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Investigação Operacional

Código: EM0039     Sigla: IO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Gestão

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Secção de Gestão e Engenharia Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEM 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 4 6 6 56 160
MIEM 90 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 4 - 6 56 160
Plano de estudos de transição para 2006/07 4 - 6 56 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Apresentação de uma visão global da Investigação Operacional (IO) salientando-se, em particular, o papel que esta desempenha como método de abordagem de processos de decisão. Capacidade de formular problemas de Programação Linear. Aquisição de conhecimentos nas técnicas de Programação Linear, de Gestão de Projectos e da Teoria da Decisão.

RESULTADOS ESPERADOS:
No final do período lectivo, os alunos devem ser capazes de:
1) Formular problemas de Programação Linear.
2) Conhecer e aplicar algoritmos para a obtenção das soluções óptimas desses problemas.
3) Conhecer e aplicar técnicas para a gestão (planeamento e controle) de Projectos.
4) Conhecer os princípios da Teoria da Decisão, e saberem estruturarProblemas de Decisão e de estabelecer critérios de decisão.

Programa

A INVESTIGAÇÃO OPERACIONAL (IO) ENCARADA COMO MÉTODO E PRÁTICA DO APOIO À DECISÃO NO CONTEXTO DE ORGANIZAÇÕES: Breve nota história. Metodologia da Investigação Operacional. Modelação.
TÉCNICAS DE IO: Programação linear (PL) (formulação de problemas de PL, sua resolução pelo método simplex, análise de sensibilidade, dualidade em PL, formulação de problemas de transporte e de afectação, sua resolução recorrendo aos algoritmos de transporte e de afectação). GESTÃO DE PROJECTOS(aspectos organizacionais da gestão de projectos, técnicas de planeamento e controlo do tempo, do custo e de outros recursos - método CPM e extensões). TEORIA DA DECISÃO. Estruturação de problemas de decisão. Estabelecimento de critérios de decisão: situações de incerteza e risco. Decisões sequenciais. Valor esperado da informação perfeita. Valor esperado da informação experimental.

Bibliografia Obrigatória

responsabilidade de vários docentes do GEIN; Notas de apoio e Cópias de acetatos de aulas

Bibliografia Complementar

Hillier, Frederick S.; Introduction to management science. ISBN: 0-07-116470-7
João Namorado, Carlos Henggeler Antunes e Maria João Gomes Alves ; Clímaco, (2003)
Antunes, Carlos Henggeler 340; Casos de aplicação da investigação operacional. ISBN: 972-773-075-2 (Antunes, Carlos Henggeler e Luís Valadares Tavares, Editores, (2000),McGraw-Hill Portugal,)
Clímaco; Programação linear multiobjectivo (Clímaco, João Namorado, Carlos Henggeler Antunes e Maria João Gomes Alves, 2003, Imprensa da Universidade de Coimbra)
Winston, Wayne L.; Operations research. ISBN: 0-534-20971-8 (Winston, W.L. , Duxbury Press (3rd edition), 1994)
Hillier, Frederick S.; Introduction to operations research. ISBN: 0-07-118163-6 (Hillier, F. S. and G. J. Lieberman, 2001, McGraw-Hill )

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas teóricas faz-se a exposição detalhada do conteúdo programático da disciplina, ilustrada com exemplos de aplicação prática.

Nas aulas práticas são resolvidos problemas e os alunos apresentam casos de estudo.

Software

LINDO (www.lindo.com)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Resolução de problemas pelo aluno, fora das aulas Teste 45,00
Resolução do caso de estudo Trabalho escrito 16,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo da matéria leccionada, fora das aulas Estudo autónomo 45
Total: 45,00

Obtenção de frequência

Presença nas aulas, de acordo com normas gerais

Fórmula de cálculo da classificação final

Resolução de um caso de estudo - 20%
Exame final - 80%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame final especial

Melhoria de classificação

Exame final especial
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