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Tese de Investigação

Código: EM0059     Sigla: TI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Fluidos e Calor

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Fluidos e Energia
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIEM 2 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 5 - 30 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Trabalho individual de projecto visando a integração e aplicação de conhecimentos,
competências e atitudes adquiridas ao longo do curso, através da resolução de problemas da
área de conhecimento da opção de Fluidos e Calor.
O trabalho terá lugar em ambiente académico e empresarial, promovendo o
desenvolvimento de capacidades de iniciativa, de decisão e de trabalho individual ou em
grupo.

Resultados de aprendizagem e competências

Deve promover a análise de situações novas, recolha de informação pertinente, selecção
das metodologias de abordagem e dos instrumentos de resolução do problema proposto, sua
resolução, exercício de síntese e conclusões, elaboração de relatório, apresentação
pública e discussão de resultados.

Programa

Projectos em ambiente académico e empresarial ligados à Opção de Fluidos e Calor.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem As diferentes etapas do Projecto, em
correspondência com os objectivos definidos, são desenvolvidas em estreita ligação com o
respectivo orientador académico e, no caso do projectos desenvolvido em ambiemte
empresarial, com o orientador da empresa.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

A frequência pressupõe:
No início do ano lectivo
- Inscrição dos alunos na disciplina até ao início da ocorrência
- Propostas e aprovação de temas de Projectos e respectivos orientadores
- Atribuição dos Projectos aos alunos
- Marcação da data prevista para a apresentação final

Fórmula de cálculo da classificação final

• Uma classificação de 10 a 12 valores corresponde a um trabalho de dificuldade relativamente baixa, em que foram atingidos os objectivos mínimos;

• Uma classificação de 13 a 15 valores corresponde a um trabalho de dificuldade média, realizado com razoável autonomia e sendo atingidos todos os objectivos;

• Uma classificação de 16 a 17 valores deve corresponder a um trabalho muito bom, de dificuldade elevada, realizado com elevado nível de autonomia, sendo cumpridos ou mesmo ultrapassados os objectivos enunciados;

• Uma classificação de 18 valores deve corresponder a um trabalho excelente, apresentado e defendido de modo exemplar, com um relatório muito bem estruturado, conciso e completo, com um nível de desempenho e de autonomia notáveis e realçado pelo (s) orientador (es) durante a sua realização;

• Classificações acima de 18 valores devem ter um carácter verdadeiramente excepcional e só devem ser atribuídas a alunos que tenham atingido níveis de excelência em todas as componentes de avaliação e em que sejam encontradas soluções inovadoras. Devem ser atribuídas por unanimidade e acompanhadas por documento que as defenda e justifique, assinado por todos os membros do júri.

Provas e trabalhos especiais

Provas e trabalhos especiais
- Relatório de progresso
- Relatório final
- Página web
- Apresentação pública
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