Mecânica dos Solos 2
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Geotecnia |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Ensino de conceitos, teorias e métodos usados na Engenharia Civil para o projecto de obras e estruturas condicionadas de modo relevante pelo comportamento mecânico dos maciços terrosos. Ensino de métodos empregues para caracterizar este comportamento.
Programa
Impulsos de terras. Estados activo e passivo de Rankine. Deformações necessárias para a sua mobilização. Impulsos activo
e passivo. Tabelas de Caquot - Kérisel. Teoria de Coulomb. Impulsos em condições sísmicas. Teoria de Mononobe - Okabe.
Dimensionamento de muros de suporte. Coeficientes de segurança globais e parciais em Geotecnia. Introdução ao Eurocódigo 7 - Projecto Geotécnico.
Estabilidade de taludes e de aterros. Soluções para taludes infinitos. Método dos blocos. Método de Fellenius e de Bishop simplificado. Estabilidade de aterros sobre solos argilosos moles. Métodos de incrementar a estabilidade. Escavações em solos coesivos. Estabilização de taludes naturais. Papel da observação.
Amostragem indeformada. Ensaios "in situ" versus ensaios de laboratório. Ensaios de penetração: SPT, CPT e CPTU (piezocone) e ensaios com penetrómetros dinâmicos. Ensaio de corte rotativo (vane - test). Ensaio sísmico entre furos (cross - hole). Ensaio de carga em placa. Ensaio com o pressiómetro autoperfurador. Fundações superficiais. Capacidade de carga. Solução teórica e coeficientes correctivos. Assentamentos imediatos. Soluções elásticas. Correcções semi - empíricas. Estimativa do módulo de deformabilidade do solo. Assentamentos admissíveis. Interacção solo-estrutura.
Compactação. Conceitos de base, ensaios e equipamentos. Introdução à metodologia de projecto e de construção de grandes obras de aterro.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas com exposição de conceitos, teorias e métodos com referência a casos de obra, acidentes e fenómenos naturais condicionados pelo comportamento dos maciços terrosos. Aulas teórico-práticas com resolução de exercícios de aplicação que constam de fichas para o efeito. Aplicação de programa automático de estabilidade de taludes. Aulas práticas com observação e (ou) apresentação de ensaios de campo e tratamento dos respectivos resultados. Visitas a obras.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
70,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Obter classificação positiva da avaliação distribuída.
A classificação da avaliação distribuída será calculada entrando em consideração com o seguinte:
- assiduidade às aulas teóricas (peso = 30%);
- exercícios resolvidos pelos alunos nas aulas teórico-práticas (peso = 42%);
- trabalhos desenvolvidos nas aulas práticas (peso = 18%);
- aplicação de programa SLOPE para análise de estabilidade de um aterro sobre solo mole (peso = 10%).
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é calculada por meio da méda ponderada das classificações da avaliação distribuída e do exame final, com pesos 0,20 e 0,80, respectivamente.
Os alunos que pretendam obter classificação final superior a 17 valores, devem atingir média ponderada superior àquele valor e realizar uma prova oral.
Provas e trabalhos especiais
1 - 3 exercícios a resolver nas aulas teórico-práticas, que serão corrigidos e classificados pelo respectivo docente (peso = 3x14 = 42% na avaliação distribuída);
2 - 3 trabalhos a desenvolver nas aulas práticas que o respectivo docente verificará se atingiram o objectivo (peso = 3x6 = 18% na avaliação distribuída);
3 - Aplicaçãode do programa SLOPE para análise de estabilidade de um aterro sobre solo mole (peso = 10%na avaliação distribuída).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As previstas nas normas gerais de avaliação.
Melhoria de classificação
As previstas nas normas gerais de avaliação.
Observações
................................................................
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 2,5 horas semanais