Qualidade na Construção
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Construções |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Transmitir um conhecimento abrangente do universo produtivo da construção civil;
- Testar conhecimentos adquiridos, em enquadramentos diversos dos habituais;
- Demonstrar a importânica de factores não exclusivamente tecnológicos para o trabalho do Engenheiro Civil;
- Enquadrar as aplicações das referências relativas a Modelos de Garantia e Gestão da Qualidade no universo da construção civil;
- Definir critérios de apreciação da qualidade conforme a posição do interveniente;
- Ser crítico em relação ao seu trabalho;
- Analisar e explorar metodologias de eficiência de trabalho individual e colectivo;
- Desenvolver noções de bom senso.
Programa
Introdução: Apresentação da disciplina e do seu modo de funcionamento. Motivação dos estudantes para asssumirem a postura de pré-profissionais e não apenas de estudantes ainda em formação. Sensibilização para a discussão aberta que se pretende estabelecer nas aulas.
Definição de Qualidade: Apresentação do léxico da Qualidade e explicação do âmbito das suas diversas vertentes. Explicação, em terminologia corrente e com exemplos acessíveis, dos processos de garentia de qualidade. Esclarecimento de dúvidas e noções erróneas existentes na opinião pública corrente.
A Indústria da Construção Civil: Descrição detalhada da sequência de actividades necessárias para obter um edifício e as funções assumidas por cada um dos intervenientes. Destaque especial para as interdependências entre as diversas actividades de modo a criar uma imagem completa e realista do modo de funcionamento da indústria. A perspectiva do edifício como "bem de consumo corrente".
O Gestor de Projectos de Construção: Explicação da diferença entre Projecto e "Project" em relação à bibliografia sobre o tema. Descrição das estruturas de operação "Funcional" e "por Projectos". Demonstração como os princípios da Gestão de Projectos, convenientemente adaptados, podem levar à implementação de novas posturas profissionais e maior qualidade do produto final na indústria da construção.
Processos de Definição da Qualidade Esperada de um produto ou serviço na construção civil: Estabelecimento de uma posição de análise crítica em relação ao trabalho dos diversos profissionais: como transmitir, de forma rigorosa, o que se pretende, e como avaliar o resultado obtido. Consciência da importância do utilizador na definição da qualidade esperada.
Métodos de Avaliação da Qualidade de Projectos Técnicos: Demonstração das vantagens de uma análise lógica da sequência de actividades e opções de projecto. Compreensão da existência de uma vasta base de dados de sucessos e insucessos e como a utilizar para a melhoria do produto final. Utilização do Método FEUP para o estabelecimento de uma consciência sobre a influência diversa dos factores em jogo no desenvolvimento de um projecto de especialidade.
Avaliação e Controlo da Qualidade na Execução: Descrição detalhada de duas das primeiras actividades profissionais mais frequentes para os novos engenheiros - A Fiscalização de Obras ou Direcção Técnica de Empreitadas.
A Garantia da Qualidade para o Utilizador: Compreensão da diferença entre "responsável" e "culpado". Descrição dos meios mais eficientes para obter uma garantia de qualidade efectiva e mobilizável em tempo útil.
Avaliação de Propostas: Como estabelecer critérios e como estimar a sua influência no resultado final. Como elaborar pareceres de aprecição de propostas para informação ao Dono-de-Obra.
A Problemática das Relações Humanas na Indústria da Construção Civil: Consciência da enorme diversidade de perfis técnicos e culturais que gravitam no meio da construção civil. Importância das relações hierárquicas e detalhaes a ter atenção no relacionamento com os diversos níveis de competência e acção.
A Organização do Trabalho do Profissional de Construção Civil: Orientar os estudantes na definição dos seus primeiros investimentos profissionais. Como manter uma actividade bem organizada. Como elaborar documentação ajustada à sua finalidade técnica e ao destinatário.
As Perspectivas Profissionais do Futuro Engenheiro: Descrever aos estudantes as diversas áreas profissionais e os contornos de cada uma - técnicos e económicos - em especial no que respeita a recém-licenciados. A procura do desenvolvimento de um trabalho com qualidade e os constrangimentos sofridos nesse esforço.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Aulas teóricas de exposição e discussão sobre temas específicos com projecção de acetatos e, pontualmente, participação de especialistas convidados.
- Aulas téorico-práticas complementares aos assuntos abordados nas aulas téoricas e de apoio ao desenvolvimento de trabalhos individuais e de grupo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Nota global > 9.5
Fórmula de cálculo da classificação final
Somatório algébrico das notas obtidas nas três componentes da avaliação.
Provas e trabalhos especiais
Nenhum.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Trabalhadores-Estudantes que manifestem dificuldade em realizar o trabalho de grupo poderão realizar apenas o trabalho individual e um exame com duas questões suplementares e cotado para 14.0 valores.
Observações
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Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas