Criação e Desenvolvimento do Negócio
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Gestão de Empresas |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular pretende dotar os alunos de competências teórico-práticas que lhes permitam:
. Ter uma maior compreensão da realidade concreta de um negócio
. Perceber a importância do modelo de negócio para o sucesso empresarial
. Perceber os componentes essenciais de um modelo de negócio
. Saber como desenvolver um modelo de negócio ajustado à estratégia de uma empresa de base tecnológica.
Serão incluídos elementos práticos que permitam ao aluno testar a evolução da sua capacidade argumentativa ao longo do semestre com recurso a estudos de caso e exemplos práticos de empresas. Este tipo de formação requer dos alunos um esforço continuado tanto de interiorização dos conceitos, como da forma como eles são corporizados num projecto real.
Programa
Seminário 1: Desmistificar o negócio
Objectivos :
Fazer o enquadramento sobre o que é o ngócio
Dar a perceber a importância do modelo de negócio para o sucesso da empresa
Permitir a compreensão do que è um modelo de negócio ( definição e componentes ) nos seus diversos aspectos
Seminário 2 : Metodologia para a criação de um modelo de negócio
Objectivos :
Permitir a compreensão sobre o processo de construção de um modelo de negócio
Seminário 3 : Metodologia para a criação de um modelo de negócio - Evolução
Objectivos :
Reforçar a compreensão dos detalhes na construção evolutiva de um modelo d enegócio
Explicitar a interacção entre estratégia empresarial /modelo de negócio e plano de negócio
Seminário 4 : Estudo de um caso teórico
Objectivos :
Aprofundar a compreensão do que é um modelo de negócio
Saber lidar com a complexidade associada à aplicação em modelo aberto
Obter um possível modelo de negócio para a tecnologia de cada grupo
Seminário 5 : Estudo comparativos de modelos de negócio
Objectivos :
Consolidar a compreensão do que é um modelo de negócio
Perceber a aplicabilidade de diferentes modelos de negócio para um mesmo produto / serviço
Seminário 6 : Estudo de um caso completo - Modelo de negócios actual
Objectivos :
Aprofundar a compreensão do que é um modelo de negócio
Saber lidar com a complexidade devida pela aplicação em modelo aberto
Avaliação de conhecimentos pela apresentação em grupo e discussão da
Seminário 7 : Estudo de um caso completo - Modelo de negócios futuro
Objectivos :
Aprofundar a compreensão do que é um modelo de negócio
Saber lidar com a complexidade devida pela aplicação em modelo aberto seja na perspectiva factual e retrospectiva, seja na perspectiva espculativa fundamentada e prospectiva na criação de modelos futuros de geração de valor
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia a seguir assenta nos seguinte spontos:
. Exposição de conhecimentos através de seminários e apresentações
. Apresentação e análise em grupo de estudos de caso para consolidação de conhecimentos
. Realização de trabalho em grupo com vista ao desenvolvimento de competências á sistematização de um modelo de negócios actual e ao desenvolvimento fundamentado de um modelo de negócios futuro
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
42,00 |
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|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Classificação final superior ou igual a 10 valores
Fórmula de cálculo da classificação final
Época normal de avaliação:
50 % da classificação final é obtida pelo resultado do teste final da componente de Direito
50% da classifcação final é repartida a 50% para a apresentação em grupo de trabalho sobre o modelo de negócios actual da Padaria Mirassol e a 50% para a apresentação em grupo de trabalho sobre as propostas de modelo de negócios futuro da Padaria MIrassol; os trabalhos são avaliados pelo Rubric disponível
Melhoria de classificação
Época de recurso:
100% teste
Observações
Bibliografia:
Osterwalder and Pigneur - Busines Model Generation - A Hanbook for visionaries, game changers and Challengers - Book
Osterwalder and Pigneur - Busines models and their eleemnts - BITA B4U workshop (2002)
Osterwalder - How to describe your business model and compete bettre - draft version
Osterwalder et al - Skype's disruptive potential in telelcom market: a systematic comparison of business models - Business Model Design (2005)
Osterwalder - The Business Model Ontology; a proposition in a design science approach - Academic dissertation (2004)
Morris et al - The enterpreneur business model ; towards a unified perspective - Journal of Business Research (2005)
Magretta - Why business model matter - Harvard Business review (2002)