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Gestão de Marketing

Código: MIET0003     Sigla: GM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Marketing

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIET 31 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 1 - 6 42 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A disciplina tem por objectivo fornecer o quadro conceptual básico de marketing tendo em vista desenvolver nos alunos a capacidade para tomarem decisões sobre as principais variáveis de marketing enquanto elementos do processo global da gestão das organizações.

Programa

1. O Marketing nas Organizações

2. Desenvolvimento da Estratégia de Marketing
2.1 Segmentação e Targeting
2.2 Posicionamento e Gestão de Marcas

3. Gestão das Principais Variáveis de Marketing
3.1 Produto
3.2 Preço
3.3 Promoção
3.4 Distribuição

4. Plano de Marketing

Bibliografia Obrigatória

Dibb, S., Simkin, L., Pride, W. e Ferrell, O. (2005), ; Marketing – Concepts and Strategies, 5th European Edition, Houghton Mifflin, Boston, MA., 2005

Bibliografia Complementar

Adcock, D. (2000), ; Marketing Strategies for Competitive Advantage, John Wiley & Sons, Ltd, Chichester
Baker, M. e Saren, M. (eds.) (2010); Marketing Theory: A Student Text, SAGE Publications, London
Kim, W. C. e Mauborgne, R. (2005); Blue Ocean Strategy, Harvard Business School Press, Boston, MA.
Iacobbucci, D. (ed.) (2001); Kellogg on Marketing, John Wiley & Sons, Inc., New York, NY.
Blois, K. (ed.) (2001); The Oxford Textbook of Marketing, 2nd ed, Oxford University Press, Oxford
Whitwell, G., Lukas, B. e Doyle, P. (2003); Marketing Management: A Strategic Value-Based Approach, John Wiley & Sons Australia, Milton
Kotler, P. e Keller, K. (2006); Marketing Management, 12th Edition, Prentice Hall, Upper Saddle River, NJ.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tendo por base a metodologia do active learning, é dada ênfase aos aspectos práticos sem esquecer a transmissão dos conhecimentos indispensáveis à construção de uma base teórica sólida que possibilite a aplicação de técnicas e instrumentos de marketing a situações concretas.

Assim, os métodos utilizados, pretendendo conjugar a aderência à realidade com a participação e criatividade dos alunos, assentam fundamentalmente na apresentação de conceitos e técnicas com recurso a meios audiovisuais bem como na análise e discussão de casos.

Exposições
Apresentação e discussão de conceitos, metodologias e técnicas com recurso a meios audiovisuais.

Casos Práticos
Análise e discussão de situações concretas que permitam não só a troca de experiências mas também a prática da tomada de decisões em grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Fórmula de cálculo da classificação final

O regime de avaliação contempla duas alternativas:

- Avaliação distribuída
ou
- Exame final


1. Avaliação distribuída

A classificação final é calculada com base numa média ponderada de acordo com as seguintes percentagens:

. participação nas aulas 10%
. trabalho de grupo 50%
. exame final 40%

Neste regime de avaliação, para se obter aprovação é obrigatório:

­- não ter classificação negativa em nenhuma das três componentes acima discriminadas;
­- estar presente em pelo menos 75% das aulas.


2. Avaliação por exame final

Alternativamente à avaliação distribuída, os alunos poderão submeter-se a um exame final.


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