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Trabalhos Marítimos 2

Código: EC0102     Sigla: TMAR2

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 16 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 5 60 133

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Concepção e dimensionamento de estruturas costeiras e portuárias tendo por base conhecimentos dos fenómenos de interação agitação / fronteiras sólidas e estruturas. Apresentação de técnicas de modelação laboratoriais e numéricas. Iniciação ao planeamento de instalações portuárias e de sistemas de defesa costeira e aos seus impactes ambientais.

JUSTIFICAÇÃO:
A disciplina de Trabalhos Marítimos abarca temáticas sobre o mar, a costa, as intervenções / estruturas portuárias e costeiras essenciais à preparação de profissionais de engenharia civil altamente qualificados para lidar com essas temáticas a nível de concepção, projecto, execução e acompanhamento das intervenções. Um País que estrategicamente defenda uma forte ligação ao mar necessita desses profissionais.
OBJECTIVOS:
- Aquisição de conceitos, teorias e conhecimentos sobre os aspectos físicos, dos interfaces e das interações nas zonas marítimas e costeiras através da hidrodinâmica marítima e da hidromorfologia costeira.
- Iniciação à concepção, projecto, execução e observação de diversas estruturas marítimas e portuárias tendo por base conhecimentos dos fenómenos de interação agitação / fronteiras sólidas e estruturas.
- Apresentação de técnicas de modelação laboratoriais e numéricas.
- Iniciação ao planeamento de instalações portuárias e de sistemas de defesa costeira e aos seus impactes ambientais.
- Aplicar, testar e relacionar os conhecimentos adquiridos noutras unidades curriculares.
- Desenvolver sentido crítico, autonomia e capacidade de diálogo com outras especialidades, identificar boas e más práticas, relacionar aspectos de projecto com a construção e a manutenção, projectar e calcular reconhecendo as potencialidades e as limitações das ferramentas disponíveis.
- Reconhecer as especificidades e dinâmicas específicas do meio ambiente onde são projectadas e executadas as intervenções e estruturas.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM:
- Conhecimento: Apreender, interligar e transmitir conceitos teóricos e procedimentos práticos.
- Compreensão: Interpretar, seleccionar e avaliar elementos bibliográficos e peças de projecto.
- Aplicação: Conceber, calcular, executar e avaliar possíveis soluções.
- Análise: Identificar questões críticas e prioridades.

Programa

- Hidráulica Marítima (2ª parte): Acções da agitação marítima sobre estruturas (cont.).
- Propagação e deformação da agitação marítima (continuação).
- Quebramares (2ª parte): Concepção, funcionamento hidráulico e estrutural, dimensionamento, aspectos construtivos. Aplicações práticas.
- Modelos. Ensaios em modelos hidráulicos.
- Ondas de longo período.
- Agitação irregular.
- Concepção de obras de defesa costeira.
- Planeamento Portuário: Sistemas intermodais, implantação e concepção, terminais especializados, equipamentos, marinas, dragagens, segurança.
- Problemas Ambientais: Ambientes costeiros, sistemas estuarinos e lagunares, EIA.

Este Programa está articulado com o Programa da Unidade Curricular Trabalhos Marítimos 1, de forma a que alguns dos alunos estrangeiros Erasmus que só frequentam a Unidade Curricular Trabalhos Marítimos 1 também obtenham alguma formação sobre estruturas não abrigadas em relação à agitação marítima (quebramares).

Conteúdo Científico - 50%
Conteúdo Tecnológico - 50%

Observações Bibliográficas

Bibliografia fornecida aos estudantes em suporte digital (página da Unidade Curricular no SIFEUP) ou em papel

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Apresentação das matérias recorrendo a uma grande variedade de exemplos práticos, de vivências profissionais e de resultados de investigação.
- Divulgação de conceitos e terminologias específicas.
- A importância da concepção das soluções e dos aspectos físicos.
- Metodologias de cálculo.
- Aspectos construtivos.
- A interligação com outras matérias das disciplinas do curso.
- Consulta de estudos e projectos reais.
- Visitas de estudo a intervenções em execução ou já concretizadas.
- Aplicações e Casos de Estudo.
- Visitas a ensaios a decorrer no Laboratório de Hidráulica.
- Assistência a palestras

Recomenda-se vivamente a participação dos alunos em todas as aulas e visitas de estudo.
Todas as aulas assumem um carácter teórico-prático e há controlo de assiduidade.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia marítima
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil > Engenharia hidraúlica
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia marítima > Estruturas costeiras
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil > Engenharia de infra-estruturas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 52,00
Exame final com componente teórica e prática Exame 4,00
Trabalho prático individual (dimensionamento de um quebramar de taludes) Trabalho escrito 2010-12-20
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

A obtenção de frequência pressupõe a presença em pelo menos 75% das aulas leccionadas e a obtenção de pelo menos 50% na avaliação do trabalho a elaborar ao longo dos tempos lectivos.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da soma das classificações de duas avaliações:

Trabalho T : 0 - 20 valores (peso 4/20)
Exame Final E : 0 - 20 valores (peso 16/20)
Classificação Final = (Tx 4/20) + (P x16/20), escala 0 a 20 valores

Provas e trabalhos especiais

O Trabalho que integra a avaliação e a classificação final será parcialmente desenvolvido durante as aulas, por cada aluno ou por grupos de dois alunos. Será produzido e entregue aos docentes um Relatório individual ou do grupo de dois alunos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE:
Domínio da Língua Portuguesa e/ou Inglesa;
Frequência de disciplinas de graduação introdutórias à temática científica versada na presente disciplina;
Avaliação através de exame e/ou trabalho(s) especialmente definidos em face do perfil do estudante.

Melhoria de classificação

A melhoria de classificação será possível mediante nova comparência a exame escrito ou, a solicitação do aluno, a uma prova oral.

Observações

Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas

Conhecimentos prévios : será desejável que os alunos tenham obtido aprovação nas Unidades Curriculares da Área Científica de Hidráulica, nas Unidades Curriculares da área da Matemática e Fisica e nas Unidades Curriculares de Estruturas e Geotecnia.
É necessária pelo menos a frequência da Unidade Curricular Trabalhos Marítimos 1.

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