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Criatividade

Código: MIET0002     Sigla: CRI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão de Inovação

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia e Gestão Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EADDP 2 Plano de Estudos Oficial a partir de 2010/11 1 - 6 42 160
MIET 29 Plano de estudos oficial a partir de 2008/09 1 - 6 42 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

1. Conhecer e compreender os mecanismos básicos do processo criativo individual e de grupo;
2. Conhecer e analisar a dinâmica do processo criativo;
3. Conhecer os factores indutores e inibidores da criatividade
4. Desenvolver competências específicas no domínio da criatividade;
5. Desenvolver a atitude criativa aplicada essencialmente ao empreendorismo;
6. Promover métodos e técnicas que estimulam a criatividade
7. Promover técnicas teatrais e de improvisação como elementos estruturais da criatividade

Programa

A UC está dividida em dois eixos estruturantes.

O primeiro eixo “Criatividade e Técnicas Teatrais” desenvolver-se-á em torno de quatro unidades temáticas:

1. Improvisação

- A predisposição para a Improvisação como um traço da personalidade do Empreendedor
- Características do Improvisador
- Exercícios de improvisação teatral com o objectivo de treinar competências criativas
- Gestão da ansiedade e foco na tarefa
- Improvisação e negociação
- Improvisação e trabalho em equipa

2. Impacto Comunicacional

- Princípios básicos do impacto comunicacional
- Apresentações em improvisação
- Diagnóstico individualizado: a confiança, a voz, o olhar, a postura, o corpo, a gestualidade, a emoção e a linguagem;
- A importância de saber "vender" as ideias: os sete passos para falar em público com impacto.


3. Exercício Final

- Apresentação de trabalhos
- Debate e feedback

O segundo eixo desenvolver-se-á em torno de três unidades temáticas:

1. A criatividade na actualidade – desmistificação e compreensão do conceito de criatividade

- Definições de criatividade
- Definição de conceitos: imaginação, fantasia, invenção, originalidade, pensamento divergente, pensamento convergente, fluxo, autopoiese, âmbito criativo, estereótipos individuais e sociais
- Conceitos básicos definidores de criatividade, segundo a perspectiva de diferentes autores
- Compreensão do processo criativo individual e em grupo

2. Elementos promotores vs bloqueadores do desenvolvimento da criatividade
- Motivação
- Aptidões
- Atitude
- Habilidades
- Estereótipos
- Hábitos
- Preconceitos
- Pré-julgamentos
- Conhecer factores indutores e inibidores da criatividade

3. O processo criativo individual e de grupo
- Métodos e técnicas que estimulam a criatividade
- Grupos criativos e a criatividade nas instituições/organizações
- Estereótipos sociais e individuais
- Agente mediador da mudança em grupo
- Clima facilitador ou bloqueador da criatividade
- Promover e desenvolver as capacidades criativas do aluno individualmente considerado e em/no grupo.
- Desenvolvimento de capacidades, pensamentos e atitude criativa individual e em grupo

Bibliografia Obrigatória

Alexander Manu; The Imagination Challenge. Strategic Foresight and Innovation in the Global Economy, New Riders, 2007. ISBN: 0-321-41365-2

Bibliografia Complementar

Praveen Gupta; Inovação Empresarial no Século XXI, Vida Económica, 2008. ISBN: 978-972-788-287-8
Robert Sternberg (Coord.); Handbook of Creativity, Cambridge University Press, 2004

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Visando uma aprendizagem acompanhada por um processo de experimentação e introspecção, a metodologia privilegiada no âmbito da UC contemplará essencialmente exercícios práticos exploratórios de promoção da criatividade.

Os métodos aplicados variam entre a realização de curtos exercícios que exemplificam e aprofundam a matéria, e a reflexão sobre o funcionamento dos métodos e a dinâmica de grupo nos exercícios realizados.


Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 39,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Uma vez que se trata de uma UC teórico-prática, a avaliação contínua é obrigatório.

Fórmula de cálculo da classificação final

1. Produto dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre, com o peso relativo de 60%
2. Apresentação e discussão públicas do trabalho final, com o peso relativo de 40%
3. Interesse, empenho, qualidade e regularidade da participação presencial e mediada pelos vários suportes virtuais, com o peso relativo de 10%


Avaliação especial (TE, DA, ...)

Para todos os estudantes, inclusive os estudantes trabalhadores, a participação de 70 % das aulas é obrigatória.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação da componente de avaliação distribuída será alvo de uma prova especial durante a época

Observações

Ao longo dos exercícios da disciplina serão observados os seguintes indicadores:
Iniciativa
Flexibilidade
Originalidade
Comunicação
Trabalho em equipa
Rigor científico
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