Análise de Dados com Variabilidade Espacial
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Matemática, Física, Ciências da Terra |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Introdução aos conceitos e procedimentos fundamentais da análise de dados com variabilidade espacial (Geoestatística) com o intuito de virem a formar um corpo de conhecimento passível de uma eficaz e criteriosa aplicação prática, nomeadamente nos domínios mineiro, geoambiental e geotécnico.
Programa
Apresentação da disciplina. Introdução histórica. Revisão de conceitos da estatística descritiva uni- e bi-variável: tabelas de frequências e histogramas, momentos, modelos teóricos, comparação entre distribuições, representações gráficas de distribuições de duas variáveis, correlação e regressão linear, esperança condicional. Algumas aplicações estatísticas a problemas mineiros, nomeadamente no cálculo de reservas: introdução ao estimador T-Sichel, ao conceito de variância de dispersão e à relação de aditividade de Krige.
Geo-referenciação: descrição espacial - vários tipos de representação gráfica.
Análise estrutural: definição de variável regionalizada e pressupostos fundamentais da geoestatística; o variograma - experimental, teórico e modelos admissíveis - situações de isotropia e anisotropia; ajuste de modelos teóricos.
Estimação global e pontual e respectiva variância do erro de estimação. O método da krigagem - normal, simples, da indicatriz, com deriva, co-krigagem e co-krigagem co-colocalizada.
O método do ponto fictício ("cross-validation").
Introdução à simulação geoestatística.
Bibliografia Obrigatória
Soares, Amílcar;
Geoestatística. ISBN: 972-8469-10-1
David, Michel;
Handbook of applied advanced geostatistical ore reserve estimation. ISBN: 0-444-42918-2
Isaaks, Edward H.;
Applied Geostatistics. ISBN: 0-19-505013-4
Bibliografia Complementar
Armstrong, Margaret;
Géostatistique linéaire. ISBN: 2-911762-07-X
Textos e outro material de apoio a fornecer pelo docente
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A disciplina é formalmente constituída por aulas teórico-práticas e práticas. Na realidade todas as aulas serão genericamente teórico-práticas: algumas destinam-se, prioritariamente, à exposição teórica da matéria, eventualmente acompanhada por concretizações práticas pontuais. Em outras, de cariz mais prático, recorrendo nomeadamente a ábacos, à folha de cálculo e software específico de domínio público, são sucessivamente desenvolvidos exemplos de aplicação, com base em conjuntos de dados fornecidos.
Um ou mais conjuntos de dados geo-referenciados serão utilizados como "matéria-prima" das manipulações resultantes da aplicação dos conceitos e procedimentos introduzidos. Aos referidos dados está associado um conjunto integrado de objectivos a serem progressivamente atingidos. O corpo conceptual deverá ir crescendo, tanto quanto possível, em sintonia com as necessidades práticas, sentidas no processo de tratamento conducente à prossecução dos objectivos referidos.
Software
Matlab 6
Surfer
Variowin; GeoEas; 3Plot98; Krigame
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
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| Testes de freqência |
Exame |
4,00 |
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| Trabalhos práticos |
Exame |
20,00 |
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| Estudo autónomo |
Exame |
80,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
Inscrição regular; não exceder o número máximo de faltas de acordo com as Normas Gerais de Avaliação em vigor; Ter pelo menos 9,5 valores na avaliação global do semestre, a qual inclui: dois testes, trabalhos e desempenho.
As condições referidas aplicam-se também aos alunos nas situações constantes das alíneas a), b) e c) do número 3 do artigo 4º das Normas Gerais de Avaliação (nomeadamente TE e DA), com excepção das relativas ao número de faltas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Ponderação:
- 35% para trabalhos e desempenho;
- 25% para a primeira frequência;
- 40% para a segunda frequência.
Provas e trabalhos especiais
Não previstos.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As previstas nas normas gerais de avaliação da FEUP.
Melhoria de classificação
Eventualmente prova oral, nomeadamente sobre os trabalhos realizados.