Planeamento e Gestão da Mobilidade
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Planeamento do Território e Ambiente |
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
JUSTIFICAÇÃO - O planeamento do sistema de transportes constitui uma disciplina essencial para a organização das acessibilidades territoriais, seja à escala regional ou urbana. A mobilidade constitui o resultado (apetência) da utilização do sistema de transportes. Sendo a mobilidade de pessoas e mercadorias essencial para a competitividade e sustentabilidade do sistema urbano, é essencial conhecer os fatores que caracterizam o padrão de mobilidade e qual a margem de manobra do planeamento do ponto de vista da oferta de serviços e infraestrutura e do condicionamento (gestão) da procura.
OBJETIVOS - Procura-se dotar os alunos de elementos de conhecimento em matéria de organização e planeamento de transportes nas áreas urbanas, com especial relevância para as suas características conceptuais e para o processo contínuo e permanente de experimentação.
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DE APRENDIZAGEM -
Conhecimento: Conceitos associados ao sistema de transportes e mobilidade. Pensamento e resolução de questões associadas ao planeamento de transportes em meio urbano; experimentação e descoberta de conhecimentos; conhecimentos avançados de mobilidade e gestão da mobilidade urbana.
Compreensão: Interpretar e manipular dados de caracterização e monitorização do sistema de mobilidade urbana. Identificar e avaliar casos de boas práticas no âmbito da gestão da mobilidade.
Aplicação: Comunicação oral e escrita associada ao trabalho de planeamento. Conceção, projeto e implementação de soluções de transportes e de medidas de gestão da mobilidade. Realização de trabalho prático com utilização e aplicação de inquéritos e contagens. Organização de base de dados e seu tratamento.
Análise: Interpretação de dados e elaboração de diagnósticos. Comparação com casos conhecidos.
Síntese: Propor novas soluções e enquadra-las em diferentes cenários evolutivos.
Avaliação: Criticar as metodologias utilizadas e as conclusões retiradas.
Programa
CONTEÚDOS -
CAP. I - INTRODUÇÃO
A necessidade de planear; o planeamento como processo contínuo de aprendizagem e aperfeiçoamento; a mobilidade urbana como fator de competitividade.
Planeamento de transportes e ocupação do solo; articulação com outros níveis de planeamento.
Processo de planeamento e realização - importância da observação/ diagnóstico, programação, planeamento/ projeto e monitorização/ gestão.
Características conceptuais do Planeamento de Transportes.
CAP. II - MODELO DE TRANSPORTES
A geração e distribuição de viagens, a escolha modal e a designação de percursos.
CAP. III - GESTÃO DA MOBILIDADE
Complemento estratégico do planeamento de transportes - conceitos e técnicas de promoção de novos padrões de deslocação.
CAP. IV - PROJETO E MOBILIDADE
Exemplos da importância dos critérios de projeto na concretização de programas de mobilidade urbana.
CAP. V - LEGISLAÇÃO APLICÁVEL
DISTRIBUIÇÃO -
Conteúdo científico: 75%.
Conteúdo tecnológico: 25%.
Bibliografia Obrigatória
Babo, António Pérez; Planeamento e Gestão da Mobilidade, próprio, 2006 (Texto de apoio à disciplina PGMOB)
AMAR, Georges; Mobilités Urbaines - éloge de la diversité et devoir d'invention, Editions de l'Aube, 2004. ISBN: 2-87678-989-2
JACOBS, Jane; Morte e Vida de Grandes Cidades, Martins Fontes – São Paulo, 2000. ISBN: 85-336-1218-4 (Capítulo 18)
Beaucire, Francis; Les transports publics et la ville, Éditions, Milan, 1996. ISBN: 2-84113-467-9
Beaucire, Francis e Lebreton, Joel; Transports publics et gouvernance urbaine, Éditiona Milan, 2000. ISBN: 2-7459-0154-0
Attoe, Wayne 340;
Transit, land use & urban form. ISBN: 0-934951-01-2 (Cushman, King - Exploring the Land Development and Transit Connection - a walk in the past, a challenge for the future - páginas 9 a 36)
Agence d’Urbanisme Bordeaux métropole Aquitaine; LES DÉBATS SUR LA VILLE 1, Editions Confluences, 1998. ISBN: 2-910550-61-3 (MERLIN, Pierre - Politique des transports et choix de développements urbains: problématique et enjeux - Páginas 131 a 151)
Richards, Brian;
Transport in cities. ISBN: 1-85454-545-0
François Ascher;
Les nouveaux principes de l.urbanisme. ISBN: 2-87678-665-6
Ascher, François; La République contre la ville - Essai sur l'avenir de la France urbaine, Éditions de l'Aube, 1998. ISBN: 2-87678-406-8 (Deuxième partie - Le droit à la mobilité et les devoirs du développement durable - páginas 67 a 134)
Vários - JA, Jornal Arquitectos 218-219; ANTOLOGIA 1981-2004, Centro Editor Livreiro da Ordem dos Arquitectos, 2005. ISBN: 0870-1504 (PORTAS, Nuno - Conceitos de desenvolvimento urbano - Páginas 79 a 86)
Domingues, Álvaro 220;
Cidade e democracia. ISBN: 972-8479-39-8 ((Babo, António Pérez - O papel das infraestruturas viárias na evolução das formas urbanas - Páginas 379 a 385) )
Vários; 20 Anos 20 Temas 1985-2005, APEA – Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente, 2005. ISBN: 989-20-0059-5 (Babo, António Pérez - A reforma dos espaços-canal - Páginas 130 e 131)
Bibliografia Complementar
Calmar el tráfico, Ministerio de Obras Públicas, Transportes y Medio Ambiente - Dirección General de Actuaciones Concertadas en las Ciudades, 1999. ISBN: 84-498-0180-X (Serie monografias)
Calmar el tráfico, Ministerio de Obras Públicas, Transportes y Medio Ambiente - Dirección General de Actuaciones Concertadas en las Ciudades, 1999. ISBN: 84-498-0180-X (Serie monografias)
Recuperar Madrid, Ayuntamento de Madrid - oficina municipal del plan, 1982. ISBN: 84-500-5262-3
Hilferink, P. B. D. 340;
Location and design of interchanges, rail, bus and car
Vários; Qualidade do Ambiente Urbano, CCRN - Comissão de Coordenação da Ragião do Norte, 1999. ISBN: 972-734-231-0 (Babo, António Pérez - Tráfego comercial e qualidade do ambiente urbano - Páginas 119 a 129)
Vários; MOBILIDADE - Revista Planeamento, APPLA – Associação Portuguesa de Planeadores do Território, 2006. ISBN: 1645-915-6 (Babo, António Pérez - Conceito de Mobilidade para a Baixa do Porto - Páginas 86 a 103)
Manchón, L. Filipe e Santamera, Juan A.; Recomendaciones para el proyecto y deseno del viario urbano, Ministerio de Fomento - Dirección General de la Vivenda, la Arquitectura y el Urbanismo, 1996. ISBN: 84-498-0091-9 (Serie monografías)
Accesibilidad y Calidad Ambiental, Ministerio de Obras Públicas, Transportes y Medio Ambiente - Dirección General de Actuaciones Concertadas en las Ciudades, 1995. ISBN: 84-498-0080-3 (Serie monografias)
Recuperar Madrid, Ayuntamento de Madrid - oficina municipal del plan, 1982. ISBN: 84-500-5262-3
Vários; Manual de Metodologia e Boas Práticas para a Elaboração de um Plano de Mobilidade Sustentável, 2008 (Depósito Legal nº 277343/08)
Architecture on the move - cities and mobilities, Institut Pour La Ville Em Mouvement, 2003. ISBN: 2-9517805-1-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Apresentação teórica dos temas, seu enquadramento e posterior orientação e acompanhamento dos alunos durante a realização do trabalho prático. Texto de apoio às aulas teóricas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Nota positiva no exame final.
Nota no trabalho prático aferida pela apresentação das leituras individuais.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final: 15 valores;
Trabalho prático semestral e leituras: 5 valores.
Provas e trabalhos especiais
Trabalho de grupo semestral.
Leituras individuais.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE:
Domínio da Língua Portuguesa e/ou Inglesa;
Frequência de disciplinas de graduação introdutórias à temática científica versada na presente disciplina;
Avaliação através de exame e/ou trabalho(s) especialmente definidos em face do perfil do estudante.
Melhoria de classificação
Final: Exame de Recurso
Observações
Conhecimentos Prévios: Idealmente todas as UC's do tronco comum das áreas científicas de Planeamento do Território e Ambiente e de Vias de Comunicação do MIEC. A não frequência e/ ou aprovação nas UC's de Planeamento do Território, Ambiente Urbano e Transportes e, em menor grau, de Vias de Comunicação 1 e 2 poderão levantar dificuldades acrescidas.
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas