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Topografia

Código: EC0008     Sigla: TOPO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Vias de Comunicação

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Vias de Comunicação e Transportes
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Civil

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEC 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 1 6 6 75 160
MIEC 248 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 1 - 6 75 160
Plano de estudos de transição para 2006/07 1 - 6 75 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

São objectivos específicos da disciplina de Topografia:
- Assegurar o desenvolvimento das competências de leitura e compreensão de representações (em suporte papel ou digital) da superfície terrestre;
- Promover o conhecimento das grandezas elementares a observar e dos métodos, técnicas e equipamentos de observação que permitam a descrição do lugar, a implantação de obras e respectivo controlo;
- Proporcionar o conhecimento dos erros cometidos nas observações bem como a forma de os eliminar, corrigir e/ou compensar.
Pretende-se ainda o desenvolvimento das seguintes competências:
a) Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão que permitam e constituam a base de desenvolvimentos e/ou aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação;
b) Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares;
c) Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos;
d) Ser capaz de comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
e) Ser capaz de aprender ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.

Programa

UNIDADE 1 – CARTOGRAFIA
• Representação da Terra
Superfícies de referência. Sistemas de projecção cartográfica.
• Sistemas de coordenadas
Coordenadas geográficas. Coordenadas planas. Noção de orientação.
• Cartas topográficas
Representação da informação topográfica. Noção de escala. Medição de áreas. Determinação de volumes.
UNIDADE 2 – TEORIA DOS ERROS DE OBSERVAÇÃO
• Tipologia dos erros de observação
Origem dos erros. Tipos de erros.
• Erros acidentais
Noção de valor mais provável. Parâmetros de precisão. Propagação dos erros acidentais.
• Compensação de medições
Compensação de medições directas de igual e desigual precisão. Compensação de medições indirectas e condicionadas.
UNIDADE 3 – GRANDEZAS E EQUIPAMENTOS DE OBSERVAÇÃO
• Desníveis
Métodos de observação: geométrico e trigonométrico. Equipamentos.
• Ângulos
Tipos de ângulos. Equipamentos.
• Distâncias
Métodos directos e indirectos. Equipamentos. Processos electromagnéticos.
UNIDADE 4 – MÉTODOS CLÁSSICOS DE OBSERVAÇÃO
• Nivelamento geométrico
Procedimentos. Compensação expedita.
• Levantamento topográfico
Procedimentos. Compensação expedita de circuitos fechados. Implantação por coordenadas polares.
UNIDADE 5 – REDE DE APOIO TOPOGRÁFICO
• Intersecções
Tipos de intersecções. Intersecção directa simples. Intersecção inversa simples. Problema de Hansen. Intersecções múltiplas.
• Poligonais
Tipos de poligonais. Cálculo e compensação de poligonais fechadas.
• Redes altimétricas
Compensação de redes de nivelamento.
UNIDADE 6 – MÉTODOS NÃO CLÁSSICOS DE OBSERVAÇÃO
• Posicionamento por satélite – GPS
Caracterização geral do GPS. Componentes do sistema. Princípio de funcionamento. Modos de posicionamento. Sistemas de coordenadas.
• Levantamento aerofotogramétrico
Fotografia aérea. Fotocoordenadas. Posicionamento fotogramétrico. Pares estereoscópicos. Fototriangulação.

Bibliografia Complementar

Wolf, Paul R.; Elementary surveying. ISBN: 0-321-01461-8
Schofield, W.; Engineering surveying. ISBN: 0-7506-4987-9
Gaspar, Joaquim Alves; Cartas e projecções cartográficas. ISBN: 972-757-151-4
Casaca, João Manuel Martins; Topografia geral. ISBN: 972-757-135-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas recorrer-se-á sobretudo ao método da exposição oral, acompanhada pela projecção de diapositivos e transparências. Nas aulas teórico-práticas os alunos realizarão exercícios, aplicando os conceitos leccionados quer nas aulas teóricas quer nas teórico-práticas. Por outro lado, estão previstas 7,5 horas laboratoriais destinadas à realização de trabalhos de campo aplicando os métodos clássicos de observação com recurso ao equipamento topográfico existente.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 70,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Segundo as Normas Gerais de Avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Instrumentos de avaliação:
- Teste escrito (sem consulta), sobre os conteúdos programáticos das unidades 1 e 2;
- Teste escrito (sem consulta), sobre os conteúdos programáticos das unidades 3, 4, 5 e 6;
- Trabalho individual (resolução nas aulas práticas de questões de resposta curta);
- Trabalhos laboratoriais (dois trabalhos de campo: nivelamento e levantamento topográfico).

Classificação final:
CF = 0,30*T1 + 0,45*T2 + 0,10*TI + 0,15*TL
em que:
CF – Classificação final;
T1 – Classificação obtida no 1º teste escrito;
T2 – Classificação obtida no 2º teste escrito;
TI – Classificação obtida no trabalho individual;
TL – Classificação obtida nos trabalhos laboratoriais.

Condições para obter aprovação:
- Frequência (de acordo com as Normas Gerais de Avaliação);
- CF ≥ 9,5 valores


Provas e trabalhos especiais

A classificação final está limitada ao máximo de 18 valores.
Os alunos que obtenham uma CF maior que 18 valores e pretendam ter uma classificação superior terão que realizar um trabalho escrito, sobre um tema a propor trinta dias antes do término do semestre. A avaliação destes trabalhos terá em consideração o conteúdo científico, a apresentação e respectiva discussão.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Segundo as Normas Gerais de Avaliação.

Melhoria de classificação

Segundo as Normas Gerais de Avaliação.

Observações

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Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 7,5 horas
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