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Projecto de Implementação

Código: MIET0011     Sigla: PI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão de Empresas

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIET 18 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 2 - 2 14 53,33

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta disciplina traduz a conclusão natural da Sequência Tech e tem como objectivos
fundamentais apoiar o refinamento do plano de negócio para preparar o lançamento
de uma nova empresa de base tecnológica recorrendo ou não a investimento de capital
semente ou de capital de risco, orientando as equipas no refinamento final do seu
plano de negócios tendo em vista a sua preparação para apresentar a investidores.
No final desta disciplina o aluno deverá ser capaz de:
- Fazer um planeamento de desenvolvimento de um novo produto/serviço com base
numa tecnologia
- Escolher a equipa de gestão para o seu negócio
- Identificar qual a forma mais adequada de financiar o seu projecto de
investimento

Programa

A metodologia da disciplina consiste numa análise funcional, estratégica e de mercado da oportunidade de negócio a implementar, em grupos de entre dois e cinco alunos
Ao longo da disciplina é realizada a validação de áreas chave a cobrir aquando da implementação de um negócio, em sessões temáticas, onde é valorizada a reflexão em grupo sobre essas matérias, e por vezes com a intervenção de convidados externos.
Como resultado deverá emergir no final a primeira versão integral do plano de implementação do negócio.
A operacionalização das sessões será levada a cabo de acordo com o seguinte planeamento:

23 Fevereiro
Apresentação da disciplina:
Apresentação da disciplina; Regras de avalliação; Ter um plano de arranque: Como o organizar e como o monitorar.

09 Março
Mobilizar os RH’s necessários:
Como e quando decidir o arranque: RH: Como estrutura uma equipa.

23 Março
Arranque comercial & Internacionalização:
Arranque comercial & comunicação da existência da empresa. A Internacionalização como segundo desafio à existência.

06 Abril
Fontes de Financiamento:
Como assegurar o financiamento mínimo ao arranque. Quais as fontes alternativas existentes.

20 Abril
Fiscalidade do dia-a-dia:
Fiscalidade: IVA, S Social, IRC, IRS

04 Maio
Tesouraria e Temas legais:
Temas legais: Passos práticos necessários a arrancar com um negócio; Tesouraria; Gestão previsional e implicações nas decisões de gestão

01 Junho
Apresentação final:
Apresentação dos projectos de implementação

O projecto de implementação final é realizado por grupos de alunos.
Os grupos de alunos, cada um responsável por um e só um plano de implementação, não poderão ter menos do que dois e mais do que cinco alunos.
A formação dos grupos e a escolha da tecnologia sob a qual desenvolverão o plano de implementação é da livre iniciativa dos alunos.
Até à véspera da 2ª sessão, os grupos devem anunciar a sua composição final e a tecnologia seleccionada, sob pena de serem excluídos do processo de avaliação contínua.

Bibliografia Obrigatória

Jeffry A. Timmons and Stephen Spinelli; New venture creation. ISBN: 978-007-127632-0

Bibliografia Complementar

Generico, Inc. - An Example of a Complete Business Plan, PwC, 1999

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Práticas de carácter tutorial:
Esclarecimento de dúvidas sobre a resolução de problemas e trabalhos de casa propostos.
Casos de estudo apresentados por convidados externos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Normas gerais de avaliação, artigo 4º.
Avaliação distribuída com uma classificação mínima de 40%.

Fórmula de cálculo da classificação final

Intervenções nas sessões semanais: 40%
PI final e defesa do mesmo: 60%.

Provas e trabalhos especiais

A qualidade das intervenções orais nas sessões quinzenais será avaliada, pelos docentes da disciplina, e a sua classificação será exclusivamente 0 ou 0.8 valores, de acordo com a grelha de avaliação que será disponibilizada na 1ª sessão.
A avaliação dos trabalhos dos grupos e das intervenções orais individuais será da responsabilidade da respectiva equipa docente.
Os alunos que faltarem ou chegarem depois após a hora marcada da sessão (tolerância de 10 minutos) terão zero valores no capítulo da intervenção oral nessa sessão.
A falta, ou o atraso, a mais do que três sessões ditará a exclusão do aluno do regime de avaliação contínua.
A avaliação dos trabalhos enunciados na sessão 7 (não mais do que 20 slides) será da responsabilidade da equipa dos docentes.
Na primeira sessão serão igualmente disponibilizados aos alunos as grelhas de avaliação do trabalho final, previsto para a sessão 7.
Igualmente na 1ª sessão serão disponibilizados os templates dos slides, que deverão ser seguidos nas apresentações.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As avaliações em época especial serão realizadas tendo por base apenas um exame final, na prática consubstanciado na entrega e avaliação, pelo júri constituído pelos docentes, de um plano de implementação que prove o domínio do Aluno dos parâmetros enunciados no capítulo “Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem”.
Incluirá sempre apresentação oral, para além da entrega do plano de implementação em formato escrito.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação da componente de avaliação distribuída será alvo de uma prova especial durante a época de exames.
Essa prova consistirá na entrega e avaliação, pelo júri constituído pelos docentes, de um plano de implementação que prove o domínio do Aluno dos parâmetros enunciados no capítulo anterior “Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem”. Incluirá sempre apresentação oral, para além da entrega do plano de implementação em formato escrito.
Mediante indicação expressa do responsável da disciplina, a melhoria de classificação pode ser obtida pela entrega e avaliação, pelo júri constituído pelos docentes, de um capítulo em particular do plano de implementação que comprove uma evolução particularmente desejável do domínio do Aluno de alguns dos parâmetros enunciados no capítulo anterior “Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem”. Incluirá sempre apresentação oral, para além da entrega do plano de implementação em formato escrito.

Observações

Todos os trabalhos entregues deverão ser originais e feitos pelo próprio Grupo.
Podem usar-se ideias sugeridas por outros colegas/grupos, mas não se pode copiar o trabalho destes.
Os trabalhos devem ser entregues nas caixas de correio electrónico dos docentes da disciplina, tal como supra-mencionadas, até 24 horas antes da sessão onde serão analisados.
Trabalhos entregues fora de prazo não serão corrigidos.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas:
Aulas da disciplina (estimativa): 14 horas
Trabalhos de casa e resolução de exercícios: 32 horas
Exame final Teste/Exame: 4 horas
Estudo individual: 10 horas
Total: 60 horas
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