Metodologias de Planeamento e Escalonamento
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Sistemas Inteligentes |
Ocorrência: 2009/2010 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
PRODEI |
4 |
Plano de estudos Oficial |
1 |
- |
7,5 |
70 |
200 |
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Permitir aos alunos utilizar as metodologias mais recentes na resolução de problemas avançados de planeamento e escalonamento.
Programa
Definições de Planeamento e Escalonamento. Planeamento vs Escalonamento. Definições de Planeamento e Escalonamento. Introdução às Metodologias Tradicionais de Planeamento e Escalonamento. Problemas e Aplicações.
Planeamento e IA: Geração Automática de Planos: Análise Meios-Fins, Planeamento Linear, Não-Linear, Hierárquico e Parcialmente Ordenado. Planeamento e Aprendizagem: Generalização de Planos.
Modelos Determinísticos e Estocásticos de Escalonamento: Máquina única e Máquinas paralelas, “Flow Shop, “Job Shop” e “Open Shop”.
Complexidade das Classes de Problemas de Escalonamento: A Classe de Problemas NP-Completos.
Algoritmos de Escalonamento: Programação Linear, Programação Dinâmica, “Branch and Bound”, Heurísticas de Pesquisa Local, Pesquisa Tabu, Arrefecimento Simulado, Algoritmos Genéticos, Redes Neuronais, Satisfação de Restrições. Escalonamento e Planeamento Cooperativos.
Modelização e resolução de problemas reais de planeamento e escalonamento: Distribuição de Serviço Docente, Geração de Horários, Calendarização de Exames. Caso Prático de Aplicação: 2nd International Timetabling Competition.
Bibliografia Obrigatória
Pinedo, Michael;
Scheduling. ISBN: 0-13-706757-7
Leung, Joseph Y-T;
Handbook of scheduling. ISBN: 1-584-88-397-9
Brucker, Peter;
Scheduling algorithms. ISBN: 3-540-20524-1
Bibliografia Complementar
Barry McCollum et al., ;Barry McCollum et al., 2nd International Timetabling Competition ([online], available at:http://www.cs.qub.ac.uk/itc2007/ (consulted on 10/09/2007) )
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição com Interacção nas Aulas Teóricas.
Resolução de exercícios e apoio à concepção dos trabalhos nas Aulas Práticas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
42,00 |
|
|
Trabalhos Práticos |
Trabalho escrito |
77,00 |
|
|
Demonstração e Apresentação Oral |
Exame |
6,00 |
|
2009-05-29 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo |
Estudo autónomo |
37 |
|
|
Total: |
37,00 |
|
Obtenção de frequência
Avaliação contínua (participação nas aulas e trabalhos): nota mímina para obter frequência - 33%).
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação Distribuída Sem Exame: Trabalho/Projecto (100%):
Apresentação Oral sobre um tema/artigo actual sobre Planeamento/Escalonamento (20%)
Construção de uma aplicação completa de Planeamento/Escalonamento:
* Demonstração do trabalho (30%)
* Escrita de um relatório sob a forma de Artigo Científico (8/12 páginas) (30%)
* Apresentação Oral do Trabalho (20%)
Provas e trabalhos especiais
Trabalho Prático (incluindo todas as componentes: apresentação, demonstração e artigo).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Trabalho Prático (incluindo todas as componentes: apresentação, demonstração e artigo).
A avaliação prática, realizada durante o semestre de funcionamento da disciplina, é exigida a todos os alunos, independentemente do regime de inscrição e da necessidade de obter avaliação de frequência. Os alunos inscritos ao abrigo de regimes especiais sem frequência de aulas práticas devem acordar com os docentes as sessões de avaliação prática a que irão comparecer.
Melhoria de classificação
Trabalho Prático (incluindo todas as componentes: apresentação, demonstração e artigo).