Laboratório de Aplicações com Interface Gráfica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Interação e Multimédia |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta unidade curricular tem por objectivo principal desenvolver um conjunto de competências práticas, algumas já tratadas em unidades curriculares anteriores num contexto mais teórico. Foca-se em trabalhos práticos de desenvolvimento, tendencialmente multidisciplinares, nomeadamente nas áreas de Computação Gráfica e Interfaces, de Programação em Lógica e de Sistemas Operativos.
No fim da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
- Projectar aplicações e respectivas estruturas, adequadas à utilização em tecnologia de síntese deimagem,
- Conceber, desenvolver e avaliar aplicações com interface gráfica 3D recorrendo a uma tecnologia adequada de síntese de imagem,
- Integrar código desenvolvido em ambientes e linguagens de natureza diferente, utilizando tecnologias de comunicação.
Pretende-se dotar os alunos de capacidade de exploração adequada ao desenvolvimento de software, nomeadamente na criação de ambientes 3D (representação poligonal, iluminação e interacção) e na utilização dos serviços oferecidos por um sistema operativo, com ênfase especial em comunicações e sincronização.
Programa
Síntese de imagem:
Modelo de iluminação de Phong, Rendering de superfícies poligonais, Mapeamento de texturas
Interface Pessoa-Máquina:
Funcionalidade e usabilidade
Gestão de eventos e interacção com utilizador
Construção de interfaces GUI
Sistemas Operativos:
Comunicações
Sincronização
Bibliografia Obrigatória
Foley, James D. 070;
Introduction to computer graphics. ISBN: 0-201-60921-5
Observações Bibliográficas
Manuais da tecnologia gráfica utilizada são disponibilizados no site da organização respectiva e pelo docente.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas: Revisão, baseada em acetatos e exposição no quadro, dos temas relevantes para a elaboração dos trabalhos, com especial incidência em detalhes de implementação dos mesmos. Apresentação das principais características das tecnologias a utilizar (OpenGL, Sockets...).
Aulas práticas: Desenvolvimento de 3 projectos de software versando os temas referidos no programa da disciplina, em grupos de 2 alunos.
Software
OpenGL
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Técnicas gráficas > Computação gráfica
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de interface > Realidade virtual
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
70,00 |
|
|
Trabalho prático extra-aulas |
Trabalho escrito |
56,00 |
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Avaliação |
Exame |
8,00 |
|
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|
Total: |
- |
0,00 |
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Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo Teórico e de Manuais |
Estudo autónomo |
42 |
|
Estudo para avaliações |
Estudo autónomo |
12 |
|
|
Total: |
54,00 |
|
Obtenção de frequência
Não exceder o número limite de faltas e participar activamente na elaboração dos três trabalhos que devem ser submetidos para avaliação. Os trabalhadores estudantes e equivalentes dispensados das aulas devem, com periodicidade a combinar com os docentes, apresentar a evolução dos seus trabalhos, assim como devem fazer a apresentação destes, simultaneamente com os alunos ordinários, e realizar as provas práticas de avaliação individual previstas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Av. Contínua 30% (avaliação efectuada durante as aulas práticas pelos docentes)
Av. Trabalhos 70% (critérios a definir nos próprios trabalhos)
Cálculo:
CF = 30% AC + 70% AT
AT = 30% T1 + 30% T2 + 40% T3
T1 = 50% C1 + 50% AI1
T2 = 50% C2 + 50% AI2
T3 = C3
Legenda:
CF: Classificação Final
AC: Avaliação Contínua/Frequência nas aulas
AT: Classificação obtida em Trabalhos
T1: Classificação global obtida pelo aluno no trabalho 1
T2: Classificação global obtida pelo aluno no trabalho 2
T3: Classificação global obtida pelo aluno no trabalho 3
C1: Classificação atribuída ao trabalho 1
C2: Classificação atribuída ao trabalho 2
C3: Classificação atribuída ao trabalho 3
AI1: Avaliação individual do aluno sobre trabalho 1 (prova prática)
AI2: Avaliação individual do aluno sobre trabalho 2 (prova prática)
AI3: (não prevista)
Provas e trabalhos especiais
Trabalho 1
Data de entrega: 09/10/2011
Avaliação em aulas práticas: semana de 10/10 a 14/10
Prova de avaliação individual: 19/10, 14:30-18:30, salas a anunciar
Trabalho 2
Data de entrega: 13/11/2011
Avaliação em aulas práticas: (não aplicável)
Prova de avaliação individual: 16/11, 14:30-18:30, salas a anunciar
Trabalho 3
Data de entrega: 16/12/2011
Avaliação em aulas práticas: semana de 02/01/2012 a 06/01/2012
Prova de avaliação individual: (não aplicável)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para Trabalhadores estudantes e equivalentes, a avaliação contínua AC na fórmula de Cálculo da Classificação Final poderá ser não considerada, com o consequente aumento da avaliação de trabalhos AT para 100%, devendo os mesmos respeitar o disposto anteriormente no campo "Obtenção de Frequência". Os dirigentes associativos estão sujeitos às regras normais de avaliação.
Melhoria de classificação
Realização de trabalhos alternativos na época seguinte da disciplina.
Observações
Os trabalhos 1 e 3 são avaliados na aula prática calendarizada para o efeito, incluindo discussão dos autores com os docentes.
Pré-requisito: é aconselhável a frequência nas disciplinas de CGRA, AEDA e CAAL do 2º Ano, e SOPE do 3º Ano.