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Sistemas de Informação

Código: EM0030     Sigla: SI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2007/2008 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.fe.up.pt/~sibd
Unidade Responsável: Secção de Gestão e Engenharia Industrial
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LEM 0 Plano de estudos de transição para 2006/07 3 6 6 56 160
MIEM 114 Plano de estudos oficial a partir de 2006/07 3 - 6 56 160
Plano de estudos de transição para 2006/07 3 - 6 56 160

Língua de trabalho

Português

Objetivos

OBJECTIVO GERAL
O principal objectivo da disciplina é o de preparar os alunos para projectarem sistemas de informação adequados às necessidades dos utilizadores e aos objectivos de gestão das organizações, considerando o curto, médio e longo prazo.

OBJECTIVOS PARTICULARES
1. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de identificação de factores críticos de sucesso e de modelação de actividades e processos de negócio.

2. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de modelação conceptual de informação, em particular de classes de objectos.

3. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de modelação da interacção com os utilizadores, em particular interacção gráfica.

4. Preparar os alunos para utilizarem uma metodologia de projecto de engenharia informática.

5. Preparar os alunos para utilizarem as ferramentas informáticas disponíveis nos Sistemas de Gestão de Bases de Dados de modelo relacional, ou SGBDr, para prototipificação de Sistemas de Informação.

6. Preparar os alunos para utilizarem técnicas de modelação relacional.

Programa

1. PROJECTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO:
Introdução aos processos de análise e modelação de sistemas e organizações; Introdução ao projecto de construção de um SI.

2. MODELAÇÃO DA INTERFACE COM O UTILIZADOR:
Introdução ao processo de modelação da interacção com utilizadores; Introdução ao modelo OAI, às formas de especificação e às ferramentas de prototipificação; Recomendações, princípios e regras para concepção de interfaces; Principais modelos de interacção: menus, formulários, caixas de diálogo e manipulação directa; Problemas sobre modelação da interacção com utilizadores.

3. MODELAÇÃO CONCEPTUAL DE CLASSES: O Processo de Modelação Estática de Classes; Classes de Objectos, Atributos e Métodos; Ligações, Associações e Agregações Simples; Generalização e Herança Simples; Mapeamento entre o Modelo de Classes e o Modelo Relacional.

4. PROJECTO DE BASES DE DADOS:
Introdução aos SGBD - Sistemas de Gestão Bases de Dados; Sistemas Relacionais e Linguagem SQL; Normalização Funcional de Dados para Concepção de BDr.
5. CONCLUSÕES E REFERÊNCIAS FINAIS.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A leccionação desta disciplina baseia-se nos seguintes 4 componentes de actividades complementares de ensino pelos docentes e de aprendizagem pelos alunos:

A1. NOÇÕES TEÓRICAS
A exposição de noções teóricas feita nas aulas deverá ser apreendida pelos alunos através de actividades de estudo e conceptualização.

A2. CASOS TEÓRICO-PRÁTICOS
A exposição de casos e respectivas resoluções realizadas nas aulas deverá ser objecto de estudo, conceptualização e experimentação com novos problemas por parte dos alunos.

A3. FERRAMENTA SGBD
A apresentação da ferramenta informática (Microsoft Access) feita nas aulas deverá conduzir à exploração e experimentação da referida ferramenta de uma forma autónoma pelos alunos.

A4. PROTÓTIPO DE SI
O projecto de desenvolvimento de um protótipo de SI, realizado por grupos de alunos, será alvo de acompanhamento por parte dos docentes da disciplina durante as aulas.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
P1. Mini teste Access Exame 1,00 2008-03-28
P2.1 Miniteste 1 Exame 2,00 2008-03-11
P2.2 Miniteste 2 Exame 2,00 2008-04-29
P3.1 Entrega do relatório Trabalho escrito 10,00 2008-04-15
P3.2 Entrega do Protótipo Trabalho escrito 16,00 2008-05-20
P3.3 Apresentação do trabalho de grupo Exame 1,00 2008-05-30
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Estudo Estudo autónomo 52 2008-06-06
Total: 52,00

Obtenção de frequência

É necessário obter as classificação mínimas indicadas para ter frequência na disciplina (cf. definição de frequência, “Normas Gerais de Avaliação”, Conselho Pedagógico da FEUP).

As provas escritas serão sem consulta, sendo fornecidas as principais fórmulas eventualmente necessárias. A avaliação terá também em conta a apresentação, correcção e qualidade do português utilizado.

O acesso a exame final exige nota média mínima de 6 valores nos mini-testes (abaixo definida como componente P2).

A nota de um trabalho realizado no ano lectivo anterior apenas será considerada no caso de a avaliação cruzada pelos restantes elementos do grupo ser superior a 2 valores em 5.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final será calculada com base nas classificações obtidas nos minitestes (com peso de 60%) e no trabalho de grupo (com peso de 40%).

P1 Miniteste Access: 5%

P2 Minitestes
P2.1 Miniteste 1: 10%
P2.2 Miniteste 2: 15%

P3 Trabalho de grupo
P3.1 Relatório: 10%
P3.2 Trabalho: 25%
P3.3 Apresentação do trabalho: 5%

P4 Exame final: 30%

A matéria do exame (P4) não é a mesma dos mini-testes (P2).

Na época de recurso:
(1) Os alunos não aprovados à disciplina terão de optar pela componente de avaliação individual (P2 ou P4) em que obtiveram classificação mais baixa.
(2) Os alunos aprovados à disciplina poderão optar por melhorar uma, e só uma, das componentes individuais de avaliação (P2 ou P4).

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com estatuto especial (trabalhador-estudante, militar ou atleta de alta competição) podem optar pela forma e regras de avaliação indicadas anteriormente, ou substituir as componentes P1 e P3 por uma prova prática individual em computador, a realizar em data a marcar com o docente, envolvendo a construção do protótipo especificado em documento entregue previamente como componente de avaliação.

Esta prova terá a duração aproximada de 5 horas. Além disso, em vez das provas P2 e P4 devem submeter-se a uma prova escrita final.

Melhoria de classificação

Ver Cálculo da Classificação Final.

Observações

Os grupos para o trabalho de grupo serão construídos pelos docentes com base em inquéritos utilizados para definir o perfil de cada aluno.

Através de um sistema de avaliação cruzada dos elementos que compõem um grupo, cada elemento do grupo terá a possibilidade de avaliar o desempenho relativo de cada um dos restantes elementos do grupo.

Alunos que não foram aprovados em edições anteriores podem requerer que uma das componente de avaliação (P2+P4 ou P3 trabalho de grupo) realizada com sucesso no ano anterior seja considerada.

A nota das componentes P2+P4 é considerada positiva se a média for igual ou superior a 10.

Para que a nota da componente P3 seja considerada positiva numa edição posterior da disciplina é necessário que o aluno tenha obtido nota igual ou superior a 10 tanto no Relatório como no Trabalho.
Além disso, a nota de um trabalho realizado num ano anterior só poderá ser considerada se o aluno obteve uma classificação positiva na avaliação cruzada, caso esta tenha sido efectuada.

A valorização da classificação obtida no ano anterior será feita com base numa regra de proporcionalidade simples (por exemplo se um aluno obteve uma classificação de 16 valores numa escala de 0-20 no trabalho P2, e se no presente ano a componente P2 vale 8 valores – 40%, o trabalho valerá (16/20)x8=6,4 valores.

Todo o contacto geral com os discentes será efectuado com base em mensagens de correio electrónico, em particular com base nos endereços que constam do SIFEUP.
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