
Mini-teste 2 |
Exame |
1,00 |
|
2010-12-16 |
Estudo |
Exame |
46,00 |
|
2010-12-16 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
A unidade curricular tem uma componente de avaliação prática que é o resultado da realização dos trabalhos, a entregar antes das respectivas datas limite fixadas no plano da unidade curricular.
O estudantes têm de obter 50% em cada um dos elementos da avaliação prática.
A aprovação na unidade curricular está condicionada à obtenção de classificação superior a 40% em cada um dos mini-testes.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é calculada usando a fórmula: NOTA = 60% Trabalhos + 40% Mini-testes.
A componente Trabalho é o resultado da avaliação prática e pode ser obtida:
-realizando três trabalhos de acordo com os guiões propostos;
-propondo um projecto para o semestre e realizando entregas e apresentações de resultados nos mesmos prazos que os dos trabalhos.
A opção pelo projecto e o seu plano de trabalho têm de ser acordados com os docentes.
Provas e trabalhos especiais
Não há provas nem trabalhos especiais.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação distribuída, realizada durante o semestre de funcionamento da unidade curricular, é exigida a todos os estudantes, independentemente do regime de inscrição.
Melhoria de classificação
A classificação pode ser melhorada na edição seguinte da unidade curricular.