Sistemas de Propulsão e Suspensão Automóvel
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Produção e Engenharia Automóvel |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
a) Objectivos específicos:
Esta disciplina pretende proporcionar ao aluno uma formação básica no campo da Engenharia Automóvel principalmente ao nível dos sistemas de propulsão, transmissão e suspensão automóvel. Um dos principais objectivos da disciplina centra-se na preparação dos discentes, tendo em vista a sua habilitação para a vida profissional, nomeadamente a sua capacidade de seleccionar e interpretar a informação relevante através da realização de trabalhos de pesquisa bibliográfica e a sua capacidade de comunicação através da apresentação dos referidos trabalhos.
b) Resultados esperados
O programa da disciplina está estruturado de modo a capacitar o aluno à integração de conhecimentos teóricos/práticos relacionados directamente com a Engenharia Automóvel.
No final do período lectivo pretende-se que o aluno tenha adquirido os conhecimentos básicos sobre os motores mais utilizados nos veículos automóveis actuais, seja capaz de desmontar, analisar e montar sistemas de transmissão automóvel. Saiba de forma genérica a capacidades dos sistemas de diagnóstico existem no mercado.
Programa
1 – A evolução histórica do automóvel
2 – Sistemas de Propulsão
2.1 - Motores de combustão interna
Evoluções nos motores de combustão interna
Tipo de ciclos
Parâmetros de funcionamento
Estrutura dos motores
Motores a gasolina
Motores a diesel
2.1.1 - Princípios de funcionamento
Motores a 2 tempos
Motores a 4 tempos
Motores Wankel
2.1.2 - Motores a 2 tempos
Modo de funcionamento
Soluções construtivas: Porta Pistão,Admissão ao cárter por lamelas e Válvula rotativa
Diagramas de funcionamento: Admissão e Escape
2.1.3 - Motores a 4 tempos
Modo de funcionamento
Motores a gasolina: Soluções construtivas, Carburadores, Injectores, Número de válvulas, Número de árvores de cames, Sistemas de Ignição
Motores a diesel: Soluções construtivas, Bombas injectoras, Injectores, Número de válvulas, Número de árvores de cames, Sistema Common Rail
Sobre alimentação: Tipos de turbos, Compressores, Intercooler
2.1.4 – Combustíveis
Combustíveis de origem fóssil
Combustíveis alternativos:BioDiesel, Etanol, Metanol, GPL, Gás Natural, Hidrogénio
2.2 – Outros sistemas de propulsão
2.2.1 - Sistemas híbridos: Série e Paralelo
2.2.2 – Sistemas eléctricos: Com baterias, Pilhas de combustível
Desenvolvimento das células de combustível
Funcionamento de uma célula de combustível
2.3 – Sistemas anti-poluição
Catalizadores
Filtros de partículas
3 – Sistemas de transmissão
Caixas de velocidades: Manuais, Pilotadas, Automáticas, Sequenciais
Diferenciais
4 – Suspensões
Tipos de suspensão
Molas
Amortecedores
Bibliografia Obrigatória
Martins, Jorge;
Motores de combustão interna. ISBN: 972-98726-8-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas de análise de equipamento automóvel.
Sessões de montagem e desmontagem de componentes automóvel.
Aulas de acompanhamentos dos trabalhos em curso.
Aulas teórico-práticas proferidas por entidades externas
Visitas
Os alunos realizarão um trabalho teórico ou teórico-prático com apresentação pública
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia mecânica > Engenharia automóvel
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Artigo 4º das Normas Gerais de Avaliação
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de cálculo da classificação final:
NF=A*0.3+B*0.3+C*0,3+D*0,1D
NF-nota final
A- Nota do teste
B- Media das notas dos relatórios várias actividades
C- Nota do Trabalho (relatório+apresentação)
D- Nota de avaliação prática
A- Nota de exame
B- Nota do trabalho
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame sobre toda a matéria e todas as actividades realizadas no âmbito da disciplina
Realização apresentação e defesa de um trabalho sobre um assunto abordado na disciplina (2 semanas de prazo de entrega)
NF=A*0.6+B*0.4
NF- nota final
A- Nota de exame
B- Nota do trabalho
Melhoria de classificação
Não aplicável