Topografia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Vias de Comunicação |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
São objectivos específicos da disciplina de Topografia:
- Assegurar o desenvolvimento das competências de leitura e compreensão de representações (em suporte papel ou digital) da superfície terrestre;
- Promover o conhecimento das grandezas elementares a observar e dos métodos, técnicas e equipamentos de observação que permitam a descrição do lugar, a implantação de obras e respectivo controlo;
- Proporcionar o conhecimento dos erros cometidos nas observações bem como a forma de os eliminar, corrigir e/ou compensar.
Pretende-se ainda o desenvolvimento das seguintes competências:
a) Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão que permitam e constituam a base de desenvolvimentos e/ou aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação;
b) Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares;
c) Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações éticas e sociais que resultem ou condicionem essas soluções e esses juízos;
d) Ser capaz de comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
e) Ser capaz de aprender ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.
Programa
UNIDADE 1 – CARTOGRAFIA
• Representação da Terra
Superfícies de referência. Sistemas de projecção cartográfica.
• Sistemas de coordenadas
Coordenadas geográficas. Coordenadas planas. Noção de orientação.
• Cartas topográficas
Representação da informação topográfica. Noção de escala. Medição de áreas. Determinação de volumes.
UNIDADE 2 – TEORIA DOS ERROS DE OBSERVAÇÃO
• Tipologia dos erros de observação
Origem dos erros. Tipos de erros.
• Erros acidentais
Noção de valor mais provável. Parâmetros de precisão. Propagação dos erros acidentais.
• Compensação de medições
Compensação de medições directas de igual e desigual precisão. Compensação de medições indirectas e condicionadas.
UNIDADE 3 – GRANDEZAS E EQUIPAMENTOS DE OBSERVAÇÃO
• Desníveis
Métodos de observação: geométrico e trigonométrico. Equipamentos.
• Ângulos
Tipos de ângulos. Equipamentos.
• Distâncias
Métodos directos e indirectos. Equipamentos. Processos electromagnéticos.
UNIDADE 4 – MÉTODOS CLÁSSICOS DE OBSERVAÇÃO
• Nivelamento geométrico
Procedimentos. Compensação expedita.
• Levantamento topográfico
Procedimentos. Compensação expedita de circuitos fechados. Implantação por coordenadas polares.
UNIDADE 5 – REDE DE APOIO TOPOGRÁFICO
• Intersecções
Tipos de intersecções. Intersecção directa simples. Intersecção inversa simples. Problema de Hansen. Intersecções múltiplas.
• Poligonais
Tipos de poligonais. Cálculo e compensação de poligonais fechadas.
• Redes altimétricas
Compensação de redes de nivelamento.
UNIDADE 6 – MÉTODOS NÃO CLÁSSICOS DE OBSERVAÇÃO
• Posicionamento por satélite – GPS
Caracterização geral do GPS. Componentes do sistema. Princípio de funcionamento. Modos de posicionamento. Sistemas de coordenadas.
• Levantamento aerofotogramétrico
Fotografia aérea. Fotocoordenadas. Posicionamento fotogramétrico. Pares estereoscópicos. Fototriangulação.
Bibliografia Complementar
Wolf, Paul R.;
Elementary surveying. ISBN: 0-321-01461-8
Schofield, W.;
Engineering surveying. ISBN: 0-7506-4987-9
Gaspar, Joaquim Alves;
Cartas e projecções cartográficas. ISBN: 972-757-151-4
Casaca, João Manuel Martins;
Topografia geral. ISBN: 972-757-135-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teóricas recorrer-se-á sobretudo ao método da exposição oral, acompanhada pela projecção de diapositivos e transparências. Nas aulas teórico-práticas os alunos realizarão exercícios, aplicando os conceitos leccionados quer nas aulas teóricas quer nas teórico-práticas. Por outro lado, estão previstas 7,5 horas laboratoriais destinadas à realização de trabalhos de campo aplicando os métodos clássicos de observação com recurso ao equipamento topográfico existente.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
70,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Obtenção de frequência
Segundo as Normas Gerais de Avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Instrumentos de avaliação:
- Teste escrito (sem consulta), sobre os conteúdos programáticos das unidades 1 e 2;
- Teste escrito (sem consulta), sobre os conteúdos programáticos das unidades 3, 4, 5 e 6;
- Trabalho individual (resolução nas aulas práticas de questões de resposta curta);
- Trabalhos laboratoriais (dois trabalhos de campo: nivelamento e levantamento topográfico).
Classificação final:
CF = 0,30*T1 + 0,45*T2 + 0,10*TI + 0,15*TL
em que:
CF – Classificação final;
T1 – Classificação obtida no 1º teste escrito;
T2 – Classificação obtida no 2º teste escrito;
TI – Classificação obtida no trabalho individual;
TL – Classificação obtida nos trabalhos laboratoriais.
Condições para obter aprovação:
- Frequência (de acordo com as Normas Gerais de Avaliação);
- CF ≥ 9,5 valores
Provas e trabalhos especiais
A classificação final está limitada ao máximo de 18 valores.
Os alunos que obtenham uma CF maior que 18 valores e pretendam ter uma classificação superior terão que realizar um trabalho escrito, sobre um tema a propor trinta dias antes do término do semestre. A avaliação destes trabalhos terá em consideração o conteúdo científico, a apresentação e respectiva discussão.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Segundo as Normas Gerais de Avaliação.
Melhoria de classificação
Segundo as Normas Gerais de Avaliação.
Observações
................................................................
Tempo de trabalho estimado fora das aulas: 7,5 horas