Seminários
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Produção e Engenharia Automóvel |
Ocorrência: 2007/2008 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Promover o desenvolvimento de capacidades e competências que foram pouco desenvolvidas ao longo do curso e que são importantes para os engenheiros do século XXI. Espera-se que no final desta disciplina cada aluno tenha desenvolvido competências e capacidades importantes em que estiver deficitário no início da mesma.
Programa
O programa foi, como se previa, definido com os alunos, depois de uma autoavaliação que identificou os pontos fortes e fracos e lacunas na sua formação.
Tendo isso em conta os alunos fizeram dois trabalhos de grupo, o primeiro visando a identificação, avaliação e formulação de um problema real, a qualquer nível e escala, e o segundo, visando a apresentação de soluções para outro problema ou conjunto de problemas identificado(s) pelos alunos de cada grupo.´
Grande parte dos trabalhos trataram de temas relacionados com ambiente, sustentabilidade e projecto universal.
Em parte com esse objectivo, os alunos visitaram o CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel), o CEMUP (Centro de Materiais da Universidade do Porto), o Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Hospital Geral de S. João (apresentação de próteses, ortóteses e ajudas técnicas. Visita ao ginásio de recuperação de traumatizados e amputados), a FADEUP (Faculdade de Desporto da UP:- Laboratório de Biomecânica), e, nalguns casos, outras instituições para deficientes, idosos, etc.
Além disso foram organizadas conferências sobre Energia e Engenharia Mecânica, Sistemas de Segurança das Viaturas Automóveis, 'Globalização, Relações de Trabalho e a Participação Cívica' (por docentes da FPCEUP)
Foi apresentado o filme de Al Gore: 'Uma Verdade Inconveniente', sendo discutidas questões ambientais e nomeadamente sobre o efeito de estufa.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Trabalhos e análises em grupo, visitas, conferências e realização de pesquisas bibliográficas e de um trabalho em que cada aluno desenvolva algumas das capacidades de que mais necessitar.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
De acordo com regulamento da FEUP
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação foi feita com base nos dois trabalhos, sua apresentação (na qual todos os alunos de cada grupo tiveram que fazer parte da apresentação, nem sempre de acordo com o previsto pelos alunos, mas dependente da escolha do docente, conforme foi estabelecido prèviamente estabelecido com os próprios alunos.
Estes critérios que foram definidos pelo docente, depois de algum debate com os alunos. Não houve tempo para incluir, de forma sistemática, como se desejava no início, componentes de auto-avaliação e de avaliação pelo grupo , em função da participação nas diferentres actividades e iniciativas, dos relatórios e das suas apresentações e discussões.
Provas e trabalhos especiais
Possíveis, dependentes de negociação entre docente e os alunos.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com regulamento da FEUP.
Dada a especificidade desta disciplina os modos de avaliação especial deverão ser estabelecidos caso a caso, em função das carências e necessidades de desenvolvimento de capacidades de cada aluno, e implicarão sempre, no mínimo, a realização de um trabalho de pesquisa bibliográfica, sua apresentação e discussão e algum trabalho ou actividades de grupo.
Melhoria de classificação
Mediante melhoria de relatórios ou eventual realização de trabalhos suplementares e nova apresentação e discussão dos mesmos.