Métodos Experimentais em Engª Térmica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Fluidos e Calor |
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta disciplina tem por finalidade habilitar os alunos para a realização de estudos experimentais no âmbito da Engenharia Térmica. Pretende-se que conheçam instrumentos de medição e metodologias experimentais típicas daquele domínio e compreendam os princípios físicos que lhes estão subjacentes, tendo em vista a sua correcta selecção e utilização. Procura-se também sensibilizar os alunos para a incerteza das medições e suas implicações ao nível da planificação das experiências e da análise e representação de resultados experimentais. Com a realização de trabalhos laboratoriais, pretende-se proporcionar o exercício do estudo experimental, a consolidação de conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da sua formação e a promoção do trabalho em grupo.
Programa
Introdução: Considerações sobre a experimentação em engenharia, sistemas de medição e transdutores. Análise de dados experimentais: Erros e incerteza das medições; análise de incerteza e sua aplicação ao planeamento experimental; representação de resultados experimentais. Medição da pressão estática e total em escoamentos e transdutores de pressão. Medição de velocidade: Tubo de Pitot, termoanemómetros e anemómetros ópticos. Medição de caudal: Métodos de integração de perfis de velocidade; métodos de obstrução e outros transdutores eléctricos de caudal volúmico e mássico. Medição de Temperatura: Termopares, termómetros de resistência e de radiação (rev.); efeitos da transferência de calor na medição de temperatura; erros de interacção sistema/sensor. Higrometria: Métodos eléctricos, psicrométricos e de condensação. Realização de trabalhos práticos, envolvendo aspectos relativos à metrologia, à instrumentação e ao estudo experimental de sistemas e processos típicos da Engenharia Térmica.
Bibliografia Obrigatória
Santos, A.S.; Métodos Experimentais em Fluidos e Calor (notas de apoio e fichas de trabalhos experimentais)
Holman, J. P.;
Experimental methods for engineers. ISBN: 0-07-118165-2
Coleman, Hugh W.;
Experimentation and uncertainty analysis for engineers. ISBN: 0-471-63517-0
Bibliografia Complementar
Tropea, Cameron 340;
Springer handbook of experimental fluid mechanics. ISBN: 978-3-540-25141-5
Miller, Richard W;
Flow Measurement Engineering Handbook. ISBN: 0-07-042366-0
Guimarães, R.C. e J.A.S. Cabral; Estatística, McGraw-Hill, Lisboa,1999
Doebelin, Ernest O.;
Engineering experimentation. ISBN: 0-07-017339-7
Guide to the Expression of Uncertainty in Measurement, ISO, Genéve, 1995
McGee, Thomas D.;
Principles and methods of temperature measurement. ISBN: 0-471-62767-4
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A disciplina está estruturada em aulas teóricas e práticas. Nas aulas teóricas é exposta a matéria, discutindo-se os seus aspectos mais relevantes, e esboça-se a resolução de problemas-tipo. As aulas práticas destinam-se essencialmente à realização de trabalhos laboratoriais, onde os alunos são confrontados com a instrumentação e técnicas de medição das principais grandezas físicas da Mecânica dos Fluidos e Transferência de Calor, incluindo a análise e quantificação de alguns fenómenos de transferência típicos daqueles domínios. Alguns exercícios de aplicação são também discutidos nestas aulas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
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Elaboração de relatórios |
Trabalho escrito |
50,00 |
|
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Exame final |
Exame |
3,00 |
|
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|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo teórico e exercícios |
Estudo autónomo |
30 |
|
Preparação dos trabalhos |
Estudo autónomo |
10 |
|
Preparação para exame |
Estudo autónomo |
15 |
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|
Total: |
55,00 |
|
Obtenção de frequência
Terão frequência os alunos regularmente inscritos, que não excedam o número de faltas, de acordo com as regras em vigor, e que tenham obtido uma classificação não inferior a 10 valores no conjunto das componentes de avaliação (A), (B) e (C).
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final (CF) resulta da combinação das seguintes componentes:
(A) Realização de trabalhos laboratoriais e respectivos relatórios
(B) Desempenho nas sessões laboratoriais (inclui mini-testes)
(C) Elaboração de um relatório formal
(D) Exame final (mínimo de 7 valores em 20).
CF = 0,30 A + 0,15 B + 0,10 C + 0,45 D
Provas e trabalhos especiais
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Avaliação para alunos dispensados de frequência:
I) Alunos com frequência nos anos anteriores frequentando o corrente ano lectivo: O aluno está dispensado da presença nas aulas e da realização dos trabalhos práticos, se o desejar.
II) Alunos sem frequência: a avaliação é idêntica à dos alunos regulares.
Melhoria de classificação
Para efeitos de recurso ou de melhoria de nota, os alunos com frequência poderão realizar uma prova escrita incidindo sobre a generalidade da matéria, com um peso para a nota final de 45%.