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Pontes

Código: EC0055     Sigla: PONT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estruturas

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Estruturas
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEC 51 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 5 60 133

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Esta disciplina é uma disciplina de síntese pois trata da aplicação de conhecimentos adquiridos ao caso particular das pontes. Mas é também uma disciplina de análise pois nela se aprendem conceitos e metodologias específicos, muitos deles aplicáveis em outras situações de Engenharia de Estruturas.
Os objectivos gerais são os da concepção, do dimensionamento, dos processos construtivos, do controlo de qualidade na construção, da observação, instrumentação e inspecção, da reabilitação, do reforço e do recondicionamento de pontes em geral. Em particular, pretende-se que o aluno fique a saber como desenvolver um projecto completo de pontes rodoviárias com vãos até cerca de 50 m e comprimento total até cerca de 150 m, e conheça bem os processos construtivos de todos os tipos de pontes.

Programa

Generalidades sobre pontes. Evolução histórica das pontes e dos materiais estruturais e processos de construção utilizados.

O projecto de uma ponte. Fases do projecto e sua constituição.

Dimensionamento da superestrutura da ponte: Características estruturais da ponte, modelos de comportamento estrutural, análise global versus análise por subestruturação e influência do processo construtivo. Dimensionamento dos elementos de apoio: pilares, encontros, aparelhos de apoio, fundações. Pontes especiais: Pontes curvas, pontes enviazadas, pontes suspensas, pontes de tirantes.

Fiscalização da construção, observação e monitorização de obras de arte. Ensaios de recepção.

Inspecção, conservação, recuperação e reforço de pontes. Sistemas de gestão e estratégias de conservação.

Bibliografia Obrigatória

Mathivat, Jacques; Procédés généraux de construction
Menn, Christian; Prestressed concrete bridges. ISBN: 3-7643-2414-7(CH)
Manterola Armisén, Javier; Puentes. ISBN: 84-7493-296-3 (vol. 1)
Leonhardt, Fritz; Ponts. ISBN: 2-88074-099-1
Calgaro, J. A. Jean-Armand 300; Maintenance et réparation des ponts. ISBN: 2-85978-278-8

Bibliografia Complementar

Calgaro, J. A.; Projet et construction des ponts. ISBN: 2-85978-095-5
Mathivat, Jacques; Construccion de puentes de hormigon pretensado por voladizos sucesivos. ISBN: 84-7146-215-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Formalmente, estão previstas aulas teóricas e aulas teórico-práticas, mas o ensino baseia-se nos quatro tipos de aulas seguintes: - de exposição; - de dimensionamento; - de pormenorização; - de visitas a obras em curso, com as matérias divididas sem qualquer sobreposição.

Nas aulas de exposição são apresentadas as matérias de concepção e de cultura geral, nas aulas de dimensionamento é realizado o cálculo dos diversos elementos estruturais de exemplos didácticos de pontes, nas aulas de pormenorização são estudados os detalhes de três tipos de pontes - em alvenaria, em betão e em aço - e nas visitas a obras em curso são apreendidas as situações reais de obra.

As aulas de exposição apoiam-se na projecção de diapositivos e de vídeos.

Software

Robot Millennium

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia civil > Engenharia estrutural

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Classificação superior a 6

Fórmula de cálculo da classificação final

%T1+%T2+%(E1+E2)

Provas e trabalhos especiais

Elaboração de 2 Trabalhos: 1) ficha orientadora das aulas teórico-práticas e 2) relatório sobre 3 pontes (uma de alvenaria, uma em betão e uma em aço) existentes em Portugal ou Espanha

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Idêntica às dos alunos ordinários

Melhoria de classificação

Exame oral

Observações

Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas
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