Planeamento Urbano
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Planeamento do Território e Ambiente |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
JUSTIFICAÇÃO
O planeamento urbano constitui uma área de intervenção dos planeadores do território, tendo associado um conjunto de elementos teóricos e de instrumentos de planeamento e gestão.
Entende‐se que o desafio que se coloca aos potenciais profissionais de planeamento – como os destinatários desta disciplina ‐ é o da capacidade de mobilização desses conhecimentos para uma participação activa e habilitada no processo de construção (colectiva) da cidade.
OBJECTIVOS
Proporcionar formação no domínio do planeamento, das políticas urbanas e da reabilitação urbana.
Promover a compreensão da natureza dos principais problemas e desafios urbanos.
Apresentar metodologias e instrumentos de política urbana.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
Conhecimento da organização do sistema de planeamento do território; conhecimentos básicos de economia e estatística.
DISTRIBUIÇÃO PERCENTUAL:
Conteúdo científico: 80%
Conteúdo tecnológico: 20%
COMPETÊNCIAS E RESULTADOS DA APRENDIZAGEM
Conhecimento: Identificar as actuais práticas e modelos de acção do planeamento urbano e das políticas urbanas.
Aplicação: Utilizar métodos e técnicas de observação e análise de problemas do espaço urbano: Identificar fontes de informação relevantes para o conhecimento de problemáticas urbanas em Portugal e na União Europeia.
Análise: Desenvolver capacidades de análise comparada de vários modelos de intervenção no planeamento urbano.
Síntese: Analisar criticamente os vários tipos de intervenção e a sua natureza contextual.
Avaliação: Discutir e desenvolver metodologias de avaliação de planos e políticas.
Projecto: Desenvolver propostas de intervenção à escala urbana e metropolitana.
Programa
Programa Teórico:
1. Apresentação do Programa da Disciplina. Objectivos. Método de Avaliação. Natureza do trabalho teórico-prático. Programação de tarefas.
2.Intodução. Enquadramento geral das políticas urbanas.Transformações urbanas e problemas urbanos.
3. As políticas urbanas e o quadro institucional: Instituições e governancia urbana.
4. A natureza variada das políticas urbanas.As várias iniciativas e instrumentos.
5. Compreender as intervenções. A natureza diversificada dos problemas ; as tipologias de áreas urbanas problemáticas e os seus contextos. As políticas urbanas em Portugal.
6. Políticas urbanas e regeneração urbana: contextos, estratégias e instrumentos. A regeneração urbana em Portugal: as principais iniciativas e instrumentos legislativos, suas características e capacidades de intervenção.
7. Análise e debate crítico de estudos de caso.
8. Conclusão da disciplina. Revisão e esclarecimento de dúvidas.
Programa teórico-prático:
Tema 1: Análise de problemas urbanos, com recurso a indicadores específicos para o contexto espacial do Grande Porto e da região metropolitana do Porto.
Tema 2: Regeneração urbana: definição de Programa de Intervenção Estratégica para área urbana específica.
Apresentação e defesa dos resultados dos trabalhos.
Debate crítico.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A leccionação é feita em aulas teóricas, de natureza expositiva e envolvendo discussão crítica de temas com os alunos, e em aulas teórico-práticas, com realização de trabalhos de grupo orientados pelo Docente, contemplando algumas visitas técnicas a áreas de estudo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
1- Realização de monografia teórica sobre temática específica, individual;
2 - Realização do trabalho teórico-prático, em grupo;
3 - Realização de um exame final, escrito.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final: 40%
Monografia teórica: 30%
Trabalho téorico-prático: 30%
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame e trabalho teórico-prático.
REGRAS ESPECIAIS PARA ESTUDANTES EM MOBILIDADE:
Domínio da Língua Portuguesa e/ou Inglesa;
Frequência de disciplinas de graduação introdutórias à temática científica versada na presente disciplina;
Avaliação através de exame e/ou trabalho(s) especialmente definidos em face do perfil do estudante.
Melhoria de classificação
Através de exame da época de recurso
Observações
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Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas