Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EC0033

Hidráulica Urbana e Ambiental

Código: EC0033     Sigla: HUAM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEC 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 4 6,5 6,5 75 174
MIEC 273 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 6,5 75 174
Plano de estudos de transição para 2006/07 4 - 6,5 75 174

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Apreensão dos conceitos fundamentais de Hidráulica Urbana e Ambiental na componente do Ciclo de Utilização da Água. Garantir aos futuros Mestres em Engenharia Civil a habilitação e a adequação para o projecto (nas suas diferentes componentes), sua análise, apreciação e discussão, acompanhamento de obras e exploração de Sistemas de Saneamento Básico. Aspectos normativos, construtivos e de exploração relativos a Sistemas de Saneamento Básico.

Programa

O Saneamento Básico. O Saneamento Básico em Portugal. Água para Consumo Humano. A Legislação e a Regulamentação. Necessidades de Água. Medição de Caudal. Condutas, Colectores e Sua Instalação. Captações. Tratamento de Água. Adução. Choque Hidráulico em Condutas Elevatórias. Regularização e Armazenamento. Estações Elevatórias de Abastecimento de Água. Distribuição. Drenagem de Águas Residuais. Estações Elevatórias de Águas Residuais. Tratamento de Águas Residuais Domésticas.

Bibliografia Obrigatória

Apontamentos da disciplina para o corrente Ano Lectivo de 2006/2007 e disponibilizados no “sítio” da disciplina.

Bibliografia Complementar

Outros elementos relativos a temas específicos, a indicar nas sessões teóricas e práticas.
Manual de Saneamento Básico - Volumes 1 e 2 (Ministério do Ambiente e dos Recursos Naturais).
Regulamentação e Legislação em vigor.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Exposição da matéria em aulas teóricas, com recurso a documentação visual. Resolução de problemas práticos de simulação de projecto das diferentes componentes de Sistemas de Saneamento Básico nas sessões teórico práticas. Duas visitas de estudo.

Software

EPANET

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Atendendo ao tipo de disciplina, de índole essencialmente descritiva e prática, os alunos são aconselhados a assistir e a participar em todas as aulas, teóricas e práticas. Haverá controlo de presenças em todas as aulas. Em relação ao regime de faltas, aplicar-se-á o que está regulamentado na FEUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame escrito. Parte teórica de 1 (uma) hora, sem consulta. Parte prática com duração de 2 (duas) horas, com consulta de um prontuário a fornecer durante a prova.

Realização e apresentação de 5 (cinco) Relatórios de trabalhos práticos, a elaborar pelos alunos em grupos de 1 (um) ou 2 (dois), com desenvolvimento nas sessões teórico-práticas e a completar fora do tempo lectivo. Estes relatórios serão submetidos a avaliação e classificados. Os docentes acompanharão a evolução destes trabalhos ao longo do semestre e os alunos entregarão o correspondente relatório referente a cada um dos trabalhos. Os trabalhos práticos corresponderão a 15 (quinze) % da classificação global de 20 (vinte) valores, isto é, e no máximo, a 3 (três) valores.

O Exame escrito corresponderá ao máximo de pontuação de 17 valores e os Trabalhos Práticos serão classificados para um máximo de 3 valores.

Provas e trabalhos especiais

Não existem, para além dos referidos em "Cálculo da Classificação Final".

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A consagrada nos Regulamentos vigentes na FEUP e, em particular, nos inerentes ao Departamento de Engenharia Civil. Ver "Observações".

Melhoria de classificação

Exame escrito, de recurso. A este Exame corresponderá o máximo de pontuação de 17 valores, aos quais se adicionará a classificação dos Trabalhos Práticos (máximo de 3 valores).

Observações

1) De acordo e cumprindo com a legislação e regulamentos aplicáveis, poderão os alunos trabalhadores estudantes (TE ou TI) optar pela não apresentação dos Relatórios dos Trabalhos Práticos e, assim, submeterem-se à avaliação apenas com recurso ao exame escrito que, neste caso, terá uma cotação de 20 (vinte) valores.

Nestas circunstâncias, e no sentido de organizar e facilitar os aspectos administrativos relativos ao funcionamento da disciplina, solicita-se aos alunos que desejem usufruir desta excepção, a apresentação de uma “declaração” – a entregar à equipa docente até ao dia 30 de Setembro de 2006 – da pretensão em não serem avaliados com a consideração dos Relatórios.

2) Os alunos que no ano lectivo 2005/2006 tenham frequentado a disciplina, obtido classificação sobre os Relatórios dos Trabalhos Práticos e pretendam manter tal nota (não se submetendo a nova entrega e avaliação) deverão declarar tal pretensão, nos mesmos termos expressos no ponto 1) anterior . Salienta-se que, em caso algum, se estabelecerá qualquer excepção.

3) Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 4 horas semanais.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-08-19 às 22:31:49 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias