Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EBE0110

Laboratórios Integrados II

Código: EBE0110     Sigla: LI2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências de Base

Ocorrência: 2009/2010 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Bioengenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIB 72 Plano de estudos oficial 1 - 4 120 108

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Nesta disciplina são realizados trabalhos laboratoriais cuja concepção pretende aplicar os conhecimentos adquiridos nas várias disciplinas lecionadas no 2º semestre do 1º ano do MIB.

Em algumas aulas são também discutidos alçguns tópicos específicos relacionados com os trabalhos de que é exemplo a espectroscopia de UV/Visível e o funcionamento de um medidor de pH.

Programa

1. Determinação calorimétrica da entalpia de formação padrão do NH4Cl sólido. A entalpia de formação de cloreto de amónio sólido, NH4Cl(s), pode ser calculada somando as entalpias de formação de HCl(aq) e NH3(aq) com a entalpia de neutralização de NH3(aq)/HCl(aq) e com o simétrico da entalpia de solubilização do NH4Cl(s). Previamente, é determinada a capacidade calorífica do calorímetro, usando a reacção de neutralização HCl(aq)/NaOH(aq) cuja entalpia molar é conhecida.
2. Caracterização espectrofotométrica e termodinâmica de DNA. Este trabalho é composto por duas partes. Na primeira parte é determinado o efeito hipercrómico a 260 nm em soluções aquosas de DNA natural, resultante da desnaturação por aquecimento, e a sua dependência da concentração de NaCl. Na segunda parte o efeito hipercrómico é utilizado para seguir a desnaturação por aumento de temperatura de um pequeno oligómero de DNA em solução.
3. Titulação Potenciométrica de um Aminoácido. Um eléctrodo de vidro sensível a H+(aq) é calibrado usando três soluções padrão de pH, após o que é feita uma titulação potenciométrica de uma solução do aminoácido glicina com NaOH e HCl. Para além da concentração, são determinados os valores de pKa da glicina.
4. Extracção, Identificação e Purificação da Cafeína de folhas do Chá Preto. Com este trabalho pretende-se a familiarização do aluno com algumas técnicas laboratoriais básicas em química orgânica, recorrendo-se por isso a um composto bastante conhecido que será extraído das folhas do chá preto.
5. Extracção e Identificação de Lípidos totais de uma Amostra Biológica. Neste trabalho laboratorial utilizaram-se várias matrizes biológicas diferentes que teriam texturas e conteriam níveis e tipos diferentes de lípidos (amendoim, leite, gema de ovo, etc) colocando os alunos perante processos de manipulação e extracção das amostras s diferentes do trabalho anterior como sejam a moagem e ultra-centrifugação para além das já introduzidas no trabalho anterior.
6. Controlo cinético versus Controlo termodinâmico de uma reacção. Neste trabalho prático os alunos efectuaram uma reacção química de síntese utilizando dois compostos carbonílicos (uma cetona, a ciclo-hexanona, e um aldeído, o 2-furaldeído) e a semicarbazida de modo a obterem as respectivas semicarbazonas. O processo prático consiste em realizar as reacções a diferentes temperaturas, e posterior recuperação, purificação e secagem dos cristais obtidos que foram subsequentemente analisados por espectrofotometria de UV-Vis.
7. Estudos de proteínas – quantificação, separação, análise e caracterização estrutural.
7.1. Separação das proteínas de uma mistura (hemoglobina e albumina) por cromatografia de troca iónica e análise por electroforese nativa. Quantificação de proteínas por espectrofotometria – absorção de radiação UV (280 nm) e método de Bradford ). Lei de Lambert-Beer e coeficiente de extinção molar.
7.2. Análise de proteínas por electroforese em SDS-PAGE, Immunoblotting e ELISA para detecção de separação das proteínas com base na sua massa molecular – electroforese em SDS-PAGE. Número de subunidades das proteínas e ligações dissulfureto. Aplicação de técnicas imunológicas na identificação e quantificação de proteínas. Ensaios imuno-enzimáticos (ELISA) e transferência electroforética e imuno-detecção (immunoblotting). Curva de titulação isoelectrica de uma proteína - Estudo da carga das proteínas em função do pH do meio.
7.3. - Simulação do isolamento de uma proteína usando o programa «ProteinLab» Utilização de um programa de simulação de diferentes estratégias para o isolamento de proteínas –ProteinLab– para melhor familiarização com as técnicas estudadas anteriormente e análise de resultados.

8. Preparação de filmes e esponjas de colagénio.
8.1. - medição de propriedades mecânicas de filmes de colagénio
8.2. -degradação enzimática de filmes de colagénio
8.3. - medição da porosidade de esponjas de colagénio

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 96,00
Total: - 0,00
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-23 às 12:34:53 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias