Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > MIET0006

Gestão de Inovação

Código: MIET0006     Sigla: GI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão de Inovação

Ocorrência: 2010/2011 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIET 32 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 1 - 6 42 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Difundir conhecimentos na área da Inovação e Gestão da Inovação que por um lado capacitem os estudantes para a iniciação à investigação na área e, por outro, lhes forneça ferramentas de base para analisarem os processos de criação e inovação e as suas implicações para a gestão, explorarando as formas através das quais inovação pode ser estimulada nas organizações.

Programa

1 – Enquadramento e ciclo de inovação
2 – Elementos-chave do processo de inovação
3 – Inovação como um processo de negócio central
4 – Construindo a organização inovadora
5 – Desenvolvendo uma estratégia de inovação
6- O contexto nacional e competitivo
7 - Explorar trajectórias tecnológicas
8 - Integração e aprendizagem estratégica
9 - Aprender com os mercados e alianças: a cooperação em I&D
10 - Propriedade Intelectual e estratégia de licenciamento
11 - Plano de negócio e financiamento de novos negócios

Bibliografia Obrigatória

Joe Tidd, John Bessant; Managing Innovation, John Wiley & Sons Inc., 2009. ISBN: 0470998105

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino é de carácter teórico-prático, com ênfase na discussão de casos práticos e participação dos estudantes na aula. É também encorajado o trabalho de equipa através da apresentação dos trabahos de investigação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 42,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Não há recurso ou possibilidade de melhoria de classificação para o trabalho de investigação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Caso de estudo de auditoria da inovação (25% relatório+20% apresentação+5%avaliação pares).+ Teste (50%)

Provas e trabalhos especiais

Auditoria à Inovação de uma empresa

Confronto das respostas de diversos departamentos, nomeadamente: Marketing; Comercial/Vendas; I&D/Inovação (...)

Datas importantes (envio para ateixeira@fep.up.pt, até 24h):

28 Fevereiro: Uma página de resumo identificando os elementos do grupo (max. 4), a empresa (incl. contacto) e os departamentos em análise.

24 Março: Relatório com até 3000 palavras com descrição e contexto organizacional e de mercado da empresa em análise, incl. estado ao nível da inovação e interacção entre marketing e I&D ou departamentos homólogos, e resultados da auditoria de Inovação (as 3000 palavras excluem referências bibliográficas, tabelas e figuras).






Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-11-04 às 11:43:08 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias