Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > EC0016

Arquitectura

Código: EC0016     Sigla: ARQU

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Construções

Ocorrência: 2006/2007 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Construções Civis
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEC 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 2 5,5 5,5 60 145
MIEC 217 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 2 - 5,5 60 145
Plano de estudos de transição para 2006/07 2 - 5,5 60 145

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objectivos
A pluralidade de objectivos a alcançar nesta disciplina, face à actual carga lectiva atribuída, divide-se, essencialmente, em dois grandes grupos.

Grupo I-Objectivos técnico-formativos. Considerando que o estudante de Engenharia Civil poderá vir a desenvolver, no seu percurso profissional, projectos de especialidades, nomeadamente para edifícios, tal prática implicará a necessidade de articular eficazmente a sua solução àquela preconizada pelo arquitecto e/ou por outros projectistas.
Deste modo, pretende-se:
a)Desenvolver no estudante a capacidade de ler e de interpretar diferentes projectos de arquitectura, familiarizando-se, assim, com a linguagem específica do desenho técnico de representação (já introduzida anteriormente na disciplina de Desenho de Construção), suporte essencial na comunicação do acto de criar e projectar as estruturas edificadas e os espaços, em geral;
b)Sensibilizar os alunos para os princípios processuais que estruturam os projectos de arquitectura (sua constituição e hierarquia, faseamento, implicações regulamentares, articulação às políticas camarárias sobre edificação, etc), bem como para a eficácia da articulação do profissional de engenharia civil com o profissional de arquitectura.

Grupo II-Objectivos crítico-formativos. Durante os últimos anos os estudos sobre teoria, crítica e historiografia da arquitectura têm sido objecto de uma atenção crescente. Neste contexto científico em que ganham grande expressão as investigações sobre análises concretas de períodos históricos de acordo com determinadas correntes metodológicas ou pontos de vista sobre teoria, história e morfologia da arquitectura, pretende-se, como objectivos específicos, desenvolver as seguintes abordagens:
a)Assimilação analítica do percurso da arquitectura, no domínio interpretativo da evolução histórica do espaço arquitectónico articulado às inovações construtivas e estruturais;
b)Assimilação crítica e monográfica dos principais movimentos e obras de arquitectura (até à actualidade), por forma a ampliar, nos estudantes, a sua formação cultural e arquitectónica, bem como a educação do gosto.

Programa

Programa
Parte I 1 - INTRODUÇÃO.
Noções de ESPAÇO, de ARQUITECTURA, de ESTRUTURA e de COMPOSIÇÃO.
O Espaço e a Arquitectura. Os elementos do espaço. Espaços elementares e espaços geradores.
A entidade "vazio".
O espaço protagonista da arquitectura. Dimensões e pressupostos da arquitectura.
Alguns termos arquitectónicos.

2 - Leitura e interpretação de desenhos técnicos (projecções ortogonais), em diferentes escalas, por assimilação dos códigos de representação técnica dos vários componentes da arquitectura:
a)Elementos que estruturam a linguagem técnica de representação (a linha, a sombra, a mancha ou marca);
b)A importância da hierarquia das linhas de desenho e do seu significado.

3 - Método analítico de projectos. o Projecto de Arquitectura (hierarquia e faseamento). Legislação/regulamentos.

Parte II
1 - O espaço arquitectónico através da História.
A escala humana dos gregos.
O espaço estático da antiga Roma.
O espaço cristão e a nova dimensão humana.
A aceleração direccional e a dilatação de bizâncio.
A cristandade ocidental - o gótico.
Renascimento, maneirismo e barroco: a arquitectura renascentista, a arquitectura (e o urbanismo) setecentista, as principais reformas pombalinas e almadinas, o pensamento arquitectónico do iluminismo.
O retorno ao classicismo.
O século XIX: análise de casos de estudo/obras no universo francês, inglês e americano.
Noções de "pitoresco" e de "ecletismo".
O revivalismo gótico, o medievalismo, o romantismo.
Os monumentos como testemunhos históricos e o seu papel na cidade.
Modernidade e vanguarda; novas propostas.
O movimento moderno: génese, racionalismo, funcionalismo e utopias da "modernidade". A Bauhaus e o Esprit Nouveau; os CIAM e a Carta de Atenas.
A arquitectura pós-moderna: o período pós-moderno - representatividade, simbolismo e qualidade na arquitectura do edifício e na arquitectura do espaço público urbano.

2 - Breve referência à Tipologia dos Edifícios: conceitos e nomenclatura, esquemas organizativos.

Bibliografia Complementar

Francis D. K. Ching; Forma, Espacio y orden, Ediciones Gustavo Gili/México, 1998. ISBN: 968-887-340-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metódos de Ensino

Face à natureza das temáticas da disciplina e ao seu teor teórico, as aulas serão sempre apoiadas, tanto quanto posssível, pelos meios audio-visuais, donde se destaca a projecção de filmes sobre diferentes autores ou períodos da história da arquitectura, contemplados no programa, bem como a projecção de séries de diapositivos e de outras fontes particulares especialmente vocacionadas para algumas das matérias (Análise da Forma Arquitectónica, Tipologias e Organização do Espaço Arquitectónico, Legislação, entre outros).
Complementarmente, os alunos serão estimulados a reflectir sobre variadas questões imbuídas nas diferentes temáticas do programa da disciplina, ora pelo debate suscitado dentro das aulas, ora pela análise directa de obras localizadas dentro ou fora da cidade (visitas de estudo).

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Obtenção de Frequência

1 - Desenvolvimento das duas fases do exercício prático (Exercício EP1), acompanhado e rubricado progressivamente pelo docente, nas aulas práticas, bem como a sua entrega em dossier normalizado, na data determinada (componente obrigatória).

2 - Desenvolvimento de um exercício sobre a observação da paisagem urbana - elaboração e preenchimento de uma ficha de análise urbana e arquitectónica (Exercício EP2), acompanhado e rubricado progressivamente pelo docente, nas aulas práticas, bem como a sua entrega em dossier normalizado, na data determinada (componente obrigatória).

3 - Desenvolvimento de um exercício em grupo sobre a análise arquitectónica de um edifício – análise dos elementos de projecto e de informação relacionada, visita ao local e elaboração de um relatório síntese (Exercício EP3), acompanhado e rubricado progressivamente pelo docente, nas aulas práticas, bem como a sua entrega em dossier normalizado, na data determinada (componente obrigatória).

4 - Desenvolvimento de um exercício em grupo sobre a análise arquitectónica de um sistema construtivo – análise e investigação sobre o sistema em estudo e elaboração de uma maqueta síntese (Exercício EP4), acompanhado e rubricado progressivamente pelo docente, nas aulas práticas, bem como a sua entrega em dossier normalizado, na data determinada (componente obrigatória).

5 - Resolução de dois mini-testes (MT), nas datas estipuladas (componente obrigatória).

Fórmula de cálculo da classificação final

Calculo da Classificação Final
EP1 - cotação máxima = 3 valores (Parte A = 2 val.; Parte B = 1 val.);
EP2 - cotação máxima = 1 valores;
EP3 - cotação máxima = 2 valores;
EP4 - cotação máxima = 2 valores;
MT1 - cotação máxima = 8 valores;
MT2 - cotação máxima = 4 valores.
EP1 + EP2 + EP3 + EP4 + MT1 + MT2 = NF (Nota Final).

Condições de exclusão:
NF menor que 10 valores

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Avaliação através da resolução de um exame teórico-prático, cobrindo a matéria teórica e as temáticas dos programas dos exercícios práticos.
Duração do exame = 2 h [(Parte I = 1h) + (Parte II = 1h)], no mesmo dia.

Melhoria de classificação

Melhoria de Classificação Final/Distribuída:

Avaliação através da resolução de um exame teórico-prático, cobrindo a matéria teórica e as temáticas dos programas dos exercícios práticos.

Observações

.................................................................
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 7 horas
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-18 às 14:39:50 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias