Planeamento Urbano
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Planeamento do Território e Ambiente |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Proporcionar formação no domínio do planeamento e da reabilitação urbana. Enquadrar as questões da reabilitação urbana no âmbito de uma política de cidades e na sua requalificação. Apresentar metodologias e instrumentos para a regeneração urbana e para a requalificação de espaços públicos.
Programa
Programa Teórico:
1. Apresentação do Programa da Disciplina. Objectivos. Método de Avaliação. Natureza do trabalho teórico-prático. Programação de tarefas.
2.Intodução. Enquadramento geral à problemática da reabilitação urbana. O papel das estratégias de regeneração urbana e de requalificação dos espaços públicos.
3. A natureza diversificada dos problemas de degradação urbana; as tipologias de áreas urbanas degradadas e os seus contextos.
4. Apresentação de estudos de caso. Metodologia de desenvolvimento do trabalho a aplicar e definição da sua estrutura para a apresentação final.
5. Visita de reconhecimento da área de estudo – trabalho de campo.
6. Apresentação por organismo público dos estudos de caso seleccionados – exame analítico e debate.
7. Introdução à requalificação dos espaços públicos.
Evolução morfológica e funcional do espaço público urbano. Composição dos elementos morfológicos urbanos e tipologia de espaços públicos no sistema europeu e no sistema norte-americano.
8. Indicações gerais e específicas para a promoção dos direitos no espaço público.
9. Critérios e exigências de concepção e de funcionamento do espaço público urbano na actualidade. Tratamento e interactividade dos espaços públicos urbanos. A ênfase da construção do espaço público.
10. Grandes parâmetros de (re) qualificação do espaço público urbano. Síntese das principais orientações para o desenho/intervenção com base nas dimensões humanas do espaço público urbano.
A construção do Programa de Intervenção.
A construção do sentido de lugar e do imaginário colectivo: o processo projectual participado; factores que influenciam o grau de identificação e de envolvimento dos utilizadores com o espaço público urbano.
11 Políticas urbanas e regeneração urbana: contextos, estratégias e instrumentos. A regeneração urbana em Portugal: as principais iniciativas e instrumentos legislativos, suas características e capacidades de intervenção.
12. Debate crítico dos estudos de caso abordados. Conclusão da disciplina. Revisão e esclarecimento de dúvidas.
Programa teórico-prático:
Reflexão/Avaliação da Capacidade de Regeneração Territorial do Centro Histórico do Porto, com base no conhecimento do Programa da Sociedade de Reabilitação Urbana e dos Regulamentos municipais e nacionais.
A análise e proposta incidem sobre alguns quarteirões (seleccionados) do Centro Histórico do Porto.
- Caracterização, análise e diagnóstico de um "quarteirão tipo" submetido a intervenção se acordo com os programas públicos de reabilitação da Baixa portuense. Apresentação/análise dos estudos de caso seleccionados.
Apresentação da metodologia de abordagem dos estudos de caso. Visitas à área de estudo; trabalho de campo.
A compreensão dos casos de estudo contará também com a recepção dos alunos por um organismo público onde se fará a apresentação analítica da área seleccionada para o estudo, seguindo-se de um debate crítico.
Desenvolvimento e acompanhamento crítico dos estudos de caso.
Apresentação e defesa dos resultados dos trabalhos (estudos de caso) na última aula prática.
Debate crítico.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A leccionação é feita em aulas teóricas, de natureza predominantemente expositiva, e em aulas teórico-práticas, com realização de trabalhos de grupo orientados pelo Docente, contemplando algumas visitas técnicas à área de estudo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
1 - Realização do trabalho teórico-prático, em grupo;
2 - Realização de um exame final, escrito.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final: 70%
Trabalho téorico-prático: 30%
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame e trabalho teórico-prático.
Melhoria de classificação
Através de exame da época de recurso
Observações
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Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas