Gestão de Marketing
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Marketing |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A disciplina tem por objectivo fornecer o quadro conceptual básico de marketing tendo em vista desenvolver nos alunos a capacidade para tomarem decisões sobre as principais variáveis de marketing enquanto elementos do processo global da gestão das organizações.
Programa
1. O Marketing nas Organizações
2. Desenvolvimento da Estratégia de Marketing
2.1 Segmentação e Targeting
2.2 Posicionamento e Gestão de Marcas
3. Gestão das Principais Variáveis de Marketing
3.1 Produto
3.2 Preço
3.3 Promoção
3.4 Distribuição
4. Plano de Marketing
Bibliografia Obrigatória
Dibb, S., Simkin, L., Pride, W. e Ferrell, O. (2005), ; Marketing – Concepts and Strategies, 5th European Edition, Houghton Mifflin, Boston, MA., 2005
Bibliografia Complementar
Adcock, D. (2000), ; Marketing Strategies for Competitive Advantage, John Wiley & Sons, Ltd, Chichester
Baker, M. e Saren, M. (eds.) (2010); Marketing Theory: A Student Text, SAGE Publications, London
Kim, W. C. e Mauborgne, R. (2005); Blue Ocean Strategy, Harvard Business School Press, Boston, MA.
Iacobbucci, D. (ed.) (2001); Kellogg on Marketing, John Wiley & Sons, Inc., New York, NY.
Blois, K. (ed.) (2001); The Oxford Textbook of Marketing, 2nd ed, Oxford University Press, Oxford
Whitwell, G., Lukas, B. e Doyle, P. (2003); Marketing Management: A Strategic Value-Based Approach, John Wiley & Sons Australia, Milton
Kotler, P. e Keller, K. (2006); Marketing Management, 12th Edition, Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Tendo por base a metodologia do active learning, é dada ênfase aos aspectos práticos sem esquecer a transmissão dos conhecimentos indispensáveis à construção de uma base teórica sólida que possibilite a aplicação de técnicas e instrumentos de marketing a situações concretas.
Assim, os métodos utilizados, pretendendo conjugar a aderência à realidade com a participação e criatividade dos alunos, assentam fundamentalmente na apresentação de conceitos e técnicas com recurso a meios audiovisuais bem como na análise e discussão de casos.
Exposições
Apresentação e discussão de conceitos, metodologias e técnicas com recurso a meios audiovisuais.
Casos Práticos
Análise e discussão de situações concretas que permitam não só a troca de experiências mas também a prática da tomada de decisões em grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Fórmula de cálculo da classificação final
O regime de avaliação contempla duas alternativas:
- Avaliação distribuída
ou
- Exame final
1. Avaliação distribuída
A classificação final é calculada com base numa média ponderada de acordo com as seguintes percentagens:
. participação nas aulas 10%
. trabalho de grupo 50%
. exame final 40%
Neste regime de avaliação, para se obter aprovação é obrigatório:
- não ter classificação negativa em nenhuma das três componentes acima discriminadas;
- estar presente em pelo menos 75% das aulas.
2. Avaliação por exame final
Alternativamente à avaliação distribuída, os alunos poderão submeter-se a um exame final.