Sistemas Eléctricos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Física |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Apresentar os conceitos fundamentais da Electricidade e das Máquinas Eléctricas no âmbito do curso de Engenharia Mecânica.
RESULTADOS ESPERADOS:
Espera-se que, no final do período lectivo, os alunos:
1. saibam utilizar as ferramentas tradicionais de análise de circuitos eléctricos de corrente contínua e de corrente alternada;
2. tenham conhecimento das noções fundamentais do electromagnetismo, incluindo a capacidade de análise de circuitos magnéticos básicos;
3. conheçam os princípios de funcionamento das Máquinas Eléctricas;
4. saibam utilizar equipamento laboratorial elementar: osciloscópios, multímetros, fontes de alimentação, geradores de sinal.
Programa
1. Fundamentos de circuitos eléctricos
1.1. carga, corrente e lei de Kirchhoff da corrente
1.2. tensão e lei de Kirchhoff da tensão
1.3. fontes de tensão e de corrente ideais
1.4. potência eléctrica
1.5. resistência e lei de Ohm
1.6. fontes de tensão e de corrente reais
1.7. aparelhagem de medida
2. Análise de circuitos DC
2.1. método das tensões nos nós
2.2. método das correntes nas malhas
2.3. circuitos equivalentes de Thévenin e de Norton
2.4. máxima transferência de potência
3. Análise de circuitos AC
3.1. elementos armazenadores de energia
3.2. fontes de tensão/corrente AC
3.3. análise de circuitos com elementos dinâmicos
3.4. fasores e impedância
3.5. métodos de análise de circuitos AC
3.6. resposta em frequência de circuitos AC
3.7. análise de circuitos trifásicos
4. Potência em circuitos AC
4.1. potência activa, reactiva e aparente
4.2. factor de potência
4.3. potência em circuitos trifásicos
4.4. noções básicas sobre instalações eléctricas
5. Princípios de electromecânica
5.1. electricidade e magnetismo
5.2. circuitos magnéticos
5.3. materiais magnéticos e curvas B-H
5.4. transformadores
5.5. conversão de energia electromecânica
6. Introdução às Máquinas Eléctricas
6.1. princípio de funcionamento
6.2. geradores DC, motores DC
6.3. máquinas AC
6.4. motores de indução
Bibliografia Obrigatória
Rizzoni, Giorgio;
Principles and applications of electrical engineering. ISBN: 0-07-121771-1
António Mendes Lopes, Francisco Vasques; Sistemas Eléctricos: guia de trabalhos práticos (Disponível no site da disciplina)
Bibliografia Complementar
Meireles, Vítor;
Circuitos eléctricos. ISBN: 972-757-386-X
Villate, Jaime E.;
Electromagnetismo. ISBN: 972-773-010-8
Paul, C. R.;
Introduction to electrical engineering. ISBN: 0-07-112907-3
António Mendes Lopes, Francisco Vasques; Sistemas Eléctricos: slides (Disponível no site da disciplina)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Dois tipos de aulas complementares (teórico-práticas (T.P.) e práticas (P.)), cujos objectivos se interligam entre si: exposição do programa da disciplina e resolução de problemas (T.P.) e execução de trabalhos práticos em laboratório (P.).
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia mecânica > Engenharia electromecânica
Ciências Físicas > Física > Física aplicada > Física experimental
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
57,00 |
|
|
Exames |
Exame |
4,00 |
|
2008-07-19 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Estudo de acompanhamento |
Estudo autónomo |
61 |
2008-05-30 |
Preparação para exame |
Estudo autónomo |
40 |
2008-07-19 |
|
Total: |
101,00 |
|
Obtenção de frequência
Não exceder o número limite legal de faltas.
Fórmula de cálculo da classificação final
São objecto de avaliação:
Componente A: o desempenho do aluno nas aulas práticas, complementado pela análise de diversos trabalhos prévios;
Componente B: exame escrito (sem consulta).
Caso a classificação do exame final (componente B) seja superior ou igual a 9,0 valores, a classificação final será a média ponderada das classificações obtidas em:
- componente A (30%);
- componente B (70%).
Caso a classificação na componente B seja inferior a 9,0 valores, a classificação final terá o valor da componente B da avaliação.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos podem optar por frequentar a disciplina como se fossem alunos ordinários, submetendo-se às normas de avaliação destes.
Em alternativa os alunos deverão submeter-se simultaneamente a:
1. um exame prático (prova laboratorial sem consulta) que substituirá a componente A da avaliação;
2. um exame escrito (sem consulta) que substituirá a componente B da avaliação.
Melhoria de classificação
Os alunos poderão efectuar melhoria da classificação final submetendo-se simultaneamente a:
1. um exame prático (prova laboratorial sem consulta) que substituirá a componente A da avaliação;
2. um exame escrito (sem consulta) que substituirá a componente B da avaliação.