Laboratório de Gestão de Projectos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Engenharia de Software |
OFICIAL |
Temas Multidisciplinares |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
1- ENQUADRAMENTO
O sucesso dos projetos e produtos de software depende não só do domínio das competências técnicas necessárias à realização das várias atividades do ciclo de vida do desenvolvimento do software, mas também, e cada vez mais, de um conjunto de capacidades e competências de gestão, comportamentais e comunicacionais, tais como competências de gestão de projeto (nas suas diversas variáveis de prazo, orçamento, âmbito, qualidade, recursos, etc.), capacidade de trabalhar em equipa, capacidade de relacionamento com clientes e capacidade de comunicação e marketing.
2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
No final da Unidade Curricular os estudantes deverão ser capazes de:
1.Identificar a necessidade de recurso à gestão de projetos bem como a importância do seu enquadramento estratégico;
2.Identificar os diferentes referenciais normativos e metodologias para a gestão de projetos; 3.Identificar e definir as áreas de processo e variáveis da gestão de projetos;
4. Aplicar metodologias e ferramentas de gestão de projeto e trabalho em equipa;
5. Aplicar conceitos e ferramentas de gestão da qualidade a projetos;
6. Identificar e gerir os riscos inerentes a um projeto.
3- CONHECIMENTO PRÉVIO
Domínio das competências técnicas necessárias ao desenvolvimento de projetos de software.
Ter frequentado Laboratório de Desenvolvimento de Software (LDSO).
4- DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL
Componente Científica: 50%
Componente Tecnológica 50%
5- RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
Desenvolver nos estudantes as capacidades de gestão de projectos de software, trabalho em equipa e empreendedorismo, habilitando-os assim a resolver a diversidade de problemas que tipicamente surgem em projectos deste tipo numa organização real.
Programa
1. GESTÃO DE PROJECTOS
Fases do projecto: Arranque do projecto; Planeamento do projecto (decomposição hierárquica do projecto, definição de dependências, estimação de esforços, afectação de recursos, calendarização, diagramas, documento de plano do projecto, métodos PERT e CPM); Monitorização e controlo do projecto (medição do progresso do projecto, "earned value management", reporte periódico, replaneamento); Fecho do projecto (relatório de fecho, lições aprendidas).
Áreas de conhecimento: Gestão da integração, gestão do âmbito, gestão do tempo, gestão dos custos, gestão da qualidade, gestão dos recursos humanos, gestão da comunicação, gestão do risco, gestão do aprovisionamento.
2. TRABALHO EM EQUIPA
Grupo de trabalho, equipa, estilos de gestão e organização de equipas, "team building", liderança e "coaching", comunicação pessoal, gestão de reuniões, negociação e gestão de conflitos, "logbooks".
3. METODOLOGIAS E FERRAMENTAS
Metodologias para gestão de projectos e organização de equipas de software: Team Software Process (TSP); Scrum; Rational Unified Process (RUP).
Ferramentas para gestão de projectos e trabalho em equipa.
4. EMPREENDEDORISMO
Conceito de produto e produto mínimo viável, justificação económica do produto, modelo de negócio, aplicação do modelo Canvas.
5. EXPERIMENTAÇÃO
Aplicação em projectos concretos, realizados por equipas de média dimensão, dos métodos, técnicas e formas de trabalho apresentados.
Bibliografia Obrigatória
Tom DeMarco & Timothy Lister;
Peopleware. ISBN: 0-932633-43-9
IEEE Guide Adoption of PMI Standard A Guide to the Project Management Body of Knowledge , IEEE Press, 2004
W. Humphrey; PSP: A Self-Improvement Process for Software Engineers, Addison-Wesley, 2005
Cópias de acetatos e textos fornecidos
C. Jones; Software Engineering Best Practices, McGraw-Hill, 2010
Revistas técnicas e websites
S. McConnell; Software Project Survival Guide: How to Be Sure Your First Important Project Isn’t Your Last, Microsoft Press, 1997
W. Humphrey; TSP: Leading a Development Team, Addison-Wesley, 2006
Alexander Osterwalder, Yves Pigneur; Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, Wiley, 2010. ISBN: 978-0470876411
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta unidade curricular tem uma componente teórica baseada em aulas de exposição e discussão, que retomam, com outra profundidade, alguns temas já abordados na unidade curricular de Engenharia de Software, nomeadamente os mais relacionados com os aspectos da Gestão de Projectos.
As aulas práticas são dedicadas à realização de projectos concretos, organizando-se, para o efeito, os alunos em grupos de média dimensão.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
70,00 |
|
|
Arranque do Projecto |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
3,00 |
|
|
Fase de concepção |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
36,00 |
|
|
Apresentação intermédia |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
5,00 |
|
|
Fase de desenvolvimento |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
66,00 |
|
|
Apresentação final |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
7,00 |
|
|
Fecho do Projecto |
Participação presencial |
2,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Condições para obtenção de frequência: Não exceder o número limite de faltas e participar activamente no planeamento e concretização dos respectivos projectos
Fórmula de cálculo da classificação final
A nível de cada equipa de trabalho, a classificação final da unidade curricular será calculada tomando em consideração a participação e discussão nas aulas teóricas e o trabalho desenvolvido nas aulas práticas, focando os seguintes aspectos:
- Comunicação, imagem e marketing (apresentações, comunicações com o cliente, promoção de ideias e produtos);
- Gestão do projecto (cumprimento dos objectivos, dinâmica individual e da equipa);
- Presença e participação nas aulas e reuniões (em aulas previamente anunciadas serão anotadas as presenças e avaliado o empenho dos presentes);
- Produto desenvolvido (valor para o cliente e qualidade).
As equipas de projecto são agrupadas em “empresas LGP”, havendo alguns componentes comuns a toda a empresa.
A classificação final global de cada equipa será calculada considerando os seguintes pesos:
- Comunicação, imagem e marketing: 15%;
- Gestão do projecto e trabalho em equipa: 45%;
(10% relativo à empresa)
- Presença e participação nas aulas e reuniões: 10%;
- Produto desenvolvido: 30%.
A classificação individual terá como base a classificação global da respetiva equipa, podendo variar de acordo com a auto-avaliação realizada no interior da própria equipa e com os resultados do acompanhamento feito pelos docentes ao longo dos trabalhos
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Idênticas às dos estudantes ordinários
Melhoria de classificação
Sendo uma unidade curricular de avaliação distribuída sem exame final, a melhoria de classificação é possibilitada pela realização de projectos alternativos no ano lectivo seguinte.
Observações
Datas importantes:
- 17.02.2012: Início das aulas; Apresentação da unidade curricular; Constituição das equipas; Atribuição dos projectos
- 24.02.2012: Reunião de Kick-off dos projectos e primeira reunião com os clientes
- 30.03.2012: Sessão de apresentações intermédias
- 04.06.2012: Entrega dos projectos
- 15.06.2012: Sessão de apresentações finais e de encerramento