Química Geral II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Rever e aprofundar de uma forma bastante clara e abrangente os princípios básicos indispensáveis para a compreensão racional do comportamento químico e físico-químico da matéria. Mostrar a importância da química em todas as suas vertentes: vida, indústria e sociedade. Consciencializar, motivar e desenvolver aptidões para o trabalho em laboratório: manipulação correcta de materiais, equipamentos e técnicas experimentais simples.
Programa
Forças intermoleculares, líquidos e sólidos
Propriedades físicas das soluções
Ácidos e bases: propriedades gerais
Equilíbrio ácido-base
Equilíbrios de solubilidade
Cinética química
Química orgânica
Bibliografia Obrigatória
Chang, Raymond;
Química. ISBN: 972-9241-68-6
Atkins, Peter;
Chemical principles. ISBN: 0-7167-3596-2
Observações Bibliográficas
Links úteis:
1.http://chemed.chem.purdue.edu/genchem/topicreview/
2. http://ull.chemistry.uakron.edu/genobc/ 3.http://www.jce.divched.org/JCEDLib/QBank/collection/ConcepTests/
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico práticas
Pretende-se transmitir as matérias em regime de interacção com os alunos
Aulas práticas
Com a componente laboratorial a desenvolver nas aulas práticas pretende-se que o aluno:
- aprenda a trabalhar em segurança num laboratório;
- aprenda a manipular correctamente equipamentos científicos simples e realize experiências laboratoriais sobre conceitos fundamentais de química;
- explique as observações experimentais de acordo com as leis básicas da química.
Para os alunos em regime normal é obrigatória a frequência das aulas práticas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Frequência obrigatória da componente prática.
Nota mínima de frequência da componente prática: 10 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final= 0,7*(nota da componente teórica)+ 0,3*(nota da componente prática)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos abrangidos pelo ponto 3 do Artigo 4º das Normas Gerais de Avaliação podem optar por uma avaliação idêntica à dos alunos ordinários, ou então pela realização de um exame prático laboratorial de 2h (mínimo de 10 valores; 20%) e de uma prova escrita sem consulta de aproximadamente 2h (mínimo de 8 valores; 80%).
Melhoria de classificação
Os alunos podem efectuar melhoria de classificação, mediante inscrição nos prazos fixados, e consistirá na realização de um exame prático laboratorial de 2h (mínimo de 10 valores; 30%) para melhoria da componente prática. A componente teórica poderá ser melhorada mediante realização de um exame de 2h (70%).