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Metodologias de Planeamento e Escalonamento

Código: PRODEI017     Sigla: MPE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Sistemas Inteligentes

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://paginas.fe.up.pt/~lpreis/mpe0910
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Informática
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Engenharia Informática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
PRODEI 4 Plano de estudos Oficial 1 - 7,5 70 200

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Permitir aos alunos utilizar as metodologias mais recentes na resolução de problemas avançados de planeamento e escalonamento.

Programa

Definições de Planeamento e Escalonamento. Planeamento vs Escalonamento. Definições de Planeamento e Escalonamento. Introdução às Metodologias Tradicionais de Planeamento e Escalonamento. Problemas e Aplicações.

Planeamento e IA: Geração Automática de Planos: Análise Meios-Fins, Planeamento Linear, Não-Linear, Hierárquico e Parcialmente Ordenado. Planeamento e Aprendizagem: Generalização de Planos.

Modelos Determinísticos e Estocásticos de Escalonamento: Máquina única e Máquinas paralelas, “Flow Shop, “Job Shop” e “Open Shop”.

Complexidade das Classes de Problemas de Escalonamento: A Classe de Problemas NP-Completos.

Algoritmos de Escalonamento: Programação Linear, Programação Dinâmica, “Branch and Bound”, Heurísticas de Pesquisa Local, Pesquisa Tabu, Arrefecimento Simulado, Algoritmos Genéticos, Redes Neuronais, Satisfação de Restrições. Escalonamento e Planeamento Cooperativos.

Modelização e resolução de problemas reais de planeamento e escalonamento: Distribuição de Serviço Docente, Geração de Horários, Calendarização de Exames. Caso Prático de Aplicação: 2nd International Timetabling Competition.

Bibliografia Obrigatória

Pinedo, Michael; Scheduling. ISBN: 0-13-706757-7
Leung, Joseph Y-T; Handbook of scheduling. ISBN: 1-584-88-397-9
Brucker, Peter; Scheduling algorithms. ISBN: 3-540-20524-1

Bibliografia Complementar

Barry McCollum et al., ;Barry McCollum et al., 2nd International Timetabling Competition ([online], available at:http://www.cs.qub.ac.uk/itc2007/ (consulted on 10/09/2007) )

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição com Interacção nas Aulas Teóricas.
Resolução de exercícios e apoio à concepção dos trabalhos nas Aulas Práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 42,00
Trabalhos Práticos Trabalho escrito 77,00
Demonstração e Apresentação Oral Exame 6,00 2009-05-29
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Estudo autónomo 37
Total: 37,00

Obtenção de frequência

Avaliação contínua (participação nas aulas e trabalhos): nota mímina para obter frequência - 33%).

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação Distribuída Sem Exame: Trabalho/Projecto (100%):

Apresentação Oral sobre um tema/artigo actual sobre Planeamento/Escalonamento (20%)

Construção de uma aplicação completa de Planeamento/Escalonamento:
* Demonstração do trabalho (30%)
* Escrita de um relatório sob a forma de Artigo Científico (8/12 páginas) (30%)
* Apresentação Oral do Trabalho (20%)

Provas e trabalhos especiais

Trabalho Prático (incluindo todas as componentes: apresentação, demonstração e artigo).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Trabalho Prático (incluindo todas as componentes: apresentação, demonstração e artigo).
A avaliação prática, realizada durante o semestre de funcionamento da disciplina, é exigida a todos os alunos, independentemente do regime de inscrição e da necessidade de obter avaliação de frequência. Os alunos inscritos ao abrigo de regimes especiais sem frequência de aulas práticas devem acordar com os docentes as sessões de avaliação prática a que irão comparecer.

Melhoria de classificação

Trabalho Prático (incluindo todas as componentes: apresentação, demonstração e artigo).
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