Física I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Física |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1- Adquirir os conhecimentos fundamentais da física nas áreas da mecânica, hidrostática, vibrações e ondas, e aplicar estes conhecimentos à explicação de fenómenos físicos, de aplicações tecnológicas e à análise e resolução de problemas nestes assuntos da Física (CDIO 1.1.2).
(A informação sobre os conhecimentos específicos a alcançar será detalhada através dos guias de estudo para as provas de avaliação na plataforma Moodle@FEUP http://moodle.fe.up.pt/.)
2- Demonstrar preserverança no estudo e análise autónomos das matérias, de espírito crítico, da consciência individual do conhecimento sobre a Física e da curiosidade para a Física, e para a ciência e geral, em particular para a relação da Física com a Engenharia (CDIO 2.4.2, 2.4.4, 2.4.5 e 2.4.6).
3- Desenvolver as capacidades de trabalho em grupo (CDIO 3.1.2) e de comunicação escrita de resultados (CDIO 3.2.3).
(CDIO Syllabus in Topical Form v4.2.3)
Programa
1- Mecânica: Medidas e unidades. Vectores. Cinemática. Leis de Newton do movimento. Trabalho e energia. Leis de conservação. Sistemas de partículas. Colisões. Dinâmica da rotação de um corpo rígido em torno de um eixo fixo. Equilíbrio estático. Sistemas de muitas partículas.
2- Hidrostática: Densidade de um fluído. Pressão. Lei fundamental da hidrostática. Impulsão e princípio de Arquimedes.
3- Vibrações e Ondas: Movimentos harmónicos simples, amortecidos e forçados. Ondas progressivas. Ondas harmónicas. Energia no movimento ondulatório. Ondas sonoras. Ondas estacionárias. Difracção e interferência. Efeito Doppler.
Bibliografia Obrigatória
Tipler, Paul A.;
Física para cientistas e engenheiros. ISBN: 85-216-1462-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas (TP): Contacto principal com a fenomenologia física em estudo, incluindo demonstrações experimentais simples e/ou simulações de computador. Linha condutora das aulas baseada na progressão dos aspectos fenomenológicos para os modelos físicos que os explicam e para as principais leis da física a eles associados. Consolidação dos conhecimentos pela discussão de aplicações. Metodologia baseada em "effective teaching". Actividades da avaliação distribuída (AD).
Aula de laboratório (L): Dedicada a actividades de grupo em laboratório e a actividades da avaliação distribuída (AD).
Apoio: Todos os elementos de apoio à cadeira estarão disponíveis através do serviço de e-learning Moodle@FEUP, na área referente à cadeira, na qual os alunos se deverão inscrever (http://moodle.fe.up.pt/). Esses elementos incluem a publicação electrónica de sumários, regras de funcionamento da disciplina, apontamentos, guias de estudo com os objectivos, competências e resultados de aprendizagem detalhados, calendarização de actividades, material a usar nas aulas teórico-práticas e nos trabalhos práticos, correcções/resoluções dos trabalhos da avaliação distribuída, lançamento de classificações das componentes da avaliação distribuída, sugestões para o estudo fora das aulas e contacto com os colegas e o docente em fóruns online.
Palavras Chave
Ciências Físicas
Ciências Físicas > Física > Mecânica clássica
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
55,00 |
|
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Testes Avaliação Distribuída |
Exame |
3,00 |
|
|
Preparação Testes Avaliação Distribuída |
Trabalho escrito |
9,00 |
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Trabalhos de casa |
Trabalho escrito |
20,00 |
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|
Reuniões de grupo |
Trabalho escrito |
8,00 |
|
|
Exame final (EF) |
Exame |
3,00 |
|
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|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo de acompanhamento |
Estudo autónomo |
55 |
|
Preparação para o exame final (EF) |
Estudo autónomo |
9 |
|
|
Total: |
64,00 |
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Obtenção de frequência
Obtém frequência todo o aluno que:
1- Não ultrapasse o máximo permitido de faltas (25% - Normas Gerais de Avaliação, Art 4º, Nº 1), quer às aulas teórico-práticas quer às aulas práticas;
2- Obtiver classificação de 10 (dez) valores na componente da avaliação distribuída (AD).
Estão dispensados de frequência os alunos militares, trabalhadores-estudantes e os alunos que tenham obtido frequência à disciplina no ano lectivo anterior (Art 4º, Nº 3, Normas Gerais de Avaliação).
Fórmula de cálculo da classificação final
Elementos da avaliação:
1- Avaliação distribuída, composta por três (3) minitestes individuais (com duração de 50 min) e por trabalhos de grupo.
2- Exame final (EF).
Na classificação da avaliação distribuída (AD), o peso de cada teste é 20% e o peso global do trabalho de grupo é 40%.
O trabalho em grupo compreende a resolução de fichas de exercícios em casa e a execução de trabalhos laboratoriais simples. Todas as actividades em grupo possuem o mesmo peso na classificação final do trabalho de grupo.
A classificação final do trabalho de grupo incluirá auto-avaliação e avaliação pelos pares.
Só são admitidos a exame final (EF) os alunos que tiverem obtido frequência (Normas Gerais de Avaliação, Art 7º, Nº 1).
Para obter aprovação final, a nota do exame final não pode ser inferior a dez (10) valores em vinte.
Classificação final à disciplina: A melhor de entre as classificações do exame final (EF) e a dada por (AD+EF)/2.
Os alunos que possuam frequência de ano anterior podem optar, ou por manter a sua classificação de frequência, fazendo apenas o exame final (EF) e sendo a sua classificação final dada pela regra do ano lectivo em que obtiveram frequência, ou por fazer uma nova avaliação distribuída (AD), nos moldes indicados para os alunos sem frequência.
Provas e trabalhos especiais
Não estão previstos.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Por exame, nas épocas previstas (Normas Gerais de Avaliação)
Melhoria de classificação
Por exame, nas épocas previstas (Normas Gerais de Avaliação), sendo a classificação final a do exame.
Observações
Em todas as provas é permitido o uso de máquina calculadora e do formulário da disciplina.