Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EC0063

Tecnologias de Sistemas Construtivos

Código: EC0063     Sigla: TSCO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Construções

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Construções Civis
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 18 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 5 45 133

Língua de trabalho

Português

Objetivos

A Disciplina de Tecnologia de Sistemas Construtivos pretende complementar a formação básica já adquirida pelos alunos da LEC na área dos sistemas e tecnologias de construção de edifícios. Para além disso, pretende-se também transmitir a visão do edifício como um sistema e estudar e explorar os diversos subsistemas construtivos de um edifício através de um ensino baseado numa forte componente de projecto. Finalmente pretende dar-se uma visão tão ampla quanto possível das principais soluções disponíveis tanto do ponto de vista histórico (análise de sistemas antigos e modernos incluindo a sua localização no tempo) como do tipo de materiais (betão armado, aço, madeira, alvenarias, outros).
Competências que se esperam alcançar na disciplina:
Análise; Estruturar informação; Estudo auto-orientado; Ética; Comunicação em língua estrangeira; Comunicação escrita; Comunicação multimédia; Comunicação oral; Interacção em grupo; Liderança; Formulação de problemas; Gestão do tempo; Integração de conhecimentos; Projecto (análise, especificação, projecto e validação).

Programa

1.Introdução à disciplina. Objectivos.
2.Processos, Tecnologias e Elementos construtivos – Noções básicas: Referência histórica às evoluções tecnológicas na construção da antiguidade aos nossos dias.
3. Visão sistémica da construção: Conceito de sistema, órgão e subsistema. Exigências funcionais e exigências e especificações de desempenho. Pré-fabricação. Coordenação dimensional modular. Tolerâncias. Juntas onstrutivas.
4. Sistemas de construção correntemente usados em Portugal: Sistemas tradicionais anteriores à generalização do betão armado. Sistemas actuais pesados com estrutura em betão armado e os sistemas com alvenaria resistente. Os sistemas leves ou semi-leves com estrutura em madeira. Outros sistemas.
5. Análise detalhada de alguns sistemas : Tecnologias e soluções de fundações; Tecnologias e soluções estruturais; Tecnologias e soluções de pavimentos; Tecnologias e soluções de revestimentos de fachadas: Revestimentos de fachada em pedra com fixação mecânica;Revestimentos de fachada em pedra com fixação por colagem. Divisórias em gesso cartonado. Paredes exteriores com tijolo face à vista.
6. Projecto: Aplicações concretas a outros sistemas construtivos. Trabalho individual baseado nos exemplos apresentados em 5.
Visitas de estudo a 1 edifício em construção e a outro em reabilitação (2 visitas a programar)

Bibliografia Obrigatória

Amorim Faria, Jose; Divisórias leves pré-fabricadas - Concepção e Avaliação da viabilidade de um Sistema realizado com base em madeira e derivados - tese de doutoramento, FEUP, 1996
Mascarenhas Jorge; Sistemas de Construcao II a VI, Livros Horizonte
RUSH Richard - The American Institute of Architects - editor; The Building Systems Integration Handbook, Butterworth-Heinemann (Reed Publishing (USA) Inc), 1996. ISBN: 0-7506-9198-0 (Livro geral sobre sistemas construtivos)
Mascarenhas, Jorge Morarji dos Remédios Dias; Sistemas de construção. ISBN: 972-24-1156-X (vol. 1)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As matérias são apresentadas sob a forma de palestras pelos dois docentes de forma alternada. Serão realizadas duas visitas de estudo na fase inicial para sensibilizar os alunos para as matérias apresentadas. Será proposto a partir sensivelmente do meio do ano um trabalho de pesquisa que contará obrigatoriamente para a avaliação. Os trabalhos serão objecto de apresentação pelos alunos e corrigidos pelos docentes com vista a posterior publicação.

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Só poderão realizar exame os alunos que tiverem frequência (inscrição regularizada e não exceder o número máximo total de 16 horas de faltas a aulas) e que tenham elaborado e entregue o trabalho individual obrigatório

Fórmula de cálculo da classificação final

0,5*Nota exame + 0,5 Nota trabalho

Provas e trabalhos especiais

Trabalho prático obrigatório

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame especial para 20 valores

Melhoria de classificação

Exame especial para 20 valores

Observações

................................................................
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 3 horas
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-19 às 20:24:24 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias