Ambientes Costeiros
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Área Complementar |
Ocorrência: 2012/2013 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Sensibilização para as características, problemas e intervenções específicos das zonas costeiras como sistemas de interface muito dinâmicos, abertos e fortemente polarizadores de ocupações, usos e transformações. Problemas ambientais. Iniciação a metodologias de ordenamento. Iniciação às tipologias de intervenção de defesa costeira.
Análise de casos de estudo.
Resultados de aprendizagem e competências
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Programa
Tipos de ambientes costeiros. Atracção demográfica pelo litoral. Usos, ocupações e intervenções. Conflitos de usos.
Agentes fisiográficos: ventos, marés, agitação marítima, correntes.
Interacção entre agentes e com as fronteiras sólidas.
Evolução morfológica de praias, dunas e estuários. Regressão generalizada da linha de costa.
Causas das erosões. capacidade de previão. Vulnerabilidade e Riscos de exposição. Variabilidade climática e alterações climáticas. Figuras de Figuras de Ordenamento.
Estratégias adaptativas de gestão costeira. A opção "Protecção".Cenários e modelos de expansão de frentes urbanas ribeirinhas.
Redução de acções antrópicas específicas. Possibilidades de "manutenção" da linha litoral. Obras de defesa costeira. Funcionamento. Concepção. Construção. Minimização de impactes. Soluções mistas. Monitorização. Casos de estudo.
Bibliografia Obrigatória
Fernando Veloso- Gomes; Elementos de apoio às aullas
Observações Bibliográficas
A bibliografia é apresentada para cada temática lecionada
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentação das matérias recorrendo a uma grande variedade de exemplos práticos nacionais e internacionais. Divulgação de conceitos e terminologias específicos. A importância do ordenamento de frentes ribeirinhas, da redução de factores antrópicos e das intervenções de requalificação e de defesa costeira.
A interdisciplinaridade e a multidisciplinaridade das abordagens. Aspectos ambientais.
Visitas de estudo. Análise de Casos de Estudo. Aplicações.
A presença nas aulas será incentivada e o acompanhamento das matérias ao longo do período lectivo é fundamental.
As aulas assumem um caráceter teórico-prático.
Sempre que estejam a decorrer trabalhos experimentais no tanque de ondas da FEUP, haverá visitas de curta duração dentro dos períodos lectivos.
Palavras Chave
Ciências Naturais
Ciências Tecnológicas
Ciências Físicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
40,00 |
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Exame final escrito |
Exame |
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60,00 |
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Total: |
- |
100,00 |
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Obtenção de frequência
A obtenção de frequência pressupõe a presença em pelo menos 75% das aulas leccionadas e a obtenção de pelo menos 50% na avaliação do trabalho a elaborar ao longo dos tempos lectivos.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da soma das classificações de duas avaliações:
Trabalho T : 0 - 20 valores (peso 4/20)
Exame Final E : 0 - 20 valores (peso 16/20)
Classificação Final = (Tx 4/20) + (P x16/20), escala 0 a 20 valores
Provas e trabalhos especiais
O Trabalho que integra a avaliação e a classificação final será desenvolvido por cada aluno ao longo do tempo lectivo. Será produzido e entregue ao docente (até 20 de Dezembro de 2010) um Relatório individual.
Trabalho de estágio/projeto
Avaliação especial (TE, DA, ...)
REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE:
Domínio da Língua Portuguesa e/ou Inglesa;
Frequência de disciplinas de graduação introdutórias à temática científica versada na presente disciplina;
Avaliação através de exame e/ou trabalho(s) especialmente definidos em face do perfil do estudante.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação será possível mediante nova comparência a exame escrito ou, a solicitação do aluno, a uma prova oral.
Observações
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 2 horas