Gestão de Inovação
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Gestão de Inovação |
Ocorrência: 2010/2011 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Difundir conhecimentos na área da Inovação e Gestão da Inovação que por um lado capacitem os estudantes para a iniciação à investigação na área e, por outro, lhes forneça ferramentas de base para analisarem os processos de criação e inovação e as suas implicações para a gestão, explorarando as formas através das quais inovação pode ser estimulada nas organizações.
Programa
1 – Enquadramento e ciclo de inovação
2 – Elementos-chave do processo de inovação
3 – Inovação como um processo de negócio central
4 – Construindo a organização inovadora
5 – Desenvolvendo uma estratégia de inovação
6- O contexto nacional e competitivo
7 - Explorar trajectórias tecnológicas
8 - Integração e aprendizagem estratégica
9 - Aprender com os mercados e alianças: a cooperação em I&D
10 - Propriedade Intelectual e estratégia de licenciamento
11 - Plano de negócio e financiamento de novos negócios
Bibliografia Obrigatória
Joe Tidd, John Bessant; Managing Innovation, John Wiley & Sons Inc., 2009. ISBN: 0470998105
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O ensino é de carácter teórico-prático, com ênfase na discussão de casos práticos e participação dos estudantes na aula. É também encorajado o trabalho de equipa através da apresentação dos trabahos de investigação.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
42,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Não há recurso ou possibilidade de melhoria de classificação para o trabalho de investigação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Caso de estudo de auditoria da inovação (25% relatório+20% apresentação+5%avaliação pares).+ Teste (50%)
Provas e trabalhos especiais
Auditoria à Inovação de uma empresa
Confronto das respostas de diversos departamentos, nomeadamente: Marketing; Comercial/Vendas; I&D/Inovação (...)
Datas importantes (envio para ateixeira@fep.up.pt, até 24h):
28 Fevereiro: Uma página de resumo identificando os elementos do grupo (max. 4), a empresa (incl. contacto) e os departamentos em análise.
24 Março: Relatório com até 3000 palavras com descrição e contexto organizacional e de mercado da empresa em análise, incl. estado ao nível da inovação e interacção entre marketing e I&D ou departamentos homólogos, e resultados da auditoria de Inovação (as 3000 palavras excluem referências bibliográficas, tabelas e figuras).